21 de maio de 2019
Modelos de planilhas e conteúdos sobre gestão empresarial

Realizar um estudo de viabilidade é um processo que pode ser adotado em diversos momentos da empresa. Ele consiste em analisar os dados econômicos e financeiros para verificar o andamento de um projeto.

Para entender melhor o que é o estudo de viabilidade econômica e financeira e a melhor maneira de fazê-lo, preparamos este artigo. Além de esclarecer suas duvidas, você também poderá baixar nossa planilha Excel para realizar sua analise.

O que é o estudo de viabilidade?

O Estudo de Viabilidade Econômica e Financeira é um documento elaborado pelo próprio gestor ou consultor contratado pela empresa. Seu objetivo é ajudar o empresário na avaliação de um determinado plano de investimentos, e irá demonstrar a viabilidade ou inviabilidade deste plano.

Quando fazer

Um estudo de viabilidade deve ser realizado quando houver a necessidade de avaliação de um novo projeto. Esse projeto pode ser a abertura da sua empresa ou a expansão do seu negócio, entre outros exemplos.

Por que fazer

A utilização de um estudo de viabilidade na analise de seus projetos permite visualizar através de números e projeções a real viabilidade do projeto. Desta forma, ele poderá mostrar o potencial retorno sobre o investimento, permitindo melhorar a tomada de decisão do empreendedor.

Estudo de Viabilidade: planilha para analise econômica

Pontos importantes

Existem diversas etapas a seguir no momento de realizar o estudo de viabilidade. Vamos ver alguns pontos que devem ser analisados nestes processos:

  • Analise de mercado: este primeiro ponto inclui a analise do cenário da empresa, tanto interno quanto externo. Devem ser analisados dados como ramo de atuação da empresa, diferenciais dos produtos e serviços, processos internos, aceitação do publico alvo, entre outras informações mercadológicas.
  • Receitas e despesas: após o estudo de mercado, é o momento de analisar os dados financeiros, que envolvem entradas e saídas do caixa. Você deve realizar a projeção das despesas fixas e variáveis, bem como das vendas e das receitas.
  • Ponto de equilíbrio: os dados financeiros lhe ajudarão a chegar no ponto equilibro, que apresenta a receita necessária para cobrir todos os custos. Ou seja, relaciona-se a quantidade de produtos que devem ser vendidos para que o negócio comece a dar lucro.
  • Capital de giro: este indicador irá mostrar o montante de recursos necessários para o bom funcionamento da empresa.

Planilha para download

Para lhe ajudar na realização do seu estudo de viabilidade, preparamos uma planilha em Excel. Você poderá baixá-la e analisar os diversos pontos do seu negócio. Alguns desses pontos são a analise da empresa, do projeto e dos recursos utilizados.

 

BAIXAR A PLANILHA GRATUITA

 

Concluindo

Se você está analisando a abertura ou expansão do seu negócio, o estudo de viabilidade será um recurso importante na sua analise. Você poderá compreender diversos pontos importantes que vão impactar no seu projeto e ver qual a real viabilidade de colocar suas idéias em pratica.

Você já realizou um estudo de viabilidade em algum momento do seu negócio? Compartilhe suas experiências conosco através dos comentários!

Show Full Content
Anterior Franchising: qual o cenário e os números no mercado brasileiro
Próximo Entenda os principais conceitos do controle financeiro

Comentários

Deixe uma resposta

Fechar

Próximo conteúdo

Fechar

Gráficos: por que utilizar esta ferramenta para analisar suas vendas

28 de agosto de 2017
Fechar