Conteúdos práticos e úteis para simplificar a gestão empresarial.

Nos últimos anos vimos surgir diversas tecnologias de informação, criadas para facilitar a comunicação entre as pessoas em todo o mundo. Esta facilidade também tem alterado as formas de trabalho atuais e gerado o crescimento do Home Office.

Para algumas pessoas este termo é relativamente novo, e gera muitas dúvidas. Por isso, preparamos este artigo para lhe explicar o que é Home Office e como esta modalidade de trabalho pode beneficiar empresas e funcionários.

O que é Home Office?

O termo em inglês Home Office é utilizado para designar o tipo de trabalho que pode ser feito fora do ambiente da empresa, sem a presença física do funcionário na empresa.

A tradução literal deste termo designa o trabalho realizado de casa, mas também pode representar o trabalho realizado em outros espaços alternativos, como cafés, hotéis, aeroportos, entre outros.

Home Office não é para qualquer um

Trabalhar de casa não é o perfil de trabalho indicado para todos os profissionais nem para todas as empresas. Para que esta modalidade realmente funcione, é importante que a empresa tenha um programa de trabalho remoto bem definido.

Realizar treinamentos com os funcionários é o primeiro passo para explicar o que a empresa espera e conseguir um maior comprometimento com o novo método de trabalho. Aproveite estas ocasiões para apresentar a política da empresa, com as regras e normas sobre o Home Office.

Esta política empresarial também pode apresentar uma restrição de atividades, identificando algumas tarefas que exigem a presença física do colaborador na empresa, em dias e horários específicos.

Outro ponto importante é observar o perfil do funcionário que vai trabalhar de casa. O ideal é que este funcionário seja organizado, saiba se auto gerenciar, e este alinhado com os princípios e valores da organização. Além disso, ele deve ter um espaço físico em cada que proporcione um bom desempenho das atividades, ou seja, sem que os assuntos pessoais fiquem lhe atrapalhando diariamente.

Vantagens

Permitir que o funcionário trabalhe de casa pode trazer diversos benefícios, como por exemplo:

  • Flexibilidade de horário: permitir que o funcionário escolha o horário mais conveniente permite que ele realize suas tarefas no momento do dia em que for mais produtivo. Porém, este horário também deve beneficiar a empresa, para evitar problemas na comunicação diária entre as partes.
  • Evite o trânsito e seus custos: atualmente, o transito das grandes cidades é um dos motivos que contribuem para o estresse dos funcionários. Por isso, trabalhando de casa este deslocamento será desnecessário, assim como diminuirá os custos da empresa com vale transporte ou manutenção de veículos próprios.
  • Aumento da produtividade: diversas pesquisas já mostraram que trabalhar em casa aumenta a produtividade dos funcionários. Com uma qualidade de vida maior e mais conforto estando nas dependências de sua casa, o funcionário consegue aperfeiçoar suas atividades e assim, melhora os resultados da empresa.

Comunicação: a grande vilã do Home Office

Muitas empresas preferem não utilizar o Home Office devido ao seu maior problema: a falta de comunicação com o funcionário. Este problema é identificado quando os processos internos de uma equipe dependem do funcionário que está trabalhando de casa.

Mas na maioria dos casos, isso não significa que os resultados serão inferiores. Existem diversas maneiras para manter o contato entre os funcionários, além de realizar a avaliação constante de desempenho dos funcionários.

Concluindo

O Home Office é uma tendência que vem ganhando espaço nas empresas brasileiras e tem ajudado diversos gestores e funcionários. Ele pode ser um grande aliado da produtividade se for bem implantado e as regras forem bem definidas!

Agora nos conte: na sua empresa os colaboradores já realizam Home Office? Compartilhe suas impressões e experiências conosco!

Show Full Content
Anterior Cadastro de Produtos: planilha Excel para download
Próximo Networking: entenda o que é e qual sua importância

Comentários

Deixe um comentário

Fechar

Próximo conteúdo

Fechar

KPI: O que são e para que servem os Indicadores de Desempenho

23 de julho de 2019
Fechar