31 de maio de 2020
Modelos de planilhas e conteúdos sobre gestão empresarial

Realizar uma apresentação comercial da empresa e produtos oferecidos é uma rotina comum para consultores de negócios, empreendedores e vendedores. Esta ferramenta é utilizada para impressionar os clientes, através de um discurso e material convincente. Para auxiliar na montagem de sua apresentação comercial, preparamos este artigo com dicas simples, a serem observadas em seu planejamento.

Estude seu público

O primeiro passo é muito simples e essencial para o sucesso da apresentação. Saiba com quem você está falando, incluindo seus nomes, cargos, formação, bem como os interesses e expectativas para com sua empresa e serviços.

Não crie uma apresentação comercial longa

Ao montar sua apresentação comercial, ela deve ser curta e objetiva, com um raciocínio lógico de fácil compreensão. O fechamento deve conter a solução para os problemas do cliente, que será sempre o seu produto/serviço.

Para manter a atenção de seu público, não trabalhe com exageros. Busque apresentar argumentos sólidos e convincentes, e seja claro e objetivo em seu conteúdo, fala e linguagem corporal. Lembre-se que você será avaliado a todo o momento.

Prepare-se

Entenda todos os benefícios que estão sendo oferecidos ao cliente, e tenha o maior número de informações sobre o produto ou serviço que será oferecido. Além disso, pense sobre todas as possíveis objeções que o cliente poderá questionar, e esteja pronto para elas, com respostas simples e claras.

Além disso, lembre-se que você nunca deve realizar leituras durante as apresentações. Portanto, ensaie seu texto antes, compreenda as palavras e memorize todas as informações. Utilizar um gravador para escutar seu discurso pode ser uma boa opção.

Montando os slides da apresentação comercial

Não será somente a sua performance e confiança que convencerá o cliente (embora seja o principal). O material que será utilizado também deve ser bem preparado, por isso veja algumas dicas:

  • Design/template: evite os templates prontos. Crie o seu próprio modelo e utilize-os em todos os slides, demonstrando integridade e coerência entre os dados.
  • Textos: os slides não devem ter muito texto – um parágrafo no máximo. Busque colocar tópicos que irão nortear o seu discurso verbal para que o cliente possa acompanhar seu raciocínio.
  • Cores: não exagere nas cores. Trabalhe com uma palheta de cores sóbrias, que estejam ligadas a identidade visual de sua empresa. Além disso, esqueça os degrades e volumes, pois tornam o design da apresentação pesado.
  • Fonte: utilize letras simples e de fácil compreensão. Evite tipografias rebuscadas pois dificultam a leitura durante a projeção.
  • Imagens: utilize imagens criativas para ilustrar suas idéias. Elas devem ter boa qualidade e alta resolução, e devem ser utilizadas apenas para complementar as idéias escritas (texto).
  • Transição e efeitos: não utilize transições para os slides, nem efeitos para aparecimento do texto na tela. Eles desviam a atenção do que realmente está sendo tratado.
  • Leitura: ao criar sua apresentação, fique atento para a escrita correta e a forma como os dados serão apresentados. Utilizar fundos escuros ou escrever sobre imagens pode dificultar a leitura das informações.

Organização do discurso

A forma verbal como você apresentará os dados também deve observada, pois seu raciocínio deve conter início, meio e fim. Veja abaixo algumas dicas para organizar seu discurso:

  • Raporte inicial: comece de maneira agradável, deixando seus clientes confortáveis e com vontade de ouvi-lo.
  • Apresentações: é importante apresentar-se para os clientes, tanto de forma social quanto comercial. Caso tenha uma equipe que o acompanhe, apresente-os também, identificando como eles auxiliam no projeto apresentado.
  • Retome o pedido do cliente: este deve ser o primeiro assunto do seu discurso. Algumas pessoas presentes podem não estar a par de alguns detalhes, e é importante que estejam todos sintonizados.
  • Apresente o planejamento: este é o momento de mostrar todo o trabalho realizado desde a primeira conversa com o cliente. Mostre os estudos que foram realizados, as pesquisas feitas para chegar no resultado final. Este é o momento da argumentação utilizada para provar a vantagem de sua apresentação comercial.
  • Mostre a solução: apresente a sua proposta comercial com clareza e objetividade. Mostre ao cliente todas as vantagens e ganhos oferecidos pela sua empresa, aproveitando os estudos do item anterior.
  • Faça um resumo: com toda a argumentação finalizada, retome todos os tópicos em forma de um breve resumo.
  • Abra espaços para perguntas: este é o momento de deixar o cliente falar e responder a todos os questionamentos que ele tenha. Mas lembre-se de manter um diálogo durante toda a apresentação comercial.

Esperamos que nosso artigo possa lhe ajudar em sua apresentação comercial. Se tiver outras dicas e sugestões, compartilhe conosco nos comentários!

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