24 de março de 2019
Modelos de planilhas e conteúdos sobre gestão empresarial

Existem diversas atividades que devem ser planejadas e organizadas dentro de uma empresa. Para executar estas atividades com eficiência, é necessário organizar a estrutura da empresa, e isso poderá ser feito através de um organograma.

Preparamos um artigo para que você possa entender como a estrutura hierárquica dos setores e processos podem ser representados graficamente através do organograma. Além disso, poderá baixar nossa planilha Excel para montar o seu facilmente.

O que é um organograma?

O organograma é um gráfico que representa de forma visual a estrutura da organização. A utilização deste tipo de representação permite apresentar visualmente as hierarquias e os relacionamentos entre os setores da empresa.

A apresentação da estrutura empresarial pode ocorrer de diversas maneiras. Em todas elas, cada setor é representado pelo seu respectivo líder ou gerente, normalmente apresentando os cargos mais altos no topo e depois são representados os subordinados.

Organograma: modelo em Excel para download gratuito

Para que ele serve

A utilização de um organograma possui o objetivo principal de representar, de forma clara, como as pessoas e os processos se relacionam dentro da empresa. Esta representação deve ser facilmente entendida pelas pessoas de dentro e de fora da empresa.

Outra função gerencial do organograma é mostrar, com agilidade, quais são as áreas existentes no negócio. Através dele se conhecem os responsáveis e os departamentos da empresa, o que ajuda a reconhecer problemas e como resolvê-los, buscando formas de melhorar a organização e os processos.

Embora apresente muitas vantagens, esta estrutura não pode ser muito rígida. Para atingir o objetivo de sua utilização, ele deve ser claro e flexível, representando fielmente a estrutura da empresa, sem margens para interpretações erradas.

Em outras palavras, o organograma realmente eficiente retrata o momento atual da empresa como ela se organizada. Ele também deve ser flexível para alterações conforme as necessidades e mudanças do dia a dia.

Montando um organograma

Como citamos, o organograma bem feito deve ser organizado de forma clara e de fácil interpretação. Por isso, desenvolvemos uma planilha Excel que permite montar a estruturação da sua empresa com facilidade e modificá-lo conforme preciso.

Com ele você poderá incluir as informações dos responsáveis por cada setor apresentado. Além disso, pode excluir e incluir cargos e subordinados conforme for à necessidade e estrutura da sua empresa. Tudo para facilitar a visualização dos dados.

 

BAIXAR A PLANILHA GRATUITA

 

Concluindo

Utilizar um organograma dentro da empresa permite que qualquer pessoa possa entender como os setores e processos são organizados. Isso permite que os colaboradores saibam sua importância dentro do processo e busquem crescer.

Confira também o artigo “Como as lideranças influenciam no trabalho em equipeclicando aqui.

Você já utiliza um organograma na empresa? Como ele tem lhe ajudado? Compartilhe suas experiências conosco através dos comentários!

Show Full Content
Anterior Como as lideranças influenciam no trabalho em equipe
Próximo Páscoa 2017: o que o mercado está esperando das vendas

Comentários

Deixe uma resposta

Fechar

Próximo conteúdo

Fechar

Fatura / Parcela: modelo em Excel para download gratuito

26 de agosto de 2015
Fechar