Conteúdos práticos e úteis para simplificar a gestão empresarial.

A taxa de conversão (cro) é a porcentagem de visitantes que concluíram uma ação desejada em sua loja. Qualquer engajamento valioso que seus visitantes fizerem pode ser considerado uma ação desejada, desde que atenda ao objetivo do seu negócio.

Você pode escolher medir o número de visitantes que:

  • compraram um produto;
  • se inscreveram para receber uma newsletter;
  • contrataram um serviço;
  • baixaram um e-book;
  • preencheram um formulário;
  • responderam uma pesquisa;
  • realizaram qualquer ação que a página esteja projetada para incentivar.

Medindo as taxas de conversão, você descobre se suas páginas estão persuadindo os seus visitantes a realizar a ação que você deseja que eles façam. Se você possui uma loja virtual, a taxa de conversão da sua loja é o número de pedidos mensais que você recebe dividido pelo número de visitantes que acessam a sua loja.

Neste tipo de página o objetivo geralmente é receber visitantes que clicam no botão “adicionar no carrinho”. E claro, fazer com que esses visitantes façam uma compra.

Temos então duas metas de conversão:

  • Taxa de total de cliques no botão “adicionar ao carrinho” dividido pelo número de visitantes que visitam a loja;
  • Taxa de total de pedidos realizados dividido pelo número de visitantes que visitam a loja.

Vamos ver isso em números? Primeiro é necessário determinar um período e contabilizar o número total de visitantes e as ações desejadas realizadas nesse mesmo período.

Vamos então assumir que a loja virtual receba em torno de 20.000 visitantes em um mês e receba em torno de 2.000 pedidos no mesmo período.

  • Taxa de conversão da loja virtual = 2.000 / 20.000 = 10%.

Desses 20.000 visitantes, apenas 5.000 chegam até as páginas de produtos. Destes 5.000 visitantes, 1.000 clicam no botão “adicionar ao carrinho”.

  • Taxa de total de cliques no botão “adicionar ao carrinho” = 1.000 / 5.000 = 20%.
  • Taxa de total de pedidos = 2.000 / 5.000 = 40%

O que é otimização da taxa de conversão?

Otimização da taxa de conversão é o processo que segue etapas que buscam aumentar a porcentagem de visitantes que concluem o objetivo dos sites. A otimização de conversão analisa o comportamento dos visitantes e se concentra no que motiva um determinado segmento de mercado a se engajar de certa forma com elementos específicos de marketing.

A otimização da taxa de conversão é focada em persuadir os visitantes para realizar a ação desejada que você deseja que eles façam em uma página da Web, site ou em uma campanha.

Aumentar o tráfego do site ou converter o tráfego existente?

Vamos imaginar o seguinte cenário: Você está procurando maneiras de melhorar os valores alcançados todos os meses por seu site. Mas, você se depara com os seguintes problemas: orçamento limitado, recursos limitados e um site que não gera receita suficiente.

Se as suas conversões forem baixas, sua intuição diz que você deve atrair mais visitantes para o seu site. É um jogo de números. Quanto mais visitantes seu site tiver, maior será a receita gerada.

Embora trazer mais tráfego também funciona para melhorar a sua receita, converter o tráfego atual é uma opção melhor.

Porque a conversão do tráfego atual é melhor do que a aquisição de mais tráfego?

A pesquisa da Invesp indica que 70% dos visitantes de um site estão interessados nos produtos ou serviços. E os 30% restantes acessaram o site por engano ou estão apenas procurando informações.

Se 70% dos seus visitantes estiverem interessados em converter, é apenas uma questão de persuasão para se tornarem clientes reais, em vez de meros navegadores.

Em lojas físicas por exemplo, o foco principal é a conversão do tráfego atual. Por quê?

Aumentando as taxas de conversão para uma loja física, geralmente envolve treinamento de força de vendas, incentivos, merchandising e design de loja. Não faria sentido sugerir que a loja deveria tentar gerar mais tráfego de pedestres, porque as vendas são muito baixas para os níveis atuais de tráfego.

Online, a história é bem diferente. Nos últimos quinze anos, a maior parte do marketing on-line concentrou-se em aumentar o tráfego em vez de converter o tráfego existente. Mas isso não significa que seja a coisa certa a fazer.

Separamos 4 regras básicas que lhe ajudarão nesta decisão:

  • 1ª Regra: Se seu site, sua página de destino ou sua campanha receber menos de 200 conversões por mês, você deve se concentrar em aumentar seus visitantes.
  • 2ª Regra: Se seu site, sua página de destino ou sua campanha receber mais de 200 conversões, mas menos de 500 conversões por mês, você deve começar com um programa de otimização da taxa de conversão.
  • 3ª Regra: Se seu site, sua página de destino ou sua campanha receber mais de 500 conversões, mas menos de 1.000 conversões por mês, você deve se concentrar em aumentar a taxa de conversão do site.
  • 4ª Regra: Se seu site, sua página de destino ou sua campanha receber mais de 1.000 conversões por mês e você não tiver feito nenhuma otimização de conversão, cometeu um grande erro. Lembre-se de que 70% dos visitantes chegam ao seu site com algum tipo de intenção de compra. Você está perdendo muito tráfego direcionado e conversível.

Agora é colocar em prática todas essas dicas e começar a melhorar a sua taxa de conversão! 🤗

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