Planejamento Financeiro: dicas para evitar surpresas nas contas

Planejamento Financeiro: dicas para evitar surpresas nas contas

Sem tempo para ler? Que tal OUVIR esse texto? Clique no play e aproveite!

A gestão financeira é um dos controles mais importantes de uma empresa. Qualquer contratempo nas contas empresariais pode representar uma grande queda nos resultados do negócio. Por isso, fazer um planejamento financeiro é essencial para evitar surpresas.

Neste artigo vamos compartilhar algumas dicas para montar o seu planejamento financeiro com eficiência. Será necessário muito empenho e uma ampla visão estratégica do negócio, para que assim você possa montar o melhor planejamento para aumentar seus resultados.

Comece o planejamento financeiro já

O momento para montar o seu planejamento financeiro é agora! Não protele a elaboração do seu planejamento, pois esse é um erro que pode prejudicar muito o andamento do negócio. Você pode começar definindo metas mensais, mas o planejamento deve ser anual, para evitar imprevistos que podem aparecer durante o ano de exercício da empresa.

Tenha clareza sobre a situação da empresa

Para ter um planejamento eficiente, é essencial que você tenha consciência sobre a situação atual das finanças da empresa. Para isso, o melhor é buscar todas as informações nos cenários realistas da empresa, como os pontos positivos e negativos dos seus processos, seu posicionamento no mercado e perante a concorrência, entre outros dados que ajudam a ter uma visão clara da empresa.

Faça projeções para possíveis cenários

Realizar projeções com os possíveis cenários financeiros que a empresa pode encontrar é essencial para alinhar os gastos com as receitas da empresa. Para lhe ajudar nesta elaboração de cenários, preparamos uma planilha Excel para lhe ajudar, que você pode baixar gratuitamente abaixo:

 

BAIXAR A PLANILHA DE CENÁRIOS FINANCEIROS

 

Separe as contas pessoais e empresariais

Uma das questões mais graves dentro do controle financeiro é misturar as contas empresariais com as suas contas pessoais. Quando isso acontece, fica muito difícil analisar os resultados financeiros da empresa, ou você pode achar que está indo bem quando as coisas não são tão positivas assim (leia mais aqui). Portanto, defina um pró-labore para cada sócio e separe as contas, definitivamente.

Venda pelo preço certo

Praticar o preço ideal para cada um de seus produtos e serviços influencia diretamente nos seus resultados financeiros. Por isso, analise os custos de cada item e aplique uma margem de lucro condizente com o mercado, para manter-se competitivo e ter bons resultados. Para lhe ajudar, preparamos alguns artigos que você pode verificar clicando aqui.

Controlar o estoque ajuda

O giro de estoque é essencial para manter suas finanças sempre em ordem. Produtos parados significam dinheiro parado, e a falta de itens no estoque também pode prejudicar muito suas vendas. Por isso, busque o equilíbrio entre as compras e as vendas, pois isso se refletira no fluxo de caixa.

Utilize um sistema de gestão

Utilizar um sistema online é essencial para que você possa controlar bem o seu fluxo de caixa, visualizar relatórios e gráficos, entre muitas outras vantagens. Com o planejamento financeiro não é diferente, pois um bom ERP, além de integrar e facilitar seus processos internos, vai lhe fornecer todos os dados necessários para montar e analisar seu planejamento financeiro.

Por isso, não perca tempo nem dinheiro: conheça o Sige Lite agora mesmo! Com ele você deixa de lado o amadorismo e profissionaliza os controles da empresa. Você terá tudo registrado e monitorado, de forma gratuita.

>> Baixe o Sige Lite GRÁTIS <<

Concluindo

O planejamento financeiro é essencial para que o gestor não tenha surpresas ao analisar o andamento da empresa. Com as dicas acima você elabora seu planejamento rapidamente, e assim poderá se preparar melhor contra imprevistos e ainda buscar formas de aumentar seus resultados!

Você já montou seu planejamento financeiro para o novo ano? Compartilhe suas dúvidas e experiências através dos comentários!

Artigos Relacionados