Conteúdos práticos e úteis para simplificar a gestão empresarial.

Com a aproximação das festas de final de ano, muitos funcionários já começam a planejar seu período de férias. Mas este período de descanso dos funcionários também pode gerar dúvidas para o empreendedor, principalmente no que se refere às atividades que deverão ser divididas entre os outros funcionários para não comprometer a produtividade da equipe. Por isso, preparamos este artigo com algumas dicas para a organização do período de férias e da equipe na ausência de um funcionário.

Organize seu fluxo de caixa

Inicie verificando as leis trabalhistas e a forma de remuneração para realizar o pagamento das férias de forma correta a seu funcionário. Depois, informe ao responsável pelo seu controle financeiro o valor que deverá ser pago e qual dia, para que não haja desfalques inesperados no seu fluxo de caixa.

Combine as férias previamente

Busque uma forma de acompanhar quando serão as férias de cada um de seus funcionários. Isto poderá ser feito através de uma planilha ou de um software de gestão automatizado. Este controle evitará que muitos funcionários estejam ausentes no mesmo período, e este acompanhamento poderá ser compartilhado com todos os funcionários, para apresentar de forma transparente o cronograma da empresa.

BAIXAR PLANILHA DE CONTROLE DE FÉRIAS

Seja flexível durante todo o ano

Pensar no trabalho de seus funcionários durante todo o ano fará com que os mesmos não fiquem sobrecarregados e tenham diminuição de produtividade. Seja flexível ao combinar horários e dê liberdade para que os funcionários apresentem sugestões. Por exemplo, procure ser flexível com idas ao médico, interações com os filhos e oportunidades de melhor aproveitamento de feriados, pois são pequenas ações que podem oferecer relaxamento ao funcionário durante o ano e melhorar seu comprometimento com a empresa.

Prepare a ausência do funcionário

O cenário mais comum atualmente é o funcionário resolver suas pendências na semana que antecede suas férias, realizando todas as atividades de forma rápida e desorganizada. Procure evitar este tipo de situação, e uma dica neste quesito é chamar o funcionário que sairá de férias para conversar com antecedência. Faça então uma lista de todas as atividades que ele realiza, e de que forma elas serão tratadas durante sua ausência. Depois, realize acompanhamentos até o dia em que o funcionário sairá de férias, pois assim a transição de informações será realizada de forma gradual.

Mantenha as informações organizadas

Neste quesito, o melhor a se fazer é uma lista de todas as tarefas, que irá auxiliar inclusive a organização do funcionário para que nada fique para trás. Mantenha também uma cópia desta lista enquanto o funcionário não estiver na empresa, e vá marcando o que foi feito. No seu retorno, converse com ele sobre o que foi feito e o que permaneceu pendente, para que ele saiba em que focar prioritariamente.

BAIXAR PLANILHA DE CONTROLE DE FÉRIAS

Distribua atividades

A dificuldade de muitas empresas está na distribuição das tarefas do funcionário que estará ausente. Procure não repassar as funções a apenas uma pessoa, pois também comprometerá sua produtividade (lembre-se que ela estará trabalhando por duas). Busque delegar as tarefas para mais de um funcionário, mesmo que algum deles ocupe uma posição inferior pois isto inclusive poderá ser encarado como reconhecimento pelo trabalho desenvolvido. Esta delegação de tarefas traz benefícios para a empresa, pois a pessoa passará a estar mais preparada e aprimorará sua função, trazendo um novo olhar sobre as demandas do setor e da empresa.

Deixe o funcionário aproveitar seu período de descanso

Embora o empreendedor esteja conectado a sua empresa 24 horas por dia, nos sete dias da semana, busque não cobrar o mesmo de seus funcionários. Deixe o seu funcionário aproveitar o período de férias, e não solicite que ele fique verificando e-mails, atenda telefonemas, ou outras ações deste gênero. Este tipo de posicionamento fará apenas com que o funcionário fique estressado e volte desmotivado de seu descanso. Além disso, delegar as tarefas para outras pessoas da equipe, mesmo que por pouco tempo, fará com que o trabalho da empresa não seja sustentado por apenas um funcionário.

Dê o exemplo e tire férias também

Todos sabem que o empreendedor está mais apegado ao negócio que o restante do time, mas não deixe de sair de férias você também. Um tempo de descanso irá lhe ajudar a rever seu negócio e ter novas boas idéias para movimentar a empresa. Além disso, sair de férias poderá ser um voto de confiança para a sua equipe, que ficará responsável pelas funções. Se preferir, você não precisa tirar suas férias durante o mês inteiro, mas pode quebrá-las em períodos de 10 ou 15 dias.

O planejamento é a chave para o bom andamento da empresa, e isso é válido também no período de férias de seus funcionários. Contar com um bom planejamento garantirá a produtividade da empresa em todos os momentos. Você deve ter em mente que a empresa é formada por pessoas, e que mantê-las ao lado da organização é o seu objetivo.

Tem outras dicas sobre o planejamento das férias? Compartilhe conosco suas idéias e experiências através dos comentários!

BAIXAR PLANILHA DE CONTROLE DE FÉRIAS

Show Full Content
Anterior Dicas práticas para aumentar as vendas no Natal e Final de Ano
Próximo Arquivo OFX: como ele pode facilitar a Conciliação Bancária

Comentários

Deixe um comentário

Fechar

Próximo conteúdo

Fechar

Você sabe o que são meios de pagamento digitais?

6 de dezembro de 2021
Fechar