Conteúdos práticos e úteis para simplificar a gestão empresarial.

A utilização de planilhas Excel para o controle empresarial é realidade em muitas empresas. O hábito de utilização destes arquivos deixa muitos gestores com duvida no momento de trocar de solução e optar por um sistema de gestão.

A opção pelas planilhas normalmente ocorre porque elas são gratuitas. Mas ao analisarmos todas as armadilhas que estes arquivos oferecem para a gestão de um negócio, o preço pode acabar se tornando muito alto.

Por isso, preparamos este artigo com um comparativo entre as planilhas e os sistemas de gestão – ERP, apresentando os pontos mais importantes nesta balança.

Diferenças entre planilhas e sistemas de gestão

Confira as principais diferenças entre as planilhas e os ERPs, e entenda porque um software gerencial é sempre a melhor opção.

Segurança

Planilhas: a segurança das planilhas e das informações contidas nela é muito baixa, pois qualquer problema no computador pode danificar seu arquivo e seus dados. Se a planilha for compartilhada com outras pessoas, os riscos aumentam ainda mais, com chances de erros nas formulas e desatualização das informações.

Sistema de gestão: quando a empresa utiliza um ERP, todas as suas informações são criptografadas com a mesma segurança dos bancos online e disponibilizadas em tempo real, 24 horas por dia, 7 dias por semana. Tudo isso com backup automático dos dados, para garantir a segurança dos dados da empresa.

Suporte

Planilhas: não existe suporte especializado para cada planilha utilizada na empresa. Existem materiais na internet com dicas de utilização e correções de possíveis falhas, porém sem considerar as particularidades de cada empresa, e conseqüentemente a maneira como a planilha esta sendo utilizada.

Sistema de gestão: as empresas fornecedoras de softwares de gestão oferecem suporte via telefone, chat e email para seus clientes. Assim, cada dúvida será sanada de acordo com as regras de negocio da sua empresa, e a melhor forma de utilizá-la dentro do ERP.

Facilidade de uso

Planilhas: quando o gestor utiliza uma planilha simples, ela até pode ser fácil de usar. Mas quando a empresa precisa de planilhas robustas, pode encontrar complexidade na utilização. A falta de automatização destes arquivos pode comprometer a produtividade de toda empresa.

Sistema de gestão: optando por um sistema de gestão online, você encontra ferramentas intuitivas, que facilitam o dia a dia da empresa, mesmo para quem não tem experiência na utilização de um ERP.

Colaboração

Planilhas: de maneira geral, planilhas são compartilhadas por email ou através de um sistema de nuvem. Porém, o problema ocorre no momento da utilização, onde apenas um usuário pode utilizar a planilha por vez, aumentando os riscos de criar informações desatualizadas e duplicadas.

Sistema de gestão: um ERP foi criado especialmente para ser utilizado por equipes, por isso, o armazenamento em nuvem permite que diversos usuários tenham acesso simultâneo as informações. Desta forma, um acesso não ira interferir no outro e as informações estarão sempre atualizadas.

Organização e Interatividade

Planilhas: a organização dos dados irá obedecer à organização das pessoas que estão utilizando, sem que haja interação entre os dados e acessos dos usuários.

Sistema de gestão: o sistema é criado para manter as informações organizadas e para que elas interajam entre os dados cadastrados pelos diversos usuários. Desta forma, os dados serão exibidos de forma lógica e intuitiva, apresentando relatórios que facilitam a analise gerencial do negocio.

O melhor sistema de gestão para sua empresa

Como percebemos, um ERP oferece uma ótima relação custo-benefício para qualquer tipo de empresa. Neste cenário, o Sige Lite foi criado especialmente para atender suas necessidades de forma Gratuita! Com ele você poderá controlar vários processos da sua empresa mesmo sem conexão com a internet, garantindo uma boa produtividade.

>> Baixar o Sige Lite GRÁTIS <<

Concluindo

Como percebemos, optar por um sistema de gestão pode trazer mais benefícios e economia para a empresa, no curto, médio e longo prazo. Por isso, abandone as planilhas agora mesmo e melhore a gestão da sua empresa neste início de ano!

Se você ainda tiver dúvidas sobre as vantagens de um sistema de gestão, converse conosco. Estamos sempre a disposição através dos comentários!

Show Full Content
Anterior Planilhas Excel para facilitar a abertura do seu negócio
Próximo Como migrar os dados das Planilhas Excel para um ERP

Comentários

Deixe um comentário

Fechar

Próximo conteúdo

Fechar

Como escolher um Sistema para Lojas de Móveis

20 de agosto de 2019
Fechar