28 de outubro de 2020
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Todo profissional precisa ter uma boa rede de contatos. Esta afirmativa está diretamente associada ao Networking, uma prática que vem ganhando espaço dentro das empresas e permite ampliar suas oportunidades de negócio.

Mas se você não tem noção do que isso significa, não se preocupe. Este artigo foi feito para você! Vamos explicar o que é o Networking e como tornar esse processo efetivo em qualquer empresa.

O que é o Networking?

A palavra em inglês Networking pode ser entendida como a capacidade de estabelecer uma rede de contatos. Por sua vez, esta rede de contatos é um sistema que partilha serviços e informações entre indivíduos com interesses em comum.

Criar e manter um Networking efetivo significa trocar informações e experiências, com o objetivo de melhorar seu perfil profissional e pessoal. Mas para isso, você deve realmente interagir com as pessoas e criar um relacionamento sólido, não apenas passageiro.

Como iniciar um Networking

Embora o nome possa gerar dúvidas, colocado na prática o Networking é muito simples. Confira algumas dicas para começar sua rede de contatos hoje mesmo:

  • Pessoas que já passaram por sua vida: um bom começo é buscar os contatos de pessoas com quem você já teve um relacionamento em algum momento. Pode ser um velho amigo, ex-chefes, colegas de faculdade e de trabalho, entre outros.Quando encontrar estas pessoas, busque resgatar histórias em comum que alegravam vocês. Este é um bom ponto de partida para retomar o contato.
  • Encontre as pessoas pessoalmente: um bom Networking não deve ser feito somente nas mídias sociais. Procure realizar encontros pessoais, seja para um café, um happy hour, ou para uma refeição. Nesses momentos, seja sempre gentil e se perceber que está causando algum constrangimento, peça desculpas e retire-se.
  • Interesse mútuo: lembre-se que um relacionamento só cresce quando existe um interesse mútuo. Por isso, se perceber que a outra parte não está interessada, desista. O mesmo vale para relacionamento pelos quais você não tem interesse: não insista. Concentre-se apenas em relacionamentos bons e agradáveis para ambos os lados.
  • Converse sobre o mercado: quando retomar contato com pessoas que não via há muito tempo, converse sobre a sua percepção de mercado. Isso vale tanto para a área de formação quanto para os empregos de ambos. Trocar informações sempre aumenta seu conhecimento e pode apontar novas perspectivas.
  • Contatos ainda desconhecidos: ao criar uma rede de contatos, você também irá conhecer pessoas novas. Por isso, quando estiver fazendo o primeiro contato com alguém desconhecido, faça uma boa apresentação pessoal. Explique quem você é, o que faz, como chegou até esta pessoa e por qual motivo.
  • Rede de contatos ativa: lembre-se que uma rede de contatos deve ser sempre alimentada e atualizada, não apenas quando você precisa de algo. Por isso, abaixo listamos algumas dicas para que você possa manter um bom Networking depois que iniciar sua rede de contatos.

Dicas para manter um bom Networking

Depois que você iniciar sua rede de contatos, ela somente será efetiva se você manter proximidade e não perder o contato com as pessoas. Por isso, preparamos algumas dicas para manter um bom Networking entre profissionais da sua empresa e pessoas importantes no seu setor de atuação:

  • Busque a atenção de quem realmente importante: fazer Networking não é se autopromover para todo mundo, mas sim manter o foco nas pessoas que são realmente importantes. Conforme seu objetivo, identifique quem é a pessoa ideal para lhe ajudar e dê atenção a ela. Lembre-se de analisar também os interesses dessa pessoa e o que você pode oferecer em troca.
  • Importe-se com a opinião dos outros: para conquistar a simpatia das pessoas você deve transmitir uma imagem autoconfiante e que demonstre seus valores. Para isso, você pode oferecer ajuda dentro dos seus conhecimentos, ou então abandonar costumes verbais ou hábitos que podem não transmitir profissionalismo.
  • Demonstre apreciação: não seja um bajulador ou puxa-saco que elogia as pessoas de maneira artificial. Porém todas as pessoas gostam de receber elogios sinceros, que demonstrem que você está grato por algum conselho, indicação ou crítica. Ser atencioso, gentil e agradecido é a melhor forma de ficar marcado.
  • Ouça com interesse: outra forma de causar boa impressão é ouvindo atentamente as idéias e percepções das outras pessoas. Prestando atenção no que o outro está dizendo você poderá entender suas colocações e enriquecer seu conhecimento.
  • Colecione e compartilhe cartões de visitas: tenha seu cartão de visitas sempre ao seu alcance, assim como os cartões dos seus contatos. Assim, você pode trocar cartões conforme as suas necessidades ou das outras pessoas. Para facilitar este processo, você pode realizar anotações nos cartões, para lembrar com mais exatidão de cada pessoa e o que você conversou com ela.

Rede de contatos com clientes

Você também pode realizar um bom Networking quando estiver negociando com seus clientes. Esta é uma boa oportunidade para aumentar as chances de fechar negócio. Confira como:

  • Não descreva apenas a funcionalidade do seu produto: sempre que conversar com um cliente ou prospect, deixe ele perceber como você pode mudar a vida dele positivamente. Por isso, não explique apenas o que seu produto faz, mas como ele irá impactar a vida do cliente. Isso costuma estimular mais perguntas e agregue valor ao negócio.
  • Transforme interesse em compromisso: procure desenvolver uma resposta positiva para todas as possíveis perguntas sobre o seu negócio e seus produtos. Fornecer o máximo de informações ajuda na motivação do cliente em continuar o contato, que pode virar uma venda. Fale sempre com base em dados e informações que transmitam valor e criem uma parceria entre cliente e empresa.
  • Dê ao cliente mais do que ele espera: realizar uma consulta inicial sobre o cliente é uma forma de maximizar a efetividade de seus contatos e perceber se os seus serviços são certos para o cliente se o seu cliente é certo para você. Para isso, considere oferecer uma pequena bonificação antes de o cliente fechar a compra ou nos primeiros dias de uso. Por exemplo, teste do produto ou curso para correta utilização.
  • Se você não pode ajudar: algumas vezes você pode perceber que não irá resolver o problema do cliente. Conforme cada caso, você pode indicar outra referência na área em questão, que vai ajudar o cliente melhor do que você poderia. Isso posicionará você em um lugar de valor para o cliente, mesmo que não concretize uma venda imediata.

Concluindo

Realizar um bom Networking é uma forma de aumentar seus conhecimentos e conseguir novas oportunidades de negócio. Por isso, sigas as dicas deste artigo e comece a fazer uma construção de relacionamentos mais efetiva.

Agora nos conte: você já faz Networking? Quais os benefícios percebidos? Compartilhe suas impressões e experiências conosco através dos comentários!

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