28 de outubro de 2020
Modelos de planilhas e conteúdos sobre gestão empresarial

Montar o próprio negócio dá sempre um frio na barriga. Depois que você abre a própria empresa e vira empreendedor, também bate algumas inseguranças, é impossível passar imune a todas as turbulências.

Quer um consolo? Te damos dois: é assim com todo mundo e, por mais que o trabalho seja árduo e as incertezas sejam muitas, empreender é um grande exercício de liberdade e traz muitas alegrias também.

Comentamos aqui algumas das principais dúvidas de todo empreendedor, confira:

Viabilidade da área de negócio

Minha empresa vai dar pé? Aqui não tem jeito, tem que fazer a lição de casa: pesquisar mercado, avaliar os riscos, identificar concorrentes, público-alvo, fornecedores, encontrar brechas no mercado e diferenciais que a sua empresa poderá oferecer. É fundamental desenvolver um plano de negócios.

Clientes, ponto essencial do negócio

Uma condição básica para uma empresa funcionar é ter clientes dispostos a pagar por seus serviços ou produtos. Há vários caminhos para começar: listar clientes em potencial, obtendo os nomes em associações, sindicatos, conselhos regionais, pesquisas na Internet, indicações qualificadas e boca a boca (leia mais aqui).

Sócio: ter ou não ter?

Este é dúvida muito presente para todo empreendedor: será que vale a pena ter um sócio? Um dos principais benefícios é ter maior capacidade de investimento e alguém para conversar sobre os rumos do negócio. Mas é importante que ambos estejam alinhados e tenham os mesmos objetivos, senão as diferenças podem travar as decisões e trazer prejuízos à empresa.

Leia mais no nosso artigo “Como escolher o sócio ideal para meu negócio” clicando aqui.

Equipe motivada

A motivação do empreendedor é o maior estímulo para os funcionários. Se o empresário tem comprometimento com a empresa, ele consegue inspirar a equipe. É preciso também valorizar os funcionários, com promoções, oportunidades de crescimento dentro da empresa, premiações, comissões e participações. Além disso, é importante criar um ambiente aberto para opiniões, dúvidas e sugestões.

Leia mais no artigo “Como motivar meus funcionários? Veja dicas especiais!clicando aqui.

E você? Quais foram ou têm sido suas principais dúvidas ao montar seu negócio? Compartilhe com a gente!

Show Full Content
Anterior Movimentos para controle financeiro na frente de caixa
Próximo Quais são os benefícios em ter um ERP na sua empresa?

Comentários

Deixe uma resposta

Fechar

Próximo conteúdo

Fechar

Entrevista de emprego: perguntas e truques que você pode utilizar

1 de fevereiro de 2017
Fechar