Conteúdos práticos e úteis para simplificar a gestão empresarial.

Você tem uma loja e está “passando trabalho” para administrar entradas e saídas de mercadorias? Não sabe quais os itens mais vendidos? Ou está com problemas para fazer pedidos e comprar as quantidades necessárias de produtos para o período?

Pois saiba que não é único. Estudos realizados nos últimos anos apontam que no Brasil, o varejo perde em média 30% do seu faturamento com problemas de estoque. Apesar de representar um grande impacto no faturamento, o controle de estoque, muitas vezes, é negligenciado nas empresas.

Provavelmente, se você é um empreendedor, já deve ter passado pela dura situação de ter mercadorias encalhadas. Ou de dizer aos seus clientes que o produto que eles buscam está em falta.

A fim de dar um basta nesse problema que atinge comércios em todo o país. Preparamos este artigo onde, além de compartilhar uma série de dicas, dispusemos uma planilha de controle de estoque, para download.

O que é Controle de Estoque?

De modo geral, essa prática diz respeito ao acompanhamento contínuo das entradas e saídas de produtos armazenados em seu depósito. É através desse controle que você saberá quando deve realizar um novo pedido de produtos. Saberá quando está com mercadoria parada. Planejará o seu estoque mínimo. Poderá mensurar o valor que tem investido em mercadoria. Identificará qualquer possível desvio e muitas outras informações essenciais para gerir seu negócio.

Dessa forma, a Gestão de Estoque é imprescindível em qualquer empresa, independente de seu tamanho ou ramo de atuação. Uma vez que esse processo seja realizado de forma adequada, evita-se escassez, desperdício e acúmulo de produtos. O que impacta diretamente no seu bolso!

Por exemplo, imagine que você tem uma cafeteria. Mas não tem nenhum controle sobre quantos cafés sua equipe prepara, nem mesmo quantos gramas de pó de café são necessários para preparar cada item do seu menu. Então, se não tem uma base de registros e de cálculo, como saberá quanto pó de café deve comprar? Ou de quanto em quanto tempo deve fazer uma nova compra?

Assim, não monitorar essa área, pode afetar diretamente a estrutura do negócio. Já que esta é uma das bases para atingir os resultados positivos na gestão, garantindo a eficiência na administração e reduzindo custos.

Para começar esse acompanhamento, de forma prática, baixe agora:

 

PLANILHA DE CONTROLE DE ESTOQUE

 

Dicas para um Controle de Estoque eficiente

  • Registrar todas as entradas e saídas de mercadorias;
  • Manter um estoque enxuto;
  • Padronizar as descrições e registros de produtos;
  • Estabelecer estratégias de acompanhamento e contagem de produtos periodicamente;
  • Organizar e categorizar seu espaço físico (especialmente se você trabalha com perecíveis);
  • Planejar o reabastecimento com base na demanda (compre com base em dados históricos de vendas, principalmente quando o assunto são produtos sazonais).

Se acaso queira conhecer mais estratégias sobre Gestão de Estoque, recomendamos que leia o artigo: Controle de estoque: tudo o que você precisa saber

Para implementar essas práticas, de forma fácil, rápida e econômica, adote uma Sistema de Gestão Empresarial como o SIGE Lite. Com ele, você pode gerenciar suas vendas de forma integrada com seu estoque. Registra pedidos e orçamentos. Conta com um moderno e intuitivo PDV e podendo emitir cupons fiscais. Da mesma forma, o SIGE Lite oferece integração com marketplaces, permitindo sincronizar o estoque de sua loja física, com a loja virtual.

 

BAIXAR SIGE LITE

 

Show Full Content
Anterior IRPJ: Quem precisa declarar?
Próximo Como calcular o IRPJ?
Fechar

Próximo conteúdo

Fechar

Valor de Estoque: dicas e planilha Excel para download

28 de julho de 2016
Fechar