19 de outubro de 2019
Modelos de planilhas e conteúdos sobre gestão empresarial

Os produtos especiais merecem atenção redobrada no estoque!

Cada empresa possui suas particularidades e seus processos. Para algumas delas, será no controle de estoque em que os processos serão diferenciados e precisam de um cuidado especial. Este artigo foi escritos especialmente para estas situações, em que as empresas possuem produtos especiais no estoque e precisam controlar todos os itens com eficiência. Veja abaixo como controlar o estoque dos principais tipos de produtos especiais:

Alimentos e produtos perecíveis

As empresas que trabalham com produtos perecíveis, principalmente alimentos, precisam de um controle especial no seu estoque. Vender produtos vencidos é crime e pode trazer conseqüências graves aos estabelecimentos.

O indicado para quem trabalha com este tipo de produto é realizar diversas encomendas, em pequenos espaços de tempo. Como a reposição não depende exclusivamente da quantidade de produtos, mas também da data de vencimento de cada um, esta prática permite oferecer sempre produtos fresquinhos nas prateleiras.

Mantenha também uma boa organização no depósito onde os produtos forem estocados. Procure manter mais à frente os produtos que chegaram antes e possuem um prazo de validade mais curto. Assim você evita que os produtos mais antigos sejam esquecidos e acabem vencendo. Fique atento também ao lote dos produtos, para manter a rastreabilidade das informações.

Outra dica importante é contar com uma equipe de estoquistas preparada e treinada para trabalhar com produtos perecíveis, principalmente no que se refere ao descarte de produtos vencidos. Assim, a empresa garante a segurança e a saúde de seus funcionários e clientes.

Números de Série

Algumas empresas precisam controlar não apenas a quantidade de produtos no estoque, mas rastrear cada unidade individualmente. Para isso é utilizado o controle por número de série.

Neste tipo de controle é essencial documentar todas as movimentações realizadas em cada número de série, desde a entrada a partir da nota fiscal do consumidor, até sua venda e possíveis assistências futuras.

Além de documentar as informações, é importante também manter estas informações seguras, para consultas sempre que preciso. Assim, você pode verificar as informações com facilidade e verificar quais produtos realmente passaram pelo seu estoque.

Grade de Produtos

Está opção é utilizada para vender produtos que tenham características especiais que não interferem no preço final do item, como tamanhos ou cores. Por exemplo, calçados e roupas podem ser mais bem gerenciados a partir do controle por grade de produtos.

Para realizar este controle com eficiência, você deve informar as características de cada produto em todas as movimentações realizadas no estoque, sejam de entrada ou de saída. Assim, você acompanha as informações de cada produto facilmente.

Além disso, a quantidade dos produtos disponíveis no estoque também será controlada pela grade. Ou seja, para cada produto você saberá quantas peças tem um cada tamanho e em cada cor, por exemplo.

Produtos Químicos

Outros produtos especiais que merecem atenção dentro do estoque são os produtos químicos. Estes itens devem ser bem controlados, pois podem reagir com outros produtos ou com o próprio ambiente e gerar explosões, corrosão, radioatividade ou gases tóxicos.

Para controlar estes produtos você deve ficar atento não apenas ao depósito em que você vai armazenar os itens, mas também no transporte, manuseio e descarte quando houver.

Os produtos químicos não podem entrar em contato com outros que não são compatíveis entre si, por isso, é recomendado que a armazenagem seja feita por “família” de produtos, observando as distâncias mínimas para cada componente.

O indicado neste tipo de estoque é trabalhar sempre com espaços baixos, como a parte inferior das prateleiras e observar o material de condicionamento dos produtos químicos, para que não haja uma reação indesejada.

Além disso, todo estoquista que trabalhar com produtos químicos deve estar protegido com os equipamentos de produtos necessários. O ambiente deve ter a iluminação correta, a limpeza sempre em dia e saídas de emergência em pontos estratégicos.

Outros artigos para você

Confira outros artigos especiais que vão auxiliar seu controle de estoque:

Gestão de Estoque: por que codificar produtos?

Controle de Estoque: como as etiquetas podem ajudar

Curva ABC Estoque: planilha Excel para download

Esperamos que este artigo tenha sido útil para o controle de produtos especiais no seu estoque. Compartilhe suas impressões conosco através dos comentários!

Show Full Content
Anterior Dicas para organizar o estoque com simplicidade e eficiência
Próximo Etiquetas para Produtos: modelo Excel para download

Comentários

Deixe uma resposta

Fechar

Próximo conteúdo

Fechar

O que é Gestão de Serviços?

30 de janeiro de 2019
Fechar