Conteúdos práticos e úteis para simplificar a gestão empresarial.

Nós mesmos aqui no blog sempre fomentamos o empreendedorismo digital. Porque criar canais que aproximem as empresas de seus clientes é imprescindível. Tanto que essa nem é uma dica, é uma necessidade básica para sobreviver às dinâmicas e exigências do mercado.

E por falar em exigências, nesse momento em que uma nova realidade vem se configurando é preciso que as empresas criem meios rápidos de se adaptar.

Por isso, a nossa dica de hoje é que você experimente realizar vendas através do WhatsApp.

Como vender usando o WhatsApp?

Primeiramente vamos falar em números. Mais de 120 milhões de brasileiros utilizam o WhatsApp. Então, não importa se você chama esse aplicativo de Whats, ZapZap ou apenas Zap, o fato é que a esmagadora maioria da população utiliza essa ferramenta e se a sua empresa não aproveita o potencial desse app, você está perdendo dinheiro!

Portanto, selecionamos 6 dicas fundamentais para você colocar essa ideia em prática e movimentar a suas vendas agora mesmo!

1- Baixe sua lista de clientes e crie listas de transmissão

Ninguém, mas ninguém mesmo gosta de grupos no WhatsApp. Então a primeira ideia que não dá certo e que, pelo contrário, atrapalharia as suas vendas, seria criar um daqueles grupos enormes misturando o seu público e com muitas pessoas enviando mensagens desconexas. Ou pior, saindo do grupo sem nem saber do que se trata, porque elas simplesmente nem foram consultadas se queriam ou não fazer parte desse grupo.

O ideal nesse caso é que você acesse o seu sistema de gestão empresarial (ERP) e baixe uma lista de contatos de todos os seus clientes.

Feito isso, você pode criar listas de transmissão no WhatsApp para enviar a mesma mensagem para vários clientes. Essa estratégica permite que você não seja tão invasivo e ao mesmo tempo conquiste a visibilidade de várias pessoas ao mesmo tempo.

Nesse sentido, é importante lembrar que para que a lista de transmissão funcione, esses prospects e clientes precisam ter o seu contato salvo no celular. E, claro, você também precisa ter os contatos deles.

2- Coloque-se à disposição e compartilhe conteúdo relevante

Por certo, como em qualquer canal de comunicação, é fundamental trabalhar a sua abordagem e adaptá-la ao seu público. Lembre-se que o WhatsApp é um aplicativo de conversas rápidas. Portanto, para dar fluidez a esse uso é importante usar a linguagem adequada e um marketing certeiro.

O seu foco não deve ser chegar de “sopetão” querendo vender. Crie uma conexão com a sua persona. Por exemplo, se você tem uma pequena empresa, uma loja de bairro, um comércio que realizar vendas apenas na sua cidade. Que tal iniciar essa conversa quebrando o gelo e se colocando à disposição desse cliente?

“Oi, Fulano! Tudo bem com você? Tô passando rapidinho para lembrar que a loja está fechada, mas estamos funcionando, fazendo entregas todos os dias. Se você estiver precisando do produto XYZ, pode me chamar, que eu levo até você!”.

Outro fator importantíssimo nesse período é deixar bem claro que você e sua empresa estão respeitando as medidas de saúde necessárias para seguir atendendo.

E claro, crie conteúdo relevante e que tenha a ver com o seu negócio. Você pode enviar por WhatsApp, um gatilho que leve a pessoa a acessar o seu blog, site ou suas redes sociais.

Vale lembrar que cada negócio é único, você precisa entender a dinâmica do seu público e, então, traçar uma estratégia de interação. As vezes com uma só mensagem, você fecha negócio. Por outro lado, há casos que exigem mais tempo, o essencial aqui é conhecer bem a sua persona e nutrir essa relação.

3- WhatsApp na tela do seu computador

Se acaso você não conhece esse recurso ou ainda não utiliza, tá na hora de mudar!

Para utilizar o WhatsApp Web, basta acessar o site: https://web.whatsapp.com/

Ali, se abrirá uma tela com um QR. Pegue o seu celular, abra o aplicativo do WhatsApp e clique nos 3 pontinhos, no canto superior direito da tela. Selecione a opção WhatsApp Web e posicione seu celular para fazer a leitura do QR Code.

Pronto! Em instantes sua conta estará conectada no seu computador, permitindo que você tenha mais facilidade para realizar qualquer operação.

4- Outras redes sociais ajudam a aumentar sua lista de contatos

Nessa lógica, em que todos os canais de comunicação são bem-vindos. Pense que não basta ter um perfil da sua empresa em cada rede social, é preciso trabalhar esses canais com inteligência e em sincronia.

Por exemplo, no LinkedIn, Facebook ou Integram, você deve fazer postagens frequentes. Sobretudo agora que as pessoas têm mais tempo para estar online.

Nessas publicações, é imprescindível mencionar o contato de WhatsApp da sua empresa. Isso facilita a comunicação, dá agilidade. Afinal, é bem melhor tirar uma dúvida por zap, do que pelo e-mail.

Ainda não faz isso? Então corre lá no Facebook ou Instagram e acrescenta nos seus posts a seguinte frase: “Tem alguma dúvida, quer mais informações? Entre em contato conosco através do Zap (xx) 000-000”

5- Trabalhe com recompensas digitais

Enfim, se você tem uma landing page, um formulário, um cadastro qualquer no seu site ou rede social, você deve colocar nas informações de contato da sua empresa o WhatsApp. Essa é uma estratégia simples e que permite que os prospects e clientes salvem o seu número.

Outra coisa super bacana são as recompensas digitais. Algo como “se me der o uma informação, eu lhe dou um percentual de desconto.” E quando falamos em recompensas digitais, não precisa ser somente desconto, você pode disponibilizar um infoproduto como um ebook, gráfico, vídeo.

Mas se o seu negócio não tem nada digital, essa recompensa pode ser entrega grátis na primeira compra. Pode ser “pague 1, leve 2”. Aí, é só usar a criatividade para oferecer as melhores vantagens e se destacar na sua cidade e região!

6- Crie Catálogos de Produtos no WhatsApp

Por fim, o WhatsApp Business tem uma série de benefícios, especialmente para as pequenas empresas que de alguma forma não se sentem aptas a concorrer com outros negócios nas grandes plataformas de e-commerce, seja por questão de não ter um preço tão competitivo ou mesmo por não possuir uma loja virtual, e assim querem impactar diretamente a sua carteira de clientes.

Desse modo, um dos recursos mais interessantes que esse aplicativo tem pra oferecer é o Catálogo de Produtos.

Já pensou estar em uma conversa com seus clientes e poder enviar um catálogo online para que eles acessem e escolham os produtos que desejam comprar? Com o WhatsApp isso é muito simples e MUITAS empresas não sabem disso!

Passo a passo para criar um Catálogo de Produtos no WhatsApp

  1. Abra o WhatsApp Business, clique no ícone “⋮” (três pontinhos) no canto superior direito e, em seguida, em Configurações > Configurações da empresa;
  2. Nesta etapa, selecione a opção Catálogo;
  3. Agora é chegado o momento de inserir os produtos que você quer vender, clicando em Adicionar Produto;
  4. Inclua as informações dos produtos, como nome, fotos e preço. Você também poderá incluir informações como DescriçãoLink e Código do produto. Feito isso, clique em Salvar.
  5. E pronto! Agora, a qualquer momento, em uma conversa, você só precisará clicar no ícone de Clips para anexar o Catálogo de produtos e enviar ao seu cliente.

E então, gostou dessas dicas? Está pronto para colocá-las em prática? Se quiser ficar por dentro de muitos outros conteúdos sobre vendas e gestão de pequenas empresas, siga acompanhando os nossos conteúdos!

Até a próxima!

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4 de maio de 2015
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