Conteúdos práticos e úteis para simplificar a gestão empresarial.

Para todas as empresas, independentemente do tamanho ou nicho de mercado, é fundamental contar com um documento que formalize e padronize os serviços a serem prestados, é aí que entra a Ordem de Serviço (OS).

Por isso, nós da equipe SIGE Lite, criamos este artigo, para esclarecer dúvidas sobre esse documento essencial na rotina das empresas. Além disso, compartilhamos um modelo de ordem de serviço para que você possa baixar e adaptar às necessidades do seu negócio.

O que é e para quê serve uma Ordem de Serviço?

Anteriormente, comentamos que a OS é um documento que tem a finalidade de formalizar os serviços executados por um prestador de serviço a um cliente. Ao mesmo tempo, indica os materiais e a mão de obra, utilizados para executar a atividade contratada.

Só para exemplificar, imagine: Você é um eletricista. E uma cliente o procura solicitando um orçamento para instalar luminárias na loja dela. Uma vez que o orçamento seja aprovado e negociados os valores, é chegado o momento de emitir uma OS.

A OS emitida teria o papel fundamental de organizar internamente o trabalho a ser realizado. Dessa forma, a OS atua como uma ferramenta de comunicação interna, para dar atenção ao pedido e realizar a entrega no prazo combinado.

Além disso, servem para controlar o estoque. Por exemplo, quantos metros de fios você precisará para instalar as luminárias. Ademais, pode-se controlar a produtividade e, até mesmo, realizar a gestão financeira. Uma vez que você poderá discriminar todos os custos envolvidos na trabalho a ser realizado.

Quais os dados necessários em uma OS?

Para que esse documento cumpra com as funções já mencionadas, principalmente, na gestão de empresa. É fundamental que constem os seguintes dados básicos:

  • Número do documento
  • Nome do Cliente / Dados do Cliente
  • Data de emissão
  • Técnico Responsável / Vendedor
  • Descrição do Serviço a ser realizado
  • Materiais utilizados
  • Forma de pagamento

Cabe ressaltar que as OS podem variar de acordo com os serviços ofertados por sua empresa.

De acordo com esses dados, pode-se dizer que esse documento tem caráter de autorização para realizar o serviço solicitado. Bem como, para gerar relatórios. Sejam eles de produtos utilizados, datas e condições de pagamento, tipos de serviço com maior procura, etc.

Nesse sentido, ao contar com um bom modelo de Ordem de Serviço, você terá uma série informações de forma organizada e facilmente entendidas. Claro que um Software de Gestão Empresarial, é a melhor opção para automatizar e sincronizar todos os processos. Mesmo assim, nós disponibilizamos um modelo de Ordem de Serviço, que pode ser facilmente adaptado às suas demandas.

 

Baixar Modelo de Ordem de Serviço

 

Se você está já sente que está disposto a empreender com uma ferramenta tecnológica, é o momento de conhecer o SIGE Lite. Com ele você gerencia suas vendas, controla seu financeiro, administra seu estoque, emite ordens de serviço e muito mais. E o melhor, nosso sistema é 100% Gratuito!

 

Baixar SIGE Lite

 

Show Full Content
Anterior Gestão de CRM: a tecnologia como ferramenta de Fidelização de Clientes
Próximo IRPJ: O que é Imposto de Renda Pessoa Jurídica?
Fechar

Próximo conteúdo

Fechar

Cálculo de Salário: planilha em Excel para download

14 de outubro de 2016
Fechar