Conteúdos práticos e úteis para simplificar a gestão empresarial.

Criar uma empresa, especialmente uma pequena ou média (MPE) é, sem dúvida, uma das decisões mais importantes na vida profissional de qualquer pessoa. Tornar-se um empreendedor é um desafio que nem todos estão dispostos a enfrentar.

Apesar disso, no Brasil há cada vez mais empreendedores. De acordo com dados do Portal do SEBRAE, existem 6,4 milhões de MPEs. Essas empresas geram mais de 50% dos empregos com carteira assinada no setor privado.

Entretanto, criar uma empresa é apenas o primeiro passo. Inegavelmente, fazê-la crescer e torná-la rentável são os verdadeiros desafios. Visto que, segundo informam dados do IBGE, 60% das MPEs quebra nos primeiros 5 cinco anos.

Pensando nisso, nós, da equipe SIGE Lite, preparamos 5 dicas que podem ajudar você na árdua tarefa de gerir sua empresa e fazê-la crescer de maneira produtiva e cada vez mais rentável.

 

Faça sua empresa crescer de maneira sólida:

1.- Escolha a equipe de trabalho ideal  

Delineie uma estratégia para escolher as pessoas que você contratará. Para isso, identifique a compatibilidade delas com a cultura e com os objetivos da empresa. Desse modo, lembre-se que sua equipe é quem estará em contato direto com seus clientes e fornecedores. Cada um dos colaboradores selecionados deve estar em sintonia com a imagem que você quer construir de sua empresa perante os clientes. 

Um colaborar é parte fundamental do seu negócio. Por isso, incentive e valorize sua equipe. Não esqueça de manter um boa comunicação com todos e entre todos! E claro, treinamento contínuo é fundamental para otimizar todos os processos dentro da sua empresa.

2.- Estude seu nicho de mercado

Sem dúvidas, uma vantagem que você terá como empreendedor é a do contato com seus clientes. Através desse contato, pode-se identificar facilmente suas necessidades específicas. Dessa forma, pode-se desenvolver estratégias de atuação. Bem como, criar propostas de valor agregado que impactem na satisfação de qualquer cliente.

Além disso, procure conhecer ao máximo negócios no seu segmento. Evidentemente, tenha bem claro qual o perfil da sua empresa e o seu público-alvo. Munido dessas informações, procure entender o que esse público busca e quais os melhores caminhos para promover os produtos ou serviços que sua empresa tem para oferecer.

3.- Utilize uma ferramenta de Gestão Empresarial

Administrar uma Micro ou Pequena empresa, não depende apenas de você ou da sua equipe. Com um mercado cada vez mais competitivo e clientes cada vez mais exigentes, contar com a tecnologia é inevitável. Assim, um bom Software de Gestão Empresarial, ajudará você a organizar, planejar e executar qualquer processo no seu negócio

Quer fazer tudo isso sem gastar nada? Então, o SIGE Lite é a ferramenta perfeita para você!

Ele é totalmente GRÁTIS, você pode usá-lo online ou offline, além de contar com uma série de recursos, como frente de caixa, cadastros básicos e emissão de notas fiscais. Ou seja, é ideal para quem está começando!

4.- Faça avaliações periódicas

É muito comum, entre micro e pequenos empresários que a gestão seja totalmente empírica. Porém, realizar análises pontuais de campanhas, projetos ou processos ajudará a identificar em qual situação se encontra a sua empresa. Esse tipo de decisão estratégica contribui para que você encontre pontos a melhorar e saiba o que é necessário fazer para impulsionar seus negócios. 

5.- Não deixe de inovar

Certamente, quando você começou sua empresa, tinha ideias e aspirações que pareciam inalcançáveis. Ainda assim, o ideal é buscar realizar esses planos, sempre com precaução e medindo resultados. Pois, inovar constantemente fará com que sua empresa se mantenha dinâmica diante das variações constantes do mercado.

Esperamos que essas dicas possam ajudar a fortalecer o crescimento da sua empresa. Se você deseja começar e estruturar sua MPE, recomendamos que leia nosso artigo: Como escolher um Software de Gestão Empresarial?

Show Full Content
Anterior O que é Gestão de Serviços?
Próximo Como fazer uma gestão de compras eficiente?
Fechar

Próximo conteúdo

Fechar

Imposto de renda 2016: todas as regras que você precisa saber

12 de fevereiro de 2016
Fechar