Como vender um serviço: 6 dicas práticas para começar agora

Como vender um serviço: 6 dicas práticas para começar agora

Agora que você já viu como cobrar por um serviço prestado, o próximo passo é saber como vender um serviço.

A principal característica que distingue um serviço de um produto é a intangibilidade. Ao comprar um produto, o consumidor adquire algo tangível, que pode ser visto, sentido e manuseado. Já a venda de um serviço não envolve uma mercadoria, o vendedor não tem nada concreto para mostrar ao cliente.

Nesse cenário, é ainda mais importante obter orientações sobre como vender um serviço, cuidar da experiência do cliente e oferecer qualidade na prestação de serviços.

A seguir, listamos seis dicas sobre como vender um serviço.

1. Estimule seus clientes

O marketing boca a boca é muito poderoso. Isso porque as pessoas tendem a confiar mais em uma recomendação que recebem de um amigo do que em um anúncio que vem da empresa. Para que os clientes atuais falem bem da sua empresa, é preciso mantê-los satisfeitos e buscar sempre superar suas expectativas. Afinal, ninguém vai recomendar algo de que não gosta.

Se eles estiverem felizes com o serviço prestado pela sua empresa, as chances de indicá-la para a sua rede de contatos são grandes.

Talvez eles queiram falar bem da sua empresa e não saibam como fazê-lo. Busque formas de estimulá-los.Você pode, por exemplo, enviar e-mails marketing com freqüência com dicas e curiosidades sobre o serviço prestado e incentivá-los a compartilhar com outras pessoas. Ou estimulá-los a fazer check-in nas redes sociais ao visitar seu estabelecimento comercial.

2. Passe uma boa imagem da empresa

Antes de fechar um negócio, os consumidores costumam cada vez mais pesquisar sobre a reputação da empresa e saber como foi a experiência de outros clientes na aquisição do serviço.

Para obter tais informações, eles normalmente acessam sites como Reclame AQUI e verificam depoimentos e avaliações de usuários no site ou página do facebook da empresa.

Por essa razão, é muito importante certificar-se de que sua empresa tenha uma boa imagem nesses canais. Colete depoimentos de clientes para colocar no seu site e responda tanto as avaliações positivas quanto negativas que usuários fizeram na página do facebook da companhia.

Caso tenha alguma reclamação aberta no Reclame AQUI sobre o serviço prestado pela sua empresa, busque solucioná-la rapidamente.

3. Conheça o seu cliente

Saber como vender um serviço significa entender o perfil do cliente. Bata um papo com o cliente, entenda o seu estilo de vida, o que ele faz no tempo livre e quais são os seus interesses.

Trabalhe no seu banco de dados e use as informações que garimpou na hora de oferecer um serviço. Isso garante que você se antecipe às necessidades e desejos dos clientes e esteja à frente da concorrência.

6 dicas sobre como vender um serviço

4. Divulgue casos de sucesso

Divulgar os resultados de um projeto que deu certo é uma ótima forma de encorajar potenciais clientes a fecharem um negócio.

Escolha um cliente que tem uma boa imagem da sua empresa e pergunte se pode publicar um texto em seu site sobre os resultados que ele obteve com a contratação dos seus serviços. Escreva sobre os desafios que ele tinha, quais os serviços que adquiriu e como sua empresa o ajudou a alcançar resultados.

Além de transmitir confiança, o processo de publicação de um caso de sucesso também é uma ótima forma de se relacionar com o cliente.

5. Certifique-se de que os seus clientes atuais estejam satisfeitos

O esforço para conquistar um novo consumidor ou recuperar um ex-cliente é muito maior do que o de manter um cliente atual.

Por essa razão, é preciso ouvir o que o cliente tem para dizer constantemente. A melhor maneira de fazer isso é realizar uma pesquisa de satisfação.

Para criar um questionário tenha em mente o que quer saber e quais ações vai conseguir adotar com os resultados obtidos. Você pode identificar, por exemplo, que os seus clientes não estão satisfeitos com os meios de pagamento que você oferece ou com a navegabilidade do seu site.

Busque fazer melhorias nos pontos levantados pelos participantes e divulgue as ações que tomou com os resultados da pesquisa. Isso vai mostrar compromisso e credibilidade para os seus clientes e as chances deles falarem bem da sua empresa vão aumentar.

6. Faça parcerias com outras empresas

Aliar-se a empresas que possam indicar clientes para você é uma ótima forma de atingir um público novo.

Em um modelo de parceria, uma empresa pode presentear os seus clientes com um cupom de desconto para ser utilizado na aquisição dos serviços da sua empresa.

As parcerias devem ser firmadas com empresas que queiram atingir o mesmo público-alvo que você e, de preferência, ofereçam serviços ou produtos complementares aos seus.

Concluindo

Aposte nessas práticas sobre como vender um serviço e você verá que suas vendas vão aumentar bastante e elevar o grau de confiança em seus serviços. Isso lhe ajudará a fidelizar seus clientes e aumentar seus resultados.

Gostou desse artigo? Agora você já sabe como vender seus serviços de maneira mais fácil? Se você tiver outras dicas, deixe nos comentários para que possamos agregar ao artigo!

Artigos Relacionados