Benefícios especiais do controle financeiro para a sua empresa

Benefícios especiais do controle financeiro para a sua empresa

Está sem tempo para ler nosso artigo agora? Não tem problema, você pode ouvir pelo player acima!

O controle financeiro é essencial em qualquer negócio, você já deve estar cansado de saber disso. Mas é preciso ter em mente que esse controle vai muito além de conhecer o saldo de cada uma das suas contas bancárias.

Também é possui conseguir muitos outros benefícios com um controle financeiro eficiente. Isso é o que mostramos neste artigo, onde você pode conferir os 6 principais benefícios de um bom controle de finanças para o seu negócio.

Mais tranquilidade na gestão

O primeiro benefício pode passar despercebido algumas vezes. O que o gestor precisa perceber é que um controle financeiro bem estruturado ajuda a manter o negocio em pleno funcionamento, com todas as contas em dia e grandes lucros entrando.

Isso permite que o empreendedor tenha mais tranquilidade para analisar o andamento da empresa e tomar decisões estratégicas. Assim você evita passar por contratempos que poderiam ser evitados, e mantém seus resultados sempre positivos.

Facilidade para cortar gastos

Quando os gastos com uma determinada área estão muito altos, é necessário rever estes gastos para evitar desperdícios. Um controle financeiro bem feito vai te ajudar, e muito, com isso!

Analisando suas finanças você consegue facilmente identificar todos os seus gastos, inclusive aqueles que são supérfluos ou desnecessários. Assim, você pode revisar os gastos, evitar desperdícios e fazer suas contas ficarem positivas no final do mês.

Capacidade de previsão futura

Quando o gestor conta com um bom controle financeiro ele não precisa de nenhuma bola de cristal para saber como suas contas estarão no futuro. Muito pelo contrario, você poderá estabelecer objetivos no curto, médio e longo prazo, e qual o orçamento disponível para cada objetivo.

Contratações e demissões na equipe

Os gastos com RH são muito significativos em uma empresa. E embora as contratações e demissões façam parte do dia a dia de toda empresa, ela podem representar grandes gastos para o controle financeiro.

Portanto, antes de aumentar a equipe ou demitir um funcionário, avalie seu fluxo de caixa e como ele será afetado por esta alteração na equipe. Cada funcionário custa muito alem do seu salário, e representa também INSS, FGTS, 13º Salário, Férias, e muitos outros valores que impactam nas contratações e nas rescisões.

Pratique um bom preço de venda

Um controle financeiro é muito influenciado pelas vendas, que por sua vez dependem de um preço de venda justo. Por isso, calcular a margem de lucro e definir o preço de venda certo para cada produto e serviço é essencial para ter bons resultados.

Para facilitar, desenvolvemos uma planilha Excel para cálculo do Preço de Venda para Produtos, que você pode baixar pelo link abaixo:

 

BAIXAR A PLANILHA GRATUITA

 

Orçamento colaborativo

Para finalizar, o ultimo beneficio é que o controle financeiro ajuda o gestor no momento de elaborar e acompanhar seu orçamento colaborativo. A partir desse orçamento os setores da empresa podem apresentar suas propostas de orçamento, com suas necessidades e valores envolvidos.

O controle financeiro vai ajudar o gestor a avaliar a necessidade e o impacto deste orçamento nos resultados. Ou seja, você entenderá a viabilidade dos orçamentos e os retornos que ele trazem para o negócio.

Concluindo

Os benefícios do controle financeiro para a sua empresa são muitos, aqui citamos somente os principais. Manter suas contas sempre em ordem será essencial para que você possa ter um panorama geral dos resultados da empresa, identificando problemas e facilitando sua tomada de decisão.

Conhece algum outro benefício do controle financeiro para as empresas? Comente abaixo e participe da conversa!

Artigos Relacionados