Dropshipping: o que é e como ele funciona na prática

Dropshipping: o que é e como ele funciona na prática

O dropshipping permite realizar vendas de mercadorias sem possuir um estoque físico em sua empresa. Ou seja, o produto é fabricado, empacotado e enviado pelo próprio fornecedor.

Mas o que é dropshipping?

O Dropshipping é um modelo de negócios que você pode usar para administrar sua loja sem precisar manter nenhum produto estocado. Ao realizar uma venda, o seu fornecedor enviará os produtos de seu próprio depósito diretamente para o endereço do seu cliente. Você não precisará se preocupar em armazenar, empacotar ou realizar o envio. 🤗

Por que você deve usar o modelo dropshipping

O dropshipping é um ótimo modelo de negócios para novos empreendedores. É de baixo risco, baixo custo, fácil de iniciar e pode ser automatizado.

Negócio de baixo risco: Você paga apenas pelas mercadorias vendidas aos clientes. Não há necessidade de comprar estoques a granel para obter preços no atacado, já que os preços de dropshipping já estão muito baixos.

Baixo custo: Como a maioria dos produtos vem da China, o custo dos produtos é geralmente bastante baixo. Como os custos do produto são baixos, você pode precificar seus produtos ao valor de mercado e administrar um negócio lucrativo.

Fácil de começar: você poderá começar a vender no mesmo dia em que criar a sua loja. Os produtos podem ser importados rapidamente e, como você não precisa estocar mercadorias, pode começar a vender imediatamente.

Invista em Marketing

Como você não terá porque se preocupar com estocagem e envio de mercadorias, sobrará mais tempo para se concentrar em criar estratégias de marketing. Foque em melhorar os seus anúncios, aumentar seu tráfego e converter os visitantes do seu site.

Anúncios e otimização de mecanismo de pesquisa podem ajudar a direcionar o tráfego da sua loja. Tenha em mente que a maioria das lojas virtuais convertem a uma taxa de 1-2%. Isso significa que, se você tiver um número de visitantes menor que 100 em seu site, provavelmente não conseguirá nenhuma venda. Quanto mais tráfego você conseguir, maior a probabilidade de conversão.

A maioria se concentra na criação de anúncios, pois pode gerar muitas vendas em pouco tempo. No entanto, a criação de conteúdo e a otimização das páginas podem ajudar você a focar em um público-alvo e mantê-lo interessado em sua marca, mantendo baixo os custos de aquisição.

Crie uma oferta incrível

Uma dica importante sobre dropshipping é criar uma oferta atraente. Se nenhum de seus produtos estiver à venda, as pessoas podem não ter motivação para comprar seu produto. No entanto, se você apresentar o produto certo com o negócio certo, terá maior probabilidade de convertê-lo.

Ofertas de kits também podem funcionar muito bem. Ao criar um kit, concentre-se em vender mais de um mesmo produto. Por exemplo, se você vender canetas, seu kit incluiria mais canetas. Se as pessoas amarem o produto, com certeza vão querer mais.

Evite subestimar seus produtos

Os produtos dropshipping da AliExpress por exemplo, permitem que você encontre um custo menor do produto. O custo das mercadorias é relativamente próximo do preço de atacado, permitindo que você venda produtos a valor de mercado e ainda tenha lucro.

O objetivo de um negócio de dropshipping é ser lucrativo. Se você está vendendo um produto de cinco reais, deve cobrar cerca de R$19,99 por ele. Porque? Por que você precisa considerar vários fatores para chegar no seu preço de venda.

Se os concorrentes estiverem diminuindo seus preços, não prejudique o seu. Contanto que seus preços sejam justos e estejam dentro do valor de mercado, você deve manter uma margem de lucro.

Esteja disponível

Manter um negócio requer esforço diário. Mas não se preocupe, você não precisa gastar oito horas por dia trabalhando, mas precisará gastar pelo menos uma hora. Todos os dias, você precisará processar os pedidos para que os produtos cheguem aos seus clientes o quanto antes. Você também precisará responder a solicitações dentro de 24 horas (ou menos) para que os clientes possam confiar em você.

Os esforços de marketing também precisarão ser realizados a cada dia. Você pode automatizar sua postagem nas mídias sociais no início da semana. No entanto, você deve procurar estar ativo nas mídias sociais diariamente, para garantir que tudo está ocorrendo como o previsto.

Solicitar amostras de produto

Se você planeja fazer dropship de um pequeno número de itens, uma boa dica é pedir amostras dos seus fornecedores.

Assim você pode tirar fotos melhores dos produtos que você estará oferecendo, verificar sua qualidade e ainda terá muito mais informações para criar as descrições do produto.

Com isso você terá uma ideia verdadeira do que é interessante ou não para vender na sua loja. Ao se colocar no lugar de seus clientes, você terá uma experiência autêntica de como serão as compras em sua loja.

Crie uma marca confiável

Assuma a responsabilidade sobre como você se apresenta. Fortalecer sua posição de marca pode melhorar sua reputação. Descubra o que torna a sua empresa única e que parte dela ajudará a fortalecer sua imagem.

As pessoas gostam de comprar de lugares em que confiam. Construa essa confiança através da imagem da sua marca e melhore o seu posicionamento. Assim irá aumentar o valor do seu negócio e a torná-lo memorável para seus clientes.

Esteja preparado para problemas

Embora um negócio de dropshipping seja fácil de iniciar e ótimo para novos empreendedores, ainda trata-se de um negócio. Você vai enfrentar desafios e obstáculos que exigirão que você encontre maneiras para solucioná-los.

Como por exemplo, uma nova tendência que surgiu dentro do seu nicho e você precisa adicionar à sua loja imediatamente para garantir novas vendas. Ou um produto do qual você realmente gosta, mas que os seus clientes não demonstram interesse. Ou pior, um de seus anúncios não teve o desempenho esperado.

Esses tipos de problemas serão decisivos se você quiser que seu negócio dure por muitos anos. Você precisa estar preparado e saber quando agir para garantir seu crescimento contínuo.

Ofereça um bom atendimento pós venda

Existem maneiras de se destacar ao vender os mesmos produtos que todos os outros. Uma das melhores maneiras é oferecer um ótimo atendimento ao cliente. Oferecer reembolsos e responder a pedidos de clientes é importante, mas não o separa de seus concorrentes.

Tenha em mente que os seus clientes são importantes para sua empresa, envie mimos ou cartões de agradecimento, se ele já comprou outras vezes em sua loja.

Gere ofertas mensais exclusivas para os clientes que compraram de você no passado. Faça o que for preciso para fazer com que cada cliente se sinta valorizado e apreciado. Se não fosse por eles, você não estaria com as portas abertas.

Tenha hábitos de apreciação do cliente desde a sua primeira venda. Eles nem sempre se lembram do que compraram em sua loja, mas com certeza se lembraram de como foram tratados.

Automatize o seu negócio

Usando sistemas de gestão como o SIGE Cloud, muitos tarefas do seu dia a dia serão automatizadas, trazendo muito mais liberdade para perseguir seus sonhos e objetivos.

Como você terá todos os dados financeiros e informações dos anúncios à disposição quando precisar, você poderá focar nas estratégias de vendas com muito mais precisão. As ferramentas de gestão empresarial podem ajudar você a analisar melhor os seus dados através dos relatórios, que podem ser exportados em PDF ou Excel.

Saiba mais sobre o SIGE Cloud clicando aqui

Artigos Relacionados