Conteúdos práticos e úteis para simplificar a gestão empresarial.

O termo Startup tem estado muito presente no cenário empresarial atual. Ele caracteriza empresas que estão iniciando suas atividades, explorando atividades inovadoras e atingindo grandes resultados. Ou seja, são empresas jovens, que trazem inovação a diversos ramos e desenvolvem novos modelos de negócio com pouco investimento.

Atualmente existem diversos tipos de startups no mercado. Para deixá-lo bem informado, preparamos este artigo, que irá explicar quais são os tipos mais usuais, quais são diferenças e como se inserem em cada contexto.

Lifestyle startup

Este tipo de startup está muito ligado ao estilo de vida dos empreendedores. Geralmente, são empresas construídas através de um sonho em comum, com gestores engajados no projeto por amar seu trabalho e o que ele proporciona. Nestes casos, o retorno em dinheiro pouco importa, ao contrário, colocar em prática a idéia do negócio é a motivação de todos os envolvidos.

Small business startup

Estas são as empresas iniciantes que não possuem ambição para crescimento. Estas empresas possuem uma baixa escala de negócios, normalmente gerenciadas por empreendedores individuais que não possuem experiência e uma limitada visão sobre administração, mas são úteis para movimentar economias locais.

Scalable startup

Este tipo de negócio é criado para atingir o sucesso. São empresas com empreendedores de visão inovadora, como conhecimento sobre gestão e mercado, e com capacidade de investimento. Normalmente recebem este nome as startups que já estão em funcionamento, mas precisam de capital de risco para elevar seus negócios a outros patamares, e assim aumentar seus rendimentos.

Buyable startup

O foco desse tipo de empresa é a construção de um projeto ou produto inovador, e que gere uma grande quantidade de capital. Caso haja falta de recursos, buscam-se investidores de capital de risco que possam realizar a gestão financeira do negócio. É muito comum que este tipo de empresa seja comprada para outra empresa, interessada no protótipo que está sendo criado.

Social startup

Este tipo de empresa possui como objetivo principal transformar o mundo em um lugar melhor. Para isso, elas desenvolvem projetos que geram resultados positivos em comunidades locais, normalmente onde estão situadas. Esta empresa pode trabalhar como uma organização sem fins lucrativos ou visando lucros, mas o que realmente importa nestes casos e a contribuição social positiva que a empresa fará ao mundo.

Large company startup

Estão enquadradas nesta classificação as empresas que já estão consolidadas no mercado, com grande atuação, tempo de mercado e rendimentos, mas que precisam inovar e adaptar-se a um novo cenário ou mercado. Esta constante transformação, quando refletida na empresa, leva a buscar de novos modelos de negócio, pois se isso não ocorrer, a empresa poderá perder produtividade e resultados.

Esperamos que nosso artigo possa ter sido útil para esclarecer suas dúvidas. Mas caso persista algum questionamento, contate-nos através dos comentários.

Show Full Content
Anterior Reajuste de Parcelas Vencidas: modelo de planilha
Próximo Dicas para criar uma apresentação comercial perfeita

Comentários

Deixe um comentário

Fechar

Próximo conteúdo

Fechar

Juntos vamos mais longe: case Arpifrio

20 de maio de 2019
Fechar