Conteúdos práticos e úteis para simplificar a gestão empresarial.

A utilização do Plano de Contas é uma estrutura de controle financeiro que pode parecer complicada para muitas pessoas, especialmente para quem não tem muita familiaridade com os demonstrativos contábeis.

Por isso, preparamos este artigo com uma planilha em Excel com um modelo de plano de contas. Assim, você poderá verificar como é realizada a montagem desta estrutura e como as contas ficam vinculadas entre si.

BAIXAR A PLANILHA GRATUITA

 

O que é um Plano de Contas?

O Plano de Contas é a estrutura contábil utilizada para a construção e elaboração da escrituração financeira da empresa. Sua finalidade é manter a ordenação das informações e assim obter, de maneira clara e objetiva, os instrumentos informativos da empresa.

O detalhamento do plano de contas irá variar conforme o interesse da empresa. Deve-se levar em consideração a necessidade de registrar todas as ocorrências da empresa e montagem do Balanço Patrimonial e da Demonstração do Resultado do Exercício (DRE).

Como é realizada a montagem?

Um modelo de plano de contas é uma ferramenta útil para realizar o controle financeiro de sua empresa. A utilização contínua da estrutura do plano ajudará sua empresa a manter o gerenciamento das informações e verificar qual conta gera maiores lucros ou prejuízos para a empresa.

O plano de contas deverá possuir contas suficientes para o registro de todos os valores positivos, negativos, todos os ingressos e todas as despesas de forma detalhada, evitando transtornos. A montagem do plano deve iniciar com o maior grupo para os grupos menores, ou seja, do geral para o particular.

Para uma maior facilidade na ordenação das contas pertencentes ao plano da sua empresa, indicamos a adoção de um código numérico. Esta codificação do plano de contas não possui regras estabelecidas para sua formação, mas pode funcionar como uma hierarquia para vincular contar entre si.

Veja mais dicas no artigo “Plano de Contas: o que é e como elaborar o melhor para o seu negócioclicando aqui.

Planilha para download

Para que você possa montar seu plano de contas com facilidade, preparamos uma planilha Excel. Ela possui algumas contas já definidas, e você poderá realizar alterações conforme desejar.

Se achar necessário, peça o auxílio do seu contador ao realizar a montagem do plano. Assim, você poderá utilizar as contas de forma que facilitem a montagem do DRE e do Balanço Patrimonial.

 

BAIXAR A PLANILHA GRATUITA

 

Concluindo

O plano de contas é uma maneira eficiente de controlar as contas da empresa e seus resultados. Para isso, você deve montar um plano que esteja de acordo com as necessidades do seu negócio. Depois será muito mais simples controlar seus dados financeiros!

Se você tiver qualquer dúvida, comente abaixo. Faremos o possível para ajudá-lo!

Show Full Content
Anterior Fluxo de caixa: qual a sua importância e como deve ser feito
Próximo Software de Gestão: porque a sua empresa precisa utilizar

Comentários

Deixe um comentário

Fechar

Próximo conteúdo

Fechar

Descubra o momento certo para expandir o seu negócio

17 de outubro de 2018
Fechar