16 de julho de 2019
Modelos de planilhas e conteúdos sobre gestão empresarial

Quando o empreendedor inicia sua empresa, o objetivo é que ela cresça e se transforme em uma grande organização. Mas para que isso se torne real é necessário, além de planejamento, evitar alguns erros que são fatais na gestão do seu negócio. Confira 7 desses principais erros, que quando cometidos podem levar sua empresa a falência.

Contratar familiares ao invés de profissionais qualificados

Realize análises sobre cada cargo e função que existirão dentro da empresa, estabelecendo os pré-requisitos para cada vaga. Conhecendo as competências necessárias para as tarefas que serão cumpridas, contrate pessoas competentes para cada função. Evite “coleguismo” e familiares sem preparo que podem dificultar os processos da empresa.

Misturar contas pessoais e empresariais

Misturar as despesas da empresa com as contas pessoais de cada sócio é um erro fatal que leva muitas empresas a complicações financeiras. Este tipo de controle torna impossível uma análise dos custos da empresa, o que conseqüentemente apresenta informações incorretas sobre os lucros ou prejuízos da empresa. Leia mais aqui.

Tomar decisões sem embasamento

Para todas as tomadas de decisão da empresa, é necessário contar com informações precisas e objetivas. Quando existe confiança nos dados que são analisados, torna-se mais simples tomar decisões que realmente beneficiem a empresa, seus processos e investimentos.

Não estabelecer prazos

Estabelecer prazos para sua equipe é um costume de grande importância e que deve ser aplicado a todas as atividades desempenhadas dentro da empresa. Cada membro da equipe deve evitar desculpas e atrasos e entregar todas as informações até o prazo estipulado.

Retardar decisões

Sempre que for necessário tomar uma decisão, faça isto o mais breve possível. Lembre-se que adiar uma decisão apenas irá aumentar o problema e comprometer todo o processo da empresa, além de aumentar a apreensão de seus colaboradores.

Criar dependência

Evitar ficar dependente de funcionários, clientes ou fornecedores, pois a dependência traz muitos riscos para a empresa. Procure sempre ter dois fornecedores para o mesmo produto, dois funcionários com o mesmo conhecimento técnico, assim a empresa não será prejudicada por baixas, falta de comunicação ou outros erros de gestão.

Não contratar um sistema de gestão

Um sistema de gestão é essencial para manter todos os processos da empresa organizados, além de aumentar a produtividade da equipe. Optando por um ERP como o Sige Lite, você melhora a gestão do seu negócio sem nenhum custo.

Ele permite automatizar seus processos e unificar os setores em uma única plataforma. Você poderá controlar seu financeiro, vendas e emitir notas fiscais mesmo sem internet, em um sistema gratuito.

>> Baixar o Sige Lite GRÁTIS <<

Esperamos que nossas dicas possam lhe auxiliar a evitar este erros de gestão e elevar sua empresa a novos resultados. Caso tenhas alguma experiência para dividir conosco e com outros funcionários, compartilhe através dos comentários!

Show Full Content
Anterior Lei do ICMS tem nova alteração: veja o que mudou
Próximo Controle de Estoque: 4 erros que você jamais deve cometer

Comentários

Deixe uma resposta

Fechar

Próximo conteúdo

Fechar

Como gerenciar e acabar com as dívidas da empresa facilmente

13 de maio de 2015
Fechar