Conteúdos práticos e úteis para simplificar a gestão empresarial.

São muitas as empresas que desejam otimizar seus processos, reduzir custos e integrar suas áreas de uma vez por todas, para, com isso, obter vantagens competitivas, não é mesmo? Porém, muitas delas simplesmente não sabem o que fazer para conquistar esses objetivos. E é exatamente aí que entra todo o poder do ERP!

Quer saber mais sobre as funcionalidades dessa solução? Então acompanhe agora mesmo nosso artigo:

O conceito por trás do ERP

O Enterprise Resource Planning — ou planejamento de recursos empresariais — é um sistema de gestão empresarial que substitui a utilização de softwares isolados para cada setor, passando a unificar todas as funcionalidades em apenas um programa, que promove a devida integração entre as áreas.

Imagine uma empresa que possui um sistema específico para a equipe de vendas, outro para o time de gestão de estoque, além de um sistema para o controle das expedições e outro completamente diferente para o acompanhamento das entregas. Agora pense que esses mil e um sistemas são alimentados separadamente a cada nova etapa ou até se comunicam entre si, mas a troca de dados é demorada, burocrática e simplesmente não transmite confiança. Esse não parece um bom cenário para a otimização de processos, não concorda? Pois o ERP elimina essa necessidade de utilizar diversos sistemas, unificando todas as informações no mesmo software.

Assim, o vendedor consegue consultar a disponibilidade de determinado item no estoque, ao mesmo tempo em que a venda é concluída. No momento do efetivo fechamento, a equipe do estoque já recebe a ordem para separar o produto e o time da expedição, de acordo com os dados informados pelo setor comercial, já sabe que precisará disponibilizar um veículo para aquela entrega. Isso sem contar que também é possível efetuar a impressão de notas fiscais e até de realizar a gestão das compras da empresa com base no histórico de vendas e de saída dos artigos.

A implementação do sistema

O ERP, por mais que conte com funcionalidades padronizadas, é altamente customizável, adequando-se às necessidades de cada cliente e seu respectivo modelo de negócio. Além disso, para que o sistema seja bem implementado e atenda corretamente às demandas, é necessário que os processos sejam minuciosa e previamente avaliados, mapeados e, só então, padronizados. Dessa forma, a inclusão das informações é feita de uma única maneira, garantindo a assertividade das informações e a geração de dados sempre confiáveis.

A individualização dos módulos

Por mais que o ERP seja capaz de unificar e englobar vários departamentos de uma mesma empresa, em alguns casos, se a organização assim o desejar, também é possível implantar apenas alguns módulos, divididos de acordo com as respectivas funcionalidades que apresentam.

Entre os principais módulos de um bom ERP podemos citar: financeiro, contabilidade, recursos humanos, compras, logística e comercial. Dentro de cada um desses módulos é possível ter disponíveis funções como orçamento de pedidos, fechamento de caixa, realização de cotações de compras, importações de notas fiscais com arquivo XML e assim por diante. Isso dependendo, obviamente, das necessidades específicas de cada empresa.

As vantagens do ERP

Entre as principais vantagens que um ERP pode oferecer podemos destacar:

  • Padronização de processos;
  • Diminuição da quantidade de procedimentos internos;
  • Minimização de erros;
  • Aumento da confiabilidade das informações;
  • Geração de relatórios facilitadores dos processos de tomada de decisão;
  • Redução de retrabalhos;
  • Capacidade para trabalhar com grandes volumes de informação;
  • Eliminação de processos manuais.

Além de integrar os mais variados setores, um bom ERP também integra as filiais à matriz da empresa, facilitando a comunicação por meio da transmissão de dados em tempo real. Por todos esses benefícios, e outros que citamos neste artigo, a relação custo-benefício da implementação de um sistema desse porte é altamente compensatória.

Então, o que você acha de adotar um ERP em sua empresa? Compartilhe suas impressões e experiências conosco através dos comentários!

Show Full Content
Anterior Formação de preço de produtos em três etapas simples e eficientes
Próximo Carta de Correção Eletrônica: esclareça as principais dúvidas

Comentários

Deixe um comentário

Fechar

Próximo conteúdo

Fechar

Tá sabendo da novidade? São Paulo teve redução no ICMS!

28 de setembro de 2021
Fechar