Conteúdos práticos e úteis para simplificar a gestão empresarial.

O Enterprise Resource Planning (ERP) — ou Planejamento de Recursos Empresariais — é um software de gestão que integra todos os dados e processos de uma organização em apenas um sistema. Isso, por si só, já é um grande benefício, uma vez que elimina — ou pelo menos minimiza — a necessidade de migrar informações de um sistema para outro.

Mas esse ainda não é o único benefício que o ERP pode proporcionar a uma organização. Quer saber o que mais ele pode oferecer? Pois então confira agora mesmo nosso artigo, porque listamos as principais vantagens da implantação de um sistema nesses moldes na sua empresa.

Padronização de processos

O ERP possui dados padronizados que são baseados em boas práticas de negócios no mercado. A padronização dos processos, para adequá-los ao modelo do sistema, ainda traz consigo vantagens como economia de tempo para executar determinadas atividades, eliminação de controles manuais — com a consequente diminuição de riscos de falhas — e aumento da produtividade.

Unificação da gestão

Os sistemas ERP integram diversos departamentos e até mesmo filiais, mas, ao mesmo tempo, permitem que o gestor tenha uma visão individual e consolidada dos resultados da unidade ou da organização como um todo, contribuindo para tomadas de decisões cada vez mais acertadas.

Redução de possíveis erros

Esse sistema permite que os processos e seus respectivos históricos sejam visualizados de forma mais clara, uma vez que estarão devidamente padronizados. Essa característica auxilia o usuário a planejar melhor os recursos necessários para executar uma tarefa, tendo como base as informações já registradas para a atividade.

 

Melhorias gerenciais

A implantação do ERP elimina a necessidade de controles manuais, unifica os dados e disponibiliza a geração de relatórios. Assim, além de o processo se tornar mais confiável, os gestores passam a ter acesso à informação a qualquer momento, contando com bases sólidas para o processo de tomada de decisão.

Controle de pedidos

O ERP proporciona um maior controle sobre o andamento dos pedidos dos clientes, além de coordenar os processos de estoque, produção e expedição. O software também permite a criação de um banco de dados com informações e históricos atualizados de todos os clientes. E fica mais fácil vender para quem se conhece, os lucros aumentam.

Aumento da competitividade

Com a padronização dos processos, as melhorias gerenciais, a redução de erros, a gestão tributária automatizada e confiável e o aumento da produtividade, a empresa consegue aumentar a qualidade dos produtos e serviços oferecidos, obter ganhos na receita e reduzir custos. E tudo isso só aumenta a competitividade do negócio perante o mercado!

Para conhecer melhor o que é um ERP, confira nosso artigo “Tudo o que você precisa saber sobre um ERPclicando aqui.

Concluindo

A princípio, o investimento para a implantação de um software ERP pode parecer alto e o processo um pouco desconfortável para os colaboradores, por se tratar de uma novidade.

Mas esses pontos de observação não se comparam ao retorno que o sistema pode proporcionar à organização, muitas vezes até mesmo em curto prazo.

Agora nos conte: sua empresa já utiliza um ERP? Quais benefícios você acha que trazem mais impacto na rotina do negócio? Compartilhe suas experiências e impressões conosco!

Show Full Content
Anterior Principais dúvidas do empreendedor ao montar seu negócio
Próximo Qual a importância de realizar uma auditoria na empresa

Comentários

Deixe um comentário

Fechar

Próximo conteúdo

Fechar

5 leituras fundamentais para quem decide empreender

18 de março de 2021
Fechar