Conteúdos práticos e úteis para simplificar a gestão empresarial.

Todo mundo, em algum momento precisa comprar roupas e calçados, seja para o dia a dia ou para uma ocasião especial. E durante este processo de pesquisa e compra, as redes sociais auxiliam muito. Através de delas o cliente tem a possibilidade consultar preços, cores, tamanhos, criar alertas de disponibilidade e fazer a compra sem nem sair de casa.

Por isso, se você esta pensando em abrir o seu próprio negócio neste segmento e vender através das redes sociais, separamos 7 dicas para te ajudar.
Vem ver!

Conta Comercial

A primeira coisa em que você deve focar é no perfil do seu negócio. Você deverá tomar decisões inteligentes e estratégicas, pois mesmo as coisas mais simples como o nome da sua loja ou sua biografia, poderão impactar nos seus resultados.

Além disso, você deverá optar por uma conta comercial para aproveitar os diversos recursos importantes oferecidos.

Link da Loja

Adicione em sua bio o link da sua loja, assim o cliente poderá acessá-la de forma rápida. Caso você possua mais de um link que deseje compartilhar, você poderá usar o app Linktr.ee para incluir novos links.

É importante que você aproveite este espaço para chamar as pessoas a sua loja, whatsapp, facebook, canal do youtube… 

Aproveite também as suas postagens e gere chamadas para que as pessoas acessem sua bio, como por exemplo a chamada “Link na BIO”.

Defina seu público

Você não conseguirá seguir com seu negócio, se não souber identificar para qual público você vende. Por isso, você precisa analisar as pessoas que compram seus produtos e entender as expectativas delas.

Você pode visitar lojas que vendem os mesmos produtos para entender como os vendedores se posicionam para os cliente, converse também com seus fornecedores e entenda um pouco mais sobre o que você irá vender. Ter esta visão, irá lhe auxiliar a fazer compras de uma maneira mais focada em seus clientes.

Conteúdos

Com o seu perfil criado e seu público-alvo definido, é hora de começar a publicar. Crie um calendário de postagens e prepare bem suas fotos e legendas. Opte por legendas curtas, entre 250 a 350 caracteres e evite ao máximo os erros gramaticais.

Utilize as descrições para oferecer um conteúdo de valor aos seus clientes, poste dicas, ideias, inspirações ou fale sobre as peças que estão sendo publicadas.

Invista em fotos de boa qualidade para deixar seu feed mais atrativo, faça também vídeos de suas peças, mostrando cada detalhe. Assim, seu cliente saberá da qualidade do seu produto.

Faça fotos criativas, explore diferentes ângulos, mas não se esqueça que a foto precisa ter uma boa resolução. Invista em fotos com modelos, que mostrem seus produtos e como podem ser utilizados. Assim, você irá gerar valor ao seu produto e sua marca.

Parcerias

Invista em parceiros que tenham o estilo da sua marca. Defina o que você busca em uma parceria e quais resultados você espera receber. Assim, vá em busca da pessoa que mais representará o estilo e objetivo da sua loja. Ter uma personalidade influente divulgando a sua marca aumenta sua exposição e consequentemente gera mais vendas.

Incentive também seus clientes a publicarem fotos usando suas peças, assim, você poderá postar em seu feed e stories.

WhatsApp

O WhatsApp é uma ótima ferramenta para fazer parte das suas estratégias. Este canal faz com que você fique mais próximo de seu cliente e possa lhe oferecer um atendimento rápido, ágil e exclusivo. 

Lembra do link na bio? Você pode utilizá-lo para direcionar seu cliente ao WhatsApp da sua loja, assim você poderá ajudá-lo de uma forma mais pessoal.

Mas lembre-se de responder seu cliente em qualquer rede social, o bom atendimento faz com que seu cliente busque sua loja mais vezes.

Instagram

O Instagram conta com um recurso de compras direto na plataforma. Além disso, o Instagram é considerado a melhor rede social para trabalhar com estratégias de marketing envolvendo influenciadores. Alguns recursos do instagram que você deve aproveitar:

Instagram Shopping

A loja do Instagram é uma das novas funcionalidades que merece destaque, principalmente para a venda de roupas online. Através dela é possível informar nome e preço nos produtos, além de poder inserir o link de acesso a sua loja virtual, melhorando assim o processo de compra dos usuários.

Reels

Esta ferramenta possibilita a criação de vídeos curtos de até 15 segundos e possui recursos como cortes múltiplos, realidade aumentada e áudio de músicas. Com ele você pode criar conteúdos descontraídos e divertidos dos seus produtos.

IGTV

Com esta ferramenta,é possível compartilhar vídeos longos de até uma hora. Antes desta ferramenta ser lançada, o tempo máximo possível de um vídeo publicado no Instagram era de um minuto. Você pode utilizá-lo para publicar lives, tutoriais, fashion films, publi posts, entre outros.

Stories

Através do Instagram Stories é um ótimo espaço para você compartilhar fotos e vídeos de seus produtos e novidades. Com esta ferramenta, também é possível publicar enquetes, perguntas, links e gerar conteúdos interativos com seus seguidores.

Utilize também seus stories para compartilhar promoções, dicas de moda, feedbacks de clientes, sorteios, parcerias,…

De fato, qualquer pessoa consegue começar seu próprio negócio online. No entanto, você deve estar sempre se atualizando sobre as estratégias ideais para o seu negócio.

Além disso, busque sempre priorizar o atendimento ao seu cliente e encontrar formas de otimizar a experiência de compra em sua loja.

Show Full Content
Anterior Como melhorar seu relacionamento com seus clientes nas redes sociais
Próximo Novidades de Fevereiro de 2022 do SIGE Cloud
Fechar

Próximo conteúdo

Fechar

Comparativo de Vendedores: planilha para download

22 de setembro de 2016
Fechar