Conteúdos práticos e úteis para simplificar a gestão empresarial.

Certamente o termo organograma não deve ser desconhecido para você. Mas você sabe o que é um organograma e qual a sua função na organização e no planejamento de uma empresa? 

Para responder estas perguntas e ajudar você a estruturar setores e processos em seu negócio, criamos este artigo. Nele, compartilhamos conceitos, dicas e um modelo de organograma para você baixar e adaptar à sua empresa. 

Siga lendo e confira!

O que é um organograma?

O organograma é um gráfico que representa de forma visual a estrutura da organização. A utilização deste tipo de representação permite apresentar visualmente as hierarquias e os relacionamentos entre os setores da empresa.

A apresentação da estrutura empresarial pode ocorrer de diversas maneiras. Em todas elas, cada setor é representado pelo seu respectivo líder ou gerente, normalmente apresentando os cargos mais altos no topo e depois são representados os subordinados.

Para que serve um organograma?

A utilização de um organograma tem como objetivo principal representar, de forma clara, como as pessoas e os processos se relacionam dentro da empresa. Esta representação deve ser facilmente entendida pelos membros da equipe e todos que se relacionem com o seu negócio.

Outra função gerencial desta ferramenta é mostrar, com agilidade, quais são as áreas existentes no negócio. Através dele se conhecem os responsáveis e os departamentos da empresa, o que ajuda a reconhecer problemas e como resolvê-los, buscando formas de melhorar a organização e os processos.

Embora apresente muitas vantagens, esta estrutura não pode ser muito rígida. Para atingir o objetivo de sua utilização, ele deve ser claro e flexível, representando fielmente a estrutura da empresa, sem margens para interpretações erradas.

Em outras palavras, o organograma realmente eficiente retrata o momento atual da empresa como ela se organizada. Ele também deve ser flexível para alterações conforme as necessidades e mudanças do dia a dia.

Montando um organograma

Como citamos, o organograma bem feito deve ser organizado de forma clara e de fácil interpretação. Por isso, desenvolvemos uma planilha Excel que permite montar a estruturação da sua empresa com facilidade e modificá-lo conforme preciso.

Com ele você poderá incluir as informações dos responsáveis por cada setor apresentado. Além disso, pode excluir e incluir cargos e subordinados conforme a necessidade e estrutura da sua empresa. Tudo para facilitar a visualização dos dados.

Dica para facilitar a Gestão Empresarial

Outra ferramenta que pode transformar a gestão empresarial é um Sistema ERP. Nossa sugestão, para quem está começando, é o SIGE Lite.

O SIGE Lite é um ERP Gratuito com frente de caixa, integração com o Mercado Livre, emissão de nota, multiplataforma, funciona online e offline e vai ajudar você a faturar cada vez mais na sua empresa.

Aproveite e baixe agora. É GRATUITO! 

Show Full Content
Anterior Como fazer uma cotação de preços? – Planilha para Download
Próximo 5 Ideias de negócio no setor de prestação de serviços

Comentários

Deixe um comentário

Fechar

Próximo conteúdo

Fechar

Dicas para tornar sua gestão de contratos mais eficiente

12 de março de 2018
Fechar