Conteúdos práticos e úteis para simplificar a gestão empresarial.

Você pediu, a equipe SIGE Cloud realizou!

Neste mês de agosto, nossa equipe de desenvolvedores novamente trouxe mais novidades para os clientes que utilizam o ERP SIGE Cloud. Tudo isso foi pensado para tornar as operações mais eficientes e satisfazer as necessidades dos usuários do sistema.

Acompanhe o nosso artigo e fique por dentro de todas as melhorias desenvolvidas nas versões 3.1.71 à 3.1.79.

Novas integrações

Você já viu nosso artigo sobre a integração com a Shopify? Ahhh, então você já sabe dessa novidade! Nessa nova versão a Shopify começou a fazer parte das possibilidades de integração junto ao SIGE Cloud. Caso você ainda não tenha verificado detalhes sobre essa parceria, não tem problema! Basta clicar aqui.

Atualizações para o uso de balança

Quem utiliza balança sabe que frequentemente é necessário atualizar os dados dos produtos através da exportação de carga da balança. Nesse momento há novos filtros para baixar o arquivo MGV5 e MGV6 no ERP SIGE Cloud. O operador poderá definir se quer buscar apenas os produtos que possuem o código EAN preenchido, por unidade comercial específica e por gênero do produto.

Mas também, há casos em que os usuários utilizam a balança para identificação de produtos por unidade e não por peso. Um exemplo comum disso é um cacho de banana, o qual possui um valor fixo. Dessa forma, esse cacho pode ser vendido por unidade, e não por peso. Assim, o operador vai informar na balança o código da banana e a balança vai gerar uma (ou mais) etiquetas para o item, em unidade. Não vai ser considerado o peso. Portanto, criamos um campo no cadastro do produto para que o usuário informe de qual forma ocorrerá a venda desse produto: por unidade ou por peso. Aqueles que não utilizam balança, podem ficar tranquilos! Essa informação somente será utilizada na exportação da Carga da Balança.

Telas migradas para a Versão 3

  • Relatório de Produtos Acabados (Ordem de Produção);
  • Listagem de Ordens de Serviços;
  • Relatório de Uso de Materiais (Ordem de Produção);
  • Tela de Consulta CNPJ Sefaz;
  • Relatório de Faturamento Fiscal.

Vinculação do banco à taxa de credenciadora de vendas no PDV

Outra novidade que desenvolvemos é sobre ao funcionamento das taxas de credenciadoras no PDV, quanto a vinculação da conta bancária. Neste momento deve seguir a seguinte lógica:

  • Se o campo de “Conta bancária” no cadastro da credenciadora estiver preenchido, o sistema irá utilizar esta conta bancária da credenciadora; 
  • Caso o campo de “Conta bancária” no cadastro da credenciadora não estiver preenchido, o sistema irá utilizar a conta bancária padrão no PDV informado no cadastro da empresa;
  • Se a configuração do ERP estiver habilitada para separar contas bancárias por empresas, e no cadastro da credenciadora estiver preenchida a conta bancária, mas esse banco não pertencer à empresa da venda no PDV, o sistema utilizará a conta bancária padrão no PDV da empresa. Ou seja, não levará em consideração a conta bancária informada no cadastro da credenciadora, e sim, a que estiver informada no cadastro da empresa, como padrão para vendas no PDV;
  • Caso a configuração do ERP estiver habilitada para não separar contas bancárias por empresas, e no cadastro da credenciadora estiver preenchida a conta bancária, mesmo que no cadastro da empresa tenha outra conta bancária padrão para o PDV, o sistema utilizará o banco configurado no próprio cadastro da credenciadora.

Melhorias em relatórios

Houve também novidades em relação à dois relatórios. Agora, o usuário pode definir quais colunas serão visíveis no relatório de Pedidos Itens. Logo, essa personalização de colunas também será descrita quando exportar o relatório para PDF ou Excel.

Também teve uma melhoria no relatório de Estoque/Movimentação. Neste momento adicionamos os “totais” do relatório em PDF também. Anteriormente os “totais” eram informados apenas na tela do sistema e na exportação para o Excel.

Novas carteiras para emissão de boletos

Quando se realiza a emissão de boletos de contas bancárias diretamente pelo SIGE Cloud, sabe-se que é necessário informar uma carteira de cobrança. Isso serve para que todos os boletos gerados sejam vinculados diretamente à essa instituição bancária. É dessa forma que o banco irá monitorar os pagamentos e acompanhar qualquer alteração, como a data de pagamento e de atraso. Portanto, adicionamos no sistema as carteiras 11, 17 e 31 para a emissão de boletos pela conta bancária Banco do Brasil, e também, a carteira 331 para a conta bancária Sicredi.

Cadastro de produtos por planilha Excel

Em muitas situações os usuários utilizam a planilha de cadastro ou edição de produtos em massa, através do Excel. Quem já utilizou essa planilha sabe que nela há um campo para que seja informada a categoria do produto. Porém, quando o usuário informava uma categoria diferente da já cadastrada no sistema, automaticamente ocorria o cadastro dessa nova categoria no sistema. Atualmente realizamos um checkbox, que possibilita que o usuário informe se ele deseja que essa nova categoria seja criada ou não no momento de importar a planilha Excel ao ERP. Caso o usuário não deseje que seja criada a nova categoria, terá que alterar a categoria informada para uma que já esteja cadastrada no SIGE Cloud de fato.

Além disso, ainda adicionamos a opção de informar o tipo do produto como “simples” ou “variável” através da importação da planilha Excel. Lembrando que essa opção apenas está disponível na planilha para cadastro de novos produtos. Ou seja, não está habilitado para a planilha de edição de produtos já cadastrados.

Implementação de novos Códigos de Lei para serviços

Referente a serviços, estão disponíveis os Códigos dos Serviços/Lei de números 1.09 e 17.25. Portanto, é possível que você realize a configuração das classificações desses serviços e informe nos cadastros desses respectivos serviços.

Faturamento em lote de pedidos já faturados

É claro que quando se fala em agilidade na finalização de uma venda ou prestação de serviço, automaticamente se lembra do faturamento em lote! Anteriormente, o sistema somente disponibilizava essa ferramenta para pedidos ou OS que possuíam status como “pedido”, “pedido não faturado” e “pedido pré faturado”. Porém, para que tenha maior otimização desse recurso, agora também é possível que utilize essa ferramenta para pedidos e OS que já estejam faturados, ou seja, com o status “pedido faturado”. Nesses casos, ocorrerá somente a emissão da nota e geração de boletos.

Crediário no PDV

Ainda nessa publicação, implementamos a funcionalidade de crediário no PDV.

Isso mesmo, agora é possível consultar na tela do PDV, os valores em aberto dos seus clientes, realizar o pagamento desses valores e se desejar, pode também gerar o boleto para o seu devido pagamento. Para utilizar essa funcionalidade, é bem simples. Primeiramente deve ser informado no cadastro da Forma de Pagamento que essa forma de pagamento deve ser considerada para o crediário. Feito isso, toda a vez realizar uma venda, utilizando essa forma de pagamento, em que o cliente ainda não tenha feito o pagamento, esse valor em aberto ficará listado no crediário do PDV.

Dessa forma, para utilizar essa ferramenta, acesse o PDV, clique em F9 e abrirá a tela para informar o cliente ou o código da venda. Em seguida serão listados os valores em aberto, o qual poderá realizar o pagamento, acessar o lançamento financeiro, ou gerar o boleto. Conheça mais sobre essa funcionalidade através da nossa Central de Ajuda, basta clicar aqui.

Desagrupar produtos repetidos no PDV

Já aquele usuário que utiliza o SIGE Cloud para registrar as vendas, em que adiciona produtos e não deseja que eles sejam agrupados, agora temos uma solução! Na tela do PDV, ao clicar sobre as teclas Ctrl + Shift, o sistema ativará a configuração para que os produtos informados na venda não sejam agrupados. Um exemplo para utilização desse recurso é quando um açougue possui um produto cadastrado com o nome “Carne Diversa”. Então, primeiramente esse produto é informado na venda com o preço de R$35,90, e em seguida, esse mesmo produto é informado novamente, porém com o preço de R$46,90. Dessa forma, o produto fica informado de forma separada, cada um com seu respectivo valor. Ressaltando aqui que anteriormente não havia essa funcionalidade no sistema. Ou seja, assim que era adicionado um produto que já estava informado na venda, o sistema os agrupava, formando apenas um valor para ambos.

Observações dos itens informados na venda

Ainda sobre as vendas, ocorreu mais uma melhoria. Neste momento há um novo campo para os itens informados nos pedidos e orçamentos, que descrevem observações dos itens na venda. Nesse campo pode ser descrita uma observação manualmente, mas também, existe a possibilidade de puxar as informações inseridas no cadastro desse item, clicando sobre o ícone na tela.

Novas Tags para documentos personalizados

Por conta dessa melhoria da observação dos itens na venda, criamos uma Tag (##ObservacoesDoItem##) para documentos personalizados de pedidos, para apresentar essa informação no documento impresso.

Além dessa, adicionamos ainda a Tag de Lote de Produtos (##ProdutoLote##) para os documentos personalizadas de saídas consignadas.

Mais novidades em documentos fiscais

O SIGE Cloud não para quando o assunto é fiscal! Teve mais novidades neste mês referente ao CF-e SAT, CF-e e SPED Fiscal.

Em relação ao cupom fiscal, houve aumento na fonte da impressão do cupom, para que os clientes consigam verificar melhor as informações presentes nele.

Já em relação a CT-e (Conhecimento de Transporte Eletrônico), anteriormente o sistema enviava o documento de forma automática por e-mail aos envolvidos. Nesse momento, nas configurações do ERP há um campo que pode desabilitar o envio automático desse documento fiscal.

E sobre o SPED Fiscal, adicionamos os registros C110 e 0450. O bloco 0450 é referente às informações adicionais das notas e o bloco C110 apresenta qual é a informação adicional.

Novas ferramentas no cadastro de colaboradores, no módulo RH

Aqueles que utilizam o módulo RH, agora podem ficar despreocupados com o cadastro duplicado das pessoas, vinculadas aos colaboradores. Nessa nova versão, sempre que o usuário desejar cadastrar um novo colaborador no sistema, primeiramente ele será direcionado para a tela de cadastro de pessoas, para criar o vínculo com o colaborador.

Além disso, a tela de colaborador conta agora com a coluna “Código”, que auxilia o usuário a verificar qual foi o último código utilizado, para cadastrar o próximo colaborador com o código seguinte.

Complementando o cadastro de pessoas

No cadastro de pessoas teve muuuita melhoria.

Criamos um campo no topo da tela de cadastro da pessoa, onde mostra o nome da pessoa.

Além disso, criamos uma função no cadastro da pessoa, na seção Oportunidades, em que permite gerar uma nova oportunidade diretamente no cadastro dessa pessoa, sem que seja necessário acessar o módulo CRM. Quando utilizado esse recurso, automaticamente o sistema abre a tela de nova oportunidade, com o nome do cliente já preenchido.

Por fim, mas não menos importante, na edição do cadastro da pessoa, na seção Vendas, implementamos a coluna “Data da Visita” para que tenha uma melhor verificação por parte do usuário.

Altura do código de barras nas etiquetas personalizadas

Adicionamos no sistema um campo muito solicitado pelos clientes na realização da etiqueta personalizada de produtos. O campo “Altura do Código de Barras” permite informar a altura que terá o código de barras no momento da impressão dessa etiqueta. Mas, vale ressaltar que essa função será utilizada quando a impressão for realizada via navegador.

O módulo de Compras também teve melhorias

Agora é possível informar uma previsão de entrega para cada item das ordens de compra. Outro recurso que implementamos é que seja possível gerar mais de uma nota de entrada para uma ordem de compra.

Além disso, houve a criação de um novo relatório que relaciona os itens das ordens de compra com as notas de entrada, que se chama “Itens de Ordens de Compras”. Confira na nossa Central de Ajuda como gerar esse relatório no SIGE Cloud e qual é a sua finalidade!

Não deixe as tarefas passarem despercebidas

Me conta, sua empresa utiliza a ferramenta de agendamentos? Ela é excelente para ter o controle de tarefas importantes da sua equipe! Agora ao realizar um novo agendamento, o sistema irá preencher automaticamente a pessoa responsável por esse agendamento ou tarefa, sendo o usuário logado no sistema.

Mas não para por aí! Ainda desenvolvemos uma configuração do ERP, na seção Interface do Sistema, que faz com que o sistema automaticamente marque o checkbox de “É uma tarefa” ao criar um novo agendamento.

Mais configurações gerais do sistema

Antes que finalizamos esse artigo, não podemos deixar de falar da nova configuração do PDV que ocorreu nessas atualizações. Na configuração do ERP criamos a opção “Permitir apenas vendedores na troca de usuário” no PDV. Em caso de estar habilitado, o PDV somente mostrará os usuários que estiverem configurados com o tipo Vendedor. Em contrapartida, em caso desabilitado, o sistema continua exibindo a listagem de todos os usuários cadastrados no sistema, independente de ser o tipo Vendedor ou não.

Nessas últimas semanas a gente tem se dedicado ainda mais para entregar resultados a você e à sua empresa! Fique de olho, porque ainda tem muita coisa boa por vir!

Até a próxima!

Show Full Content
Anterior Conheça a nossa integração e parceria com a Shopify
Próximo Como utilizar o conceito Mobile First em seus projetos?
Fechar

Próximo conteúdo

Fechar

NF-e 4.0: Está procurando um emissor NF-e 4.0 gratuito? O SIGE Lite é a solução!

9 de agosto de 2018
Fechar