Conteúdos práticos e úteis para simplificar a gestão empresarial.

Os computadores e a Internet estão sendo utilizados cada vez mais, tanto por pessoas físicas quanto por empresas. Procedimentos como processamento de dados e troca de mensagens e documentos são exemplos de operações que crescem cada vez mais no mundo virtual. Porém estas transações eletrônicas não podem ser realizadas sem mecanismos de segurança, que irão garantir a autenticidade, confidencialidade e integridade das informações eletrônicas. Esta segurança poderá ser afirmada através de um certificado digital.

A certificação irá ocorrer através do arquivo do Certificado Digital, que é uma assinatura com validade jurídica. Esta assinatura irá garantir proteção às transações eletrônicas e outros serviços web, permitindo assim que pessoas, físicas e jurídicas, possam se identificar e assinar seus documentos digitalmente de qualquer lugar com segurança e agilidade.

O que é o certificado digital tipo A3?

Estes certificados são certificados digitais portáveis. Eles são armazenados em um cartão inteligente e sua utilização ocorre por meio de uma leitora que permite o acesso ao certificado de diferentes computadores. O certificado digital A3 possui seu par de chaves gerado em hardware (cartão inteligente ou token), assim não permitindo a exportação ou reprodução da chave privada.

O que é o certificado digital tipo A1?

São certificados digitais que ficam armazenados no próprio computador do cliente, por isso, não são portáveis. O certificado digital A1 tem o par de chaves pública/privada gerado em seu computador no momento da emissão do certificado, onde as informações são protegidas por senha. Este certificado só poderá ser instalado no mesmo computador em que foi efetuada a solicitação.

Esperamos que este artigo tenha lhe ajudado a entender a diferença entre o certificado A1 e A3. Caso você ainda tenha alguma dúvida, comente abaixo!

Show Full Content
Anterior Por que sua empresa deve se livrar das planilhas eletrônicas?
Próximo Fluxo de caixa: qual a sua importância e como deve ser feito

Comentários

Deixe um comentário

Fechar

Próximo conteúdo

Fechar

Dia dos Pais: como fazer a sua Loja Física e a Loja Virtual bombarem nessa data comemorativa

4 de agosto de 2020
Fechar