Conteúdos práticos e úteis para simplificar a gestão empresarial.

Você já parou para pensar que o contador é como um sócio da empresa? Ele sabe de todas as movimentações financeiras, do lucro, das retiradas dos sócios, dos impostos, dos custos fixos, da sua folha de pagamento, dos repasses aos fornecedores, empréstimos feitos. Por isso, a escolha do escritório de contabilidade deve ser levada muito a sério!

Melhor ter alguém capacitado e de confiança para cuidar de todos esses pontos fundamentais para o negócio. Bons contadores podem ajudar a empresa a crescer ao lidar com questões financeiras complexas, dar alguns conselhos práticos, evitar problemas e perda de dinheiro.

Listamos algumas dicas para você ter em conta na hora de escolher o escritório de contabilidade da sua empresa:

1 – Busque indicações

É recomendável ter algumas indicações de outros empresários, verificar as informações no site da empresa e ver se há indicações ou reclamações a respeito do escritório de contabilidade na rede também. Além disso, é importante que os profissionais que vão lidar com os assuntos da sua empresa estejam aptos a exercer a função. Vale checar no Conselho Regional de Contabilidade (CRC).

2 – Verifique se o escritório de contabilidade está familiarizado com as especificidades da sua área

Cada área de negócios tem uma dinâmica de contabilidade específica também em relação às obrigações fiscais e é preciso estar sempre atento a elas. As obrigações também variam de acordo com o tamanho da empresa, faturamento, quantidade de funcionários. Converse bem com o contador antes de contratá-lo para saber o quanto ele está por dentro do seu ramo de atividade e preparado para lidar com uma empresa do porte da sua.

3 – Encontre alguém que trabalhará para você poupar dinheiro

Veja bem, aqui a questão não é alguém que sonegue impostos, mas um profissional bastante atento aos prazos de pagamento, por exemplo, para que você não tenha gastos imprevistos com juros e multas, por exemplo.  Lembre-se de que é a sua empresa que responderá por qualquer irregularidade.

4 – Avalie a agilidade da comunicação do escritório

É importante que a troca de informações entre cliente e contador seja ágil e precisa. Verifique se o escritório de contabilidade possui telefone ativo, se os e-mails são respondidos em prazos adequados, se as respostas são claras e diretas.

5 – Confira a compatibilidade do software usado pelo escritório de contabilidade com o da sua empresa

Muitos escritórios já usam algum software e é importante verificar o se ele é compatível com o que a sua empresa utiliza, se há possibilidade de exportar e importar dados sem erros.

E tem ainda duas questões mais subjetivas, mas ainda assim fundamental para a escolha de qualquer parceiro e fornecedor do negócio: empatia e confiança. Seu ERP deve conter várias funcionalidades que ajudam no controle financeiro da sua empresa e serão fundamentais para a sua contabilidade e facilitar muito nesse processo de controle de informações.

Confira também nosso artigo “Escritório de contabilidade: qual sua importância para as PMEsclicando aqui.

Show Full Content
Anterior Case de Sucesso: SIGE Cloud é aliado da Giz Magic
Próximo Como aumentar e melhorar o fluxo de caixa da sua empresa

Comentários

Deixe um comentário

Fechar

Próximo conteúdo

Fechar

Despesas: como a classificação pode facilitar o controle financeiro

22 de janeiro de 2018
Fechar