Conteúdos práticos e úteis para simplificar a gestão empresarial.

Realizar o fechamento mensal empresarial de forma correta é uma das operações mais importantes para garantir a saúde financeira da sua empresa.

Podendo prevenir possíveis falhas ou problemas de maneira periódica. Pois, será por meio dele que você poderá visualizar quais são as suas maiores fontes de renda e onde seus recursos estão sendo realmente investidos.

Quem é o responsável pelo fechamento mensal empresarial?

O fechamento mensal empresarial é normalmente realizado no início de todo mês. Sendo departamento financeiro o responsável por agrupar todos os documentos e informações.

E o escritório de contabilidade, ou seu contador, o responsável pela parte fiscal, como cálculos trabalhistas, impostos e geração de livros obrigatórios.

O que levar em consideração no fechamento mensal?

    O fechamento mensal empresarial é divido em 5 etapas, sendo elas:

  • Ativos: se referem aos bens da empresa. Por exemplo: títulos financeiros, ações, mercadorias, ou seja, tudo que faça parte do patrimônio da empresa;
  • Passivos: ao contrário dos ativos, os passivos representam as obrigações das empresas. Por exemplo: salários, encargos, fornecedores, tributos e etc;
  • Patrimônio: conjunto de bens, direitos e obrigações da pessoa ou entidade;
  • Receitas: se refere à todo capital que entra em função da atividade realizada pela empresa;
  • Despesas: se refere aos gastos realizados pela empresa. Por exemplo: luz, água, internet, matéria-prima e etc.

Além disto, é necessário juntar todos os documentos necessários conforme orientação do seu contador, como notas fiscais, arquivos digitais e guias fiscais.

Como otimizar o fechamento mensal empresarial?

Para realizar o fechamento mensal empresarial com eficiência, é necessário ter muita organização. Para assim, garantir que nenhum dado seja omito neste processo e não ocorram imprevistos.

E, utilizar um sistema de gestão como o SIGE Cloud, podem ajudar a facilitar esta tarefa tão burocrática. Pois ele possui mais de 60 relatórios que irão te ajudar a exportar todos os dados necessários quando precisar.

Além disto, o SIGE Cloud possui uma plataforma que funciona tanto online quanto offline, assim você não perde tempo e continua realizando as suas vendas normalmente.

Ainda não conhece o SIGE Cloud?

O SIGE Cloud é um sistema de gestão que trabalha tanto online quanto offline e possui módulos para gerenciar com facilidade todos os processos da empresa, como as finanças, o desempenho das vendas, a emissão de notas fiscais, e muito mais!

Criamos as melhores ferramentas de gestão, para manter todos os setores da sua empresa nos eixos.

Com o Sistema SIGE Cloud, de forma muito simples e rápida, você integra setores, administra sua empresa e, ainda, emite Nota Fiscal Eletrônica, pelo melhor custo-benefício do mercado, sem burocracia e sem surpresas no seu orçamento.

Show Full Content
Anterior Controle de estoque: tudo o que você precisa saber
Próximo Novidades da Versão 2.0.42 do SIGE Cloud
Fechar

Próximo conteúdo

Fechar

As tendências digitais que sua empresa deve considerar

25 de junho de 2015
Fechar