24 de março de 2019
Modelos de planilhas e conteúdos sobre gestão empresarial

Um bom controle de estoque é essencial em qualquer empresa! Porém, na loja física este item é ainda mais importante, pois representa uma grande parte dos valores investidos pela empresa.

Realizar este controle efetivamente irá ser determinante nos resultados da loja física, pois a comercialização das mercadorias depende diretamente disto. Qualquer falta de atenção pode resultar em grandes prejuízos.

Para que você possa realizar o controle de estoque corretamente, evitando produtos parados e garantindo a melhor entrega ao cliente, preparamos este artigo. Nele você vai conferir dicas essenciais para colocar em prática na sua loja física e aumentar seus resultados a partir do gerenciamento do estoque.

Faça a manutenção do depósito

O depósito refere-se ao local onde você armazena os produtos dentro da loja, também conhecido como almoxarifado. Realizar uma boa manutenção deste local é indispensável, independente do tipo de produto vendido.

Este espaço deve estar sempre limpo, arejado e organizado. Estes fatores são essenciais para que você encontre tudo o que precisa rapidamente. Além disso, garantir a segurança deste espaço é outro fator importante, para evitar perdas e roubos, que podem ser traduzidas em prejuízos para o caixa.

Organize os produtos dentro do depósito

Seguindo a primeira dica, voltamos a mencionar a organização dentro do depósito. Este item deve ser levado muito a sério, pois será crucial na operação diária dos vendedores e estoquistas.

Esta organização irá variar conforme as necessidades da empresa e o tipo de mercadoria vendida. Por exemplo, o agrupamento de produtos pode ocorrer por categoria, marca, tamanho, nome ou validade.

Seja qual for à organização escolhida, ela deve ser eficiente dentro dos processos da empresa. Ela irá evitar perdas ou esquecimentos de mercadorias, além de facilitar a analise visual do depósito. Por exemplo, o vendedor pode encontrar a mercadoria mais facilmente em um estoque organizado e assim não deixar o cliente organizado.

Realize inventários periodicamente na loja física

Este item é essencial para que você tenha um controle de estoque realmente efetivo. O principal objetivo destes inventários é verificar se o estoque físico está realmente igual ao seu controle gerencial.

Desta forma você sempre terá dados concretos para visualizar, facilitando as decisões que envolvem compras e vendas. Além disso, a realização de inventários periódicos permite identificar possíveis desvios ou perdas de produtos.

Para realizar estes inventários de forma eficiente, é indicado que você estabeleça um prazo e processo para este item. Ou seja, definida quando os estoques serão contabilizados e como isso será feito.

Conheça os produtos mais vendidos

Outro ponto importante no controle de estoque é verificar quais são os produtos mais vendidos, identificando os produtos com maior giro.

Realizar este controle permite realizar melhores compras e evitar que você perca dinheiro com mercadorias paradas. Uma forma de verificar esta informação é utilizando uma Curva ABC de Produtos, que mostrará os produtos mais relevantes dentro do seu estoque.

Como realizar um bom controle de estoque em uma loja física

Alinhe vendas e estoque

O controle de estoque deve andar junto com o seu controle comercial, evitando que você reponha produtos desnecessários e nem que faltem mercadorias

Alinhar estes setores também é uma ferramenta estratégica poderosa dentro da gestão do seu negócio. Isso permite verificar a real situação da loja física e entender a posição do estoque dentro da sua gestão.

Os principais resultados percebidos neste controle conjunto é o acompanhamento das vendas com base na compra dos produtos certos e na quantidade correta. Além disso, pode apontar qual o momento de realizar promoções e possíveis sazonalidades de produtos.

Concluindo

O controle de estoque é um processo muito importante e deve ser utilizado de forma estratégica dentro do negócio. Por isso, coloque nossas dicas em prática e veja como aumentar seus resultados!

E se você utiliza outros métodos de controle de estoque na sua loja física, compartilhe conosco e outros empreendedores através dos comentários. Sua contribuição irá engrandecer nosso artigo!

Show Full Content
Anterior Mercadorias Paradas: como lidar com este problema no estoque
Próximo Cadastro de Produtos: planilha Excel para download

Comentários

Deixe uma resposta

Fechar

Próximo conteúdo

Fechar

Assessoria Contábil: como funciona e quais as vantagens

8 de março de 2017
Fechar