Conteúdos práticos e úteis para simplificar a gestão empresarial.

Para que qualquer empresa tenha sucesso, é necessário contar com um bom planejamento e orçamento. Uma das ferramentas que auxilia nestes aspectos é a simulação de cenários financeiros, que ajuda o gestor a montar planos de ação eficientes para cenário que a empresa pode encontrar.

Por isso, neste artigo explicamos um pouco mais sobre estes cenários e as analises que podem ser feitas sobre eles. Além disso, você pode baixar gratuitamente a planilha Excel sobre cenários financeiros que preparamos clicando aqui.

O que são cenários financeiros?

Os cenários financeiros são uma forma de conseguir dados que auxiliam no planejamento estratégico da empresa. Realizar a simulação e o comparativo de cenários permite crias ações de curto e longo prazo mais flexíveis para as diferentes realidades que a empresa pode encontrar.

Para mais dicas sobre a montagem do planejamento estratégico, clique aqui.

Como utilizar a analise dos cenários financeiros

Todos os setores da empresa são interligados, por isso, uma ação em um setor pode influenciar nos resultados dos demais. Isso pode ser percebido através da analise dos cenários financeiros, que são essenciais para a tomada de decisão do gestor.

A simulação dos cenários também pode ser utilizada para analisar outras situações, como uma redução de custos, cortes ou aumento de pessoal, investimentos, empréstimos, entre outros. Para que a analise funcione corretamente, é essencial que a empresa conheça seu mercado e saiba quando utilizar os planos de ação criados através das simulações de cenários e que impactam nos resultados.

Planilha para download

Para lhe ajudar a comparar os diferentes cenários possíveis dentro da sua empresa, preparamos uma planilha Excel. Ela é de fácil utilização, onde você poderá preencher os dados para comparar três cenários, e assim se preparar para as diferentes situações que podem acontecer. Faça o download abaixo:

 

BAIXAR A PLANILHA GRATUITA

 

Concluindo

Realizar simulações com diferentes cenários financeiros é essencial sempre que o gestor for realizar algum planejamento. Por isso, aproveite as dicas deste artigo e obtenha uma analise rápida e eficiente sobre como os diferentes cenários podem impactar os resultados da empresa.

Ficou com alguma dúvida quanto a planilha disponibilizada? Comente abaixo para que possamos ajudá-lo!

Show Full Content
Anterior Relatório Financeiro Anual: planilha para download gratuito
Próximo Seleção de planilhas para facilitar seu fechamento anual

Comentários

Deixe um comentário

Fechar

Próximo conteúdo

Fechar

Relatórios Gerenciais: uma análise completa da sua empresa

8 de agosto de 2016
Fechar