Conteúdos práticos e úteis para simplificar a gestão empresarial.

Com noticiários a todo vapor, equipes em home office, comércios fechados, vôos suspensos, crise política, econômica e resultados trágicos no que diz respeito à saúde, fica até difícil pensar em festividades.

No entanto, em duas semanas será comemorado o Dia das Mães (que este ano, cai no dia 10 de maio). Esta que sempre foi uma data comemorativa importante no calendário do comércio brasileiro, representando uma generosa fatia das receitas em vendas realizadas no mês de maio, agora terá outra cara e será muito mais desafiadora para os empreendedores.

Mas a essa altura do campeonato, será que dá para se preparar e conseguir vender mesmo diante do isolamento social e em um momento em que todas as classes sociais enfrentam uma grande retração econômica?

Neste artigo, compartilhamos algumas dicas que podem sim lhe ajudar a movimentar seu caixa, mesmo em meio à crise. Mostrando que empreendedorismo é sinônimo de criatividade.

Confira!

Venda em consignação

Se acaso você não trabalhava com a modalidade de vendas em consignação. Será preciso repensar suas estratégias.

Com o Dia das Mães acontecendo em meio a uma quarentena mundial, aproximar-se dos seus clientes que, devido ao isolamento, não poderão ir até você é uma necessidade.

Já mencionamos aqui os casos de empresas que estão apostando em tele-entregas ou delivery. Nesse sentido, mesmo empresas muito pequenas podem realizar vendas a domicilio. Proporcionando, assim, conforto e segurança a seus clientes que não precisarão sair de casa.

Nessa lógica, vendas em consignação podem ser uma boa pedida para movimentar os seus estoques e o seu caixa neste Dia das Mães.

Por exemplo, se você tem uma loja de roupas ou calçados, mas não pode abrir loja nesse período. Poderá inovar anunciando seus produtos nas redes sociais e levar até a casa da cliente os itens que ela desejar provar, realizando uma venda consignada (onde só será dada a baixa no produto que a cliente escolher comprar). Em pequenas cidades isso já é uma realidade e pode sim ser uma alternativa para o seu negócio.

Criar uma experiência em família

Com a família inteira em casa, trabalho, crianças e tarefas domésticas se misturam e tudo o que essas mães não têm é sossego.

Por isso, oferecer sugestões de presente que conectem mães e filhos, de modo divertido e dinâmico pode ser uma boa solução para essa data.

Que tal vender algum produto que crie uma história, uma experiência em família? Se você tem uma padaria ou restaurante, pode oferecer um prato que vem acompanhado de uma receita para ser feita em família.

O melhor ainda, sabe aqueles ovos de páscoa que a criança pode decorar em casa? Que tal criar algo nesse estilo, com pratos que agradem toda a família? Sempre é possível criar alternativas!

Ajudar outros pequenos negócios

Se acaso você fizer um sorteio de um brinde para o Dia das Mães, ou mesmo for oferecer lembranças para clientes e membros da sua empresa, uma estratégia realmente bacana é criar algo artesanal, algo que tenha origem outros pequenos negócios da sua região, outras pequenas empresas que assim como a sua estão sentindo no caixa o peso da pandemia.

Shopping Drive thru

Por certo essa tem sido uma estratégia empregada por Shoppings de diferentes cidades. Como meio de retomar algum movimento comercial, estes estabelecimentos adotaram o método drive thru para que os clientes que já se comunicaram com as lojas, já selecionaram os produtos desejadas, possam apenas fazer a retirada dos itens no Shopping.

Analogamente, a você poderia aplicar isso à sua loja, proporcionando mais uma experiência positiva para seus clientes, que poderão visualizar seus produtos por redes sociais ou WhatsApp e retirar a mercadoria na sua loja, sem precisar se expor.

Entregas com surpresas

Por fim, essa é uma dica que deveria ser aplicada a qualquer tempo: incrementar a experiência do cliente!

Ganhar algum destaque diante de uma mercado cada vez mais competitivo é tarefa árdua. E em uma situação de vulnerabilidade como a que todos estamos vivendo, mais do que nunca é preciso criar um elemento surpresa que agregue valor ao produto adquirido.

O Dia das Mães é naturalmente uma festividade ligada ao afeto familiar e traduzir isso em um mimo ou gentileza que acompanha os seus produtos é essencial. E as sugestões para produzir esse efeito são as mais variadas. Por exemplo, que tal escrever uma carta para cada mãe, em nome da sua empresa, com uma abordagem delicada, falando o quanto a sua empresa se importa com aquela pessoa? Enxergue em cada venda uma oportunidade de conquistar ainda mais a sua clientela.

Afinal, sobretudo nesse momento, nós empreendedores, precisamos assumir que nossas empresas não dependem apenas de números, dependem de pessoas e é isso que nos move.

E então, gostou dessas dicas? Esperamos que ao menos alguma delas possa ser útil para auxiliar o seu negócio!

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Até a próxima!

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