Conteúdos práticos e úteis para simplificar a gestão empresarial.

Ainda que seja uma tarefa rotineira e necessária, realizar compras assertivamente depende de algumas medidas, dentre elas, a cotação de preços.

Sem dúvida, é fundamental manter um controle de estoque eficiente dentro da empresa. Tanto para não ter produtos encalhados, como para evitar perder vendas por falta de mercadorias. Um dos fatores essenciais para controlar seu estoque é realizar as compras no tempo certo e pelo melhor preço. Para isso, você deve realizar uma cotação de preços antes de decidir sair por aí comprando tudo o que sua empresa precisa.

Pensando em ajudar você e sua equipe nessa árdua tarefa, preparamos este artigo com uma Planilha Excel que controla cada cotação de preços com seus fornecedores. Assim, sua empresa realizará sempre as melhores compras. Aproveite e confira todas as nossas dicas!

O que é cotação de preços?

Cotação de preços é um processo comercial adotado para realizar as melhores compras. Ele consiste em pesquisar em diversos fornecedores qual o valor e as condições de fornecimento para um determinado produto. Assim, a compra será realizada com o fornecedor que oferecer a melhor proposta.

Por que realizar a cotação de preços antes de comprar?

Realizar as melhores compras é um indicativo que melhora também o seu fluxo de caixa e seu controle de estoque. Dessa forma, é importante pesquisar os produtos antes de realizar uma compra, principalmente quando forem adquiridos muitos itens.

A seguir compartilhamos 5 passos para que você possa identificar qual fornecedor tem o melhor preço para o produto, além da melhor condição de fornecimento (prazo de pagamento, entrega do pedido, etc), confira:

  1. Listar o que precisa comprar:

    Para isso, é fundamental ter sempre um controle da rotatividade dos seus produtos.

  2. Escolha a melhor de 3

    Essa regra antiga tende a funcionar muito bem, vale a pena cotar os valores com, pelo menos, 3 fornecedores.

  3. Estabelecer critérios para fechar negócio

    Pense bem no que vale mais a pena para a sua empresa, preço, condição de pagamento, qualidade do produto, prazos. Esses fatores são cruciais para a decisão de com quem você deverá comprar.

  4. Negociar sempre

    Mesmo que os valores estejam dentro da sua possibilidade de pagamento, é imprescindível que você negocie benefícios, sobretudo em compras em grande escala.

  5. Acompanhar resultados

    Esse passo deve fazer parte de todas as ações de gestão dentro do seu negócio. Assim, seja através de relatórios de venda, controle de estoque ou simplesmente opinião dos seus clientes sobre um novo produto que você está adquirindo, é necessário acompanhar os resultados e medir seus lucros. Desse modo, suas compras serão cada vez mais assertivas e os lucros crescerão.

Planilha de Cotação de Preços  – Modelo para Download

Para melhorar seu controle de compras, desenvolvemos uma planilha simples e intuitiva. Ela permite que você coloque todos os dados dos fornecedores e os preços de cada um. Com isso, você terá um panorama completo para realizar a compra pelo melhor preço.

A fim de facilitar, ainda mais, sua utilização, indicamos que você leia atentamente as informações da aba Apresentação. Ali, inserimos algumas dicas que facilitam o entendimento e preenchimento dos dados. Além disso, indicamos manter sua planilha salva sempre em um local seguro para que possa ser acessada facilmente.

Gostou deste conteúdo? Quer saber mais sobre Gestão de Compras? Recomendamos a leitura do artigo: Como a Gestão de Estoque ajuda no crescimento da sua empresa?

Show Full Content
Anterior Como melhorar o Clima Organizacional de uma Empresa?
Próximo O que é um organograma e para que serve? – Modelo para Download

Comentários

Deixe um comentário

Fechar

Próximo conteúdo

Fechar

Como abrir uma Empresa: Guia para Empreender em 2019

10 de abril de 2019
Fechar