Conteúdos práticos e úteis para simplificar a gestão empresarial.

Indústria 4.0, MVP, Fintech, Startup. O boom da tecnologia como forma de alavancar projetos e criar soluções para demandas do dia a dia é pauta certeira em todos os eventos de empreendedorismo, nos jornais, revistas, seja em mídia impressa ou digital.

Entretanto, nem todos os empreendedores, ou futuros empreendedores compreendem bem o que são de fato esses termos e o que isso tem a ver com seu negócio.

Por isso, no artigo de hoje, esclarecemos todas as principais dúvidas quando o assunto é Startup.

Assim, neste texto respondemos questionamentos como:

  • O que é uma Startup?
  • Por que investir em uma Startup?
  • Quais os passos para criar uma Startup?
  • 3 Startups que podem contribuir com o seu negócio.

O que é uma Startup?

Provalmente você já ouviu ou leu esse termo em algum lugar. Apesar de bastante difundido na atualidade, esse termo tem sua origem com o advento da internet, em meados dos anos 1990. Por estar vinculado, inicialmente, aos primeiros negócios virtuais, muitas pessoas acreditam que Startups são as novas empresas da área tecnológica.

Entretanto, o conceito primordial para definir o que é uma Startup é: Solução.

Ou seja, Startups são empresas fundadas a partir de uma ideia criatividade e com grande potencial de crescimento, tendo baixo custo de operação e comandada por um grupo de pessoas com o mesmo objetivo. Basicamente, uma startup vem da observação/análise das demandas do mercado que não têm sido contempladas por produtos ou serviços já existentes.

Com uma abordagem denominada disruptiva, jovens empreendedores têm apostado neste formato mais enxuto de negócio para tirar sua ideia do papel e levar novas possibilidades de resolver problemas cotidianos reais.

Por que investir em uma Startup?

Conforme falamos anteriormente, as startups trazem um novo paradigma de negócio. Diferente do que se imagina são empresas de pequeno porte, que requem pouca estrutura e não demandam muito investimento operar.

Com efeito, esse formato é ideal na atual conjuntura político-econômica e é a principal opção quando se tem uma ideia de negócio, mas tem pouco dinheiro no bolso. Sendo a escolha de uma parcela considerável da Geração Z (nascidos entre 1980 e 2000).

Não só as facilidades no que diz respeito aos investimentos e estrutura, mas também a vantagem de trabalhar o que se gosta e a flexibilidade de um modelo mais colaborativo, são grandes atrativos para investir ou criar uma Startup.

De acordo com dados de 2017, o número de negócios neste modelo mais que dobrou nos últimos 5 anos, chegando a 5147 empresas registradas.

Quais os passos para criar uma Startup?

O SEBRAE disponibiliza um completo ebook com 10 Dicas para tirar sua Ideia do Papel montar uma Startup de Sucesso.

Quer conhecer quais passos são esses? Confira:

  1. Analise o mercado e tenha uma boa ideia;
  2. Valide suas hipóteses de solução;
  3. Forme um time capacitado e alinhado à sua proposta de negócio;
  4. Tenha um completo acordo de sócios;
  5. Teste seu modelo de negócio até que funcione;
  6. Conheça suas métricas;
  7. Seja ágil na execução e busque apoio;
  8. Tenha um plano pró-ativo para captação de recursos;
  9. Construa uma cultura e valorize seu time;
  10. Pense grande, inove constantemente.

Dica SIGE: Se você está pensando em empreender e não sabe por onde começar, disponibilizamos uma série de artigos que podem ajudar. Clique nos títulos e desfrute de nossas dicas e orientações dos nossos especialistas em Gestão.

3 Startups que podem contribuir com seu negócio.

1. Nubank

Segundo a apresentação no próprio site da empresa, os fundadores da Startup Nubank se denominam “inconformados”. Diante das inúmeras taxas e dos elevados juros bancários, a empresa fundada em 2013 usa design e alta tecnologia para propor soluções financeiras inteligentes.

Na atualidade, cada vez mais pessoas têm buscado as facilidades de controle financeiro com o cartão de crédito moderno e simples do Nu.

2. Send4

A Send4 é um rede de serviços de pontos de retiradas de encomendas. Ela foi fundado com o objetivo de atender às novas demandas dos compradores no Brasil. Facilitando e barateando o custo do frete para os consumidores onlines e e-commerces. Para isso, oferece um local mais cômodo para retirada, que se incorpora rapidamente na vida de seus clientes, tornando a inovação de entrega um dos temas mais importantes do varejo.

3.SIGE Cloud

Fundada em 2013, a SIGE Cloud é uma empresa de TI especialista em Sistemas de Gestão Online (ERP). A SIGE tem a inovação disruptiva como alicerce estratégico. A empresa, situada no sul do Brasil, atende seus mais de 16 mil clientes por todo o território nacional.

Com o intuito de sanar uma demanda clara de mercado: micro e pequenas empresas que precisam migrar das velhas planilhas e registros manuais, para um software que integre setores e torna possível um processo de gestão fácil e rápido. A empresa SIGE Cloud, lançou, no primeiro semestre de 2018, o seu Sistema ERP Gratuito: SIGE Lite.

A ferramenta pode ser utilizada online e offline, contemplando gestão financeira, controle de estoque, pdv e emissão de notas fiscais.

Além de diversas outras funcionalidades, 100% gratuitas. O sistema está intregrado com a plataforma de e-commerce, Mercado Livre e com a B2W (marketplace que opera os gigantes Submarino, Shoptime e Americanas.com).

Gostou desse post? Quer conhecer mais sobre o Sistema ERP que tem transformado a gestão de milhares de microempresas?

Baixe o SIGE Lite e comece hoje mesmo a melhorar os resultados do seu negócio.

 

BAIXAR SIGE LITE

 

Show Full Content
Anterior RH: Como a Gestão de Recursos Humanos Impacta o seu negócio?
Próximo Controle Financeiro: Planilha de Gastos para Download
Fechar

Próximo conteúdo

Fechar

Novidades da Versão 2.0.33 do SIGE Cloud

20 de julho de 2018
Fechar