Conteúdos práticos e úteis para simplificar a gestão empresarial.

Conheça todos os termos essenciais ao controle financeiro!

O controle financeiro é essencial em qualquer empresa, pois permitirá saber como está o andamento das contas da empresa. Mas quando o empreendedor começa a estudar este tema, depara-se com diferentes termos e conceitos que influenciarão na analise financeira.

Por isso, preparamos este artigo com o descritivo dos principais conceitos utilizados no controle financeiro. Assim, você entenderá todos os cálculos que deve considerar no momento de analisar suas contas.

Fluxo de Caixa

O fluxo de caixa é o principal item do controle financeiro. Ele permite analisar a movimentação financeira do período, separando as entradas e saídas que circularam pelas contas da empresa. Este controle permite manter um bom controle sobre suas contas e facilitar a tomada de decisão para o gestor.

Despesas

As despesas são todos gastos relativos à administração da empresa, como a área comercial, marketing, administrativo e desenvolvimento de novos produtos. Ou seja, são todos os gastos que a empresa precisa ter para se manter funcionando, sem contribuir diretamente para geração de novos itens para comercialização.

Custos

Já os custos são os gastos gerados a partir da aquisição ou produção de mercadorias. Dividem-se entre Diretos (ligados diretamente aos produtos, como matéria-prima e insumos) e Indiretos (estão ligados ao produtos de forma indireta, como manutenção da fabrica e almoxarifado).

Receitas

As receitas são todos os recursos recebidos pela empresa a partir da venda de mercadorias ou serviços. Portanto, a receita representa todas as entradas de recursos na empresa.

Entradas

Além das receitas, podem entrar outros tipos de recursos na empresa, que serão denominados apenas como entradas. Por exemplo empréstimos, que não representam uma receita, pois este valor não foi obtido através da atividade comercial da empresa, mas é uma entrada de recurso.

Plano de Contas

O plano de contas faz parte da estrutura contábil que deve ser utilizada na empresa, principalmente para a construção e elaboração da escrituração financeira. Diferenciar suas receitas e despesas através de plano de contas possui o objetivo de manter as informações organizadas e assim facilitar a montagem do Balanço Patrimonial e da Demonstração do Resultado do Exercício (DRE).

>> Baixe nosso modelo de Plano de Contas clicando aqui <<

Centro de Custos

O centro de custos é o processo pelo qual as áreas da empresa passam a ter divisões, assim diferenciando os custos de cada uma. Eles podem ser segmentados em produtivos (diretamente relacionados à produção e à prestação de serviços) e administrativos (áreas que não possuem influência direta na produção).

Veja mais detalhes no nosso artigo “Centro de Custos: como aplicar na gestão da sua empresaclicando aqui.

Conciliação Bancária

A conciliação bancária é a conferência das contas bancárias da empresa com o controle interno mantido sobre o fluxo de caixa. Ela é essencial para garantir que o saldo disponível está correto e assim possa ser considerado na tomada de decisões do empreendedor. Saiba mais clicando aqui.

Arquivo OFX

O arquivo OFX é arquivo com formato especifico para armazenamento de transações bancárias, assim, representa o seu extrato bancário em formato digital. A utilização deste arquivo facilita a conciliação bancária, pois sua utilização junto ao seu sistema de gestão permitirá manter a sincronia entre o ERP e o fluxo de caixa interno.

Veja dicas de utilização no nosso artigo “Arquivo OFX: como ele pode facilitar a conciliação bancária”  clicando aqui.

Juros

Os juros representam o rendimento extra obtido pela empresa a partir do empréstimo de dinheiro por um período determinado a outra pessoa. Eles são recebidos pelo credor (pessoa que emprestou o dinheiro), que determinará as taxas de juros, normalmente em percentual. Normalmente, as empresas utilizam estes percentuais para cobrar adicionais de compras parceladas pagas com atraso.

Inadimplência

A inadimplência representa o não-pagamento, até a data do vencimento, de um compromisso financeiro. Ou seja, são considerados inadimplentes todos os clientes da empresa que não realizam o pagamento de uma parcela até a data de vencimento. Quando a empresa não paga seus boletos, também pode ser considerada inadimplente pelo fornecedor.

Capital de Giro

O capital de giro é um demonstrativo contábil que apresenta os valores necessários para que a empresa possa manter suas atividades. Na analise contábil, o capital de giro é a diferença entre o ativo e o passivo circulantes.

Veja mais detalhes no artigo “Capital de Giro: o que é e por que ele é tão importanteclicando aqui.

Ponto de Equilíbrio

O ponto de equilíbrio (break-even-point) apresenta quanto à empresa precisa vender para que as receitas sejam iguais aos custos. Ele indica em que momento a empresa estará igualando suas receitas e seus custos, eliminando a possibilidade de prejuízo.

Demonstrativo de Resultado do Exercício – DRE?

O Demonstrativo de Resultado do Exercício (DRE) é uma forma de controle financeiro que apresentará um resumo das receitas e despesas do período. Ele inicia apresentando as receitas, onde são subtraídas as despesas. O resultado desta subtração indica o resultado do exercício da empresa, sendo lucro ou prejuízo.

Balanço Patrimonial

O balanço patrimonial é um demonstrativo financeiro e contábil que apresenta a evolução do patrimônio da empresa no período. Com ele é possível visualizar de forma clara todos os ativos e passivos da empresa, junto com o patrimônio, verificando se ele está em ascensão ou declínio.

Concluindo

Realizar um bom controle financeiro depende do conhecimento do gestor sobre todos os termos e conceitos que envolvem o controle de suas contas. Esperamos ter lhe auxiliado no entendimento dos principais conceitos e com isso facilitado o controle do seu negócio.

Ficou ainda com alguma dúvida? Acha que faltou algum termo? Comente abaixo e participe da conversa!

Show Full Content
Anterior Estudo de Viabilidade: planilha para analise econômica
Próximo Com o cálculo de custos influencia no planejamento financeiro

Comentários

Deixe um comentário

Fechar

Próximo conteúdo

Fechar

Conheça 2 maneiras eficientes de calcular o pró-labore

5 de maio de 2015
Fechar