19 de agosto de 2019
Modelos de planilhas e conteúdos sobre gestão empresarial

Como você já viu aqui, o DANFE online (Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica) não possui valor fiscal, isto é, ele é uma representação gráfica da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), dado que esta só existe digitalmente.

O XML, por sua vez, é o documento usado para registro da NF-e. Assim, a validação da NF-e é feita pelo XML.

No post de hoje, vamos esclarecer todas as dúvidas que você pode ter em relação à emissão e impressão do DANFE online.

Continue acompanhando o nosso post!

Impressão do DANFE online

Como não pode existir diferenças entre o DANFE e a Nota Fiscal Eletrônica, o melhor é que o DANFE seja impresso pelo  mesmo sistema que gerou a NF-e.

Como o DANFE deve ser impresso?

O documento deverá ser impresso em papel no tamanho mínimo A4 (210 x 297 mm) e máximo ofício 2 (230 x 330 mm).

DANFE simplificado

Caso a transação comercial tenha sido feita fora do estabelecimento, o DANFE poderá ser impresso em qualquer tipo de papel, com exclusão de papel jornal, em tamanho inferior ao A4 (210 x 297 mm). Em tal caso,  tem o nome de “DANFE simplidicado”.

Quem pode imprimir?

O emitente da NF-e deve imprimir o DANFE antes do transporte da mercadoria, já que ela não pode circular sem este documento.

O DANFE apenas poderá acompanhar as mercadorias após o consentimento da Autorização de Uso da respectiva NF-e.

Em que momento o documento deve ser impresso?

Ele poderá ser impresso e reimpresso a qualquer momento para atender às obrigações tributárias dos contribuintes envolvidos, contanto que sejam respeitadas a premissa acima.

Layout padronizado para impressão

O DANFE deve seguir o layout descrito no Manual de Integração do Contribuinte.

Informações que o DANFE deve conter

Além da chave numérica com 44 posições para consulta das informações da Nota Fiscal Eletrônica, o DANFE deve conter informações sobre a operação em curso. A seguir, veja algumas informações que devem ser contempladas no documento:

  • Data
  • Horário de saída
  • Transportadora
  • Emitente
  • Destinatário
  • Valores
  • Placa do veículo

Se o emitente não tiver tais informações, elas não constarão na NF-e e, por conseguinte, no documento. Desse modo, conclui-se que a mercadoria saiu do estabelecimento comercial emitente no dia em que a NF-e foi emitida.

Outras informações

Anote aí mais algumas informações importantes sobre o DANFE:

  • O documento pode conter elementos gráficos, contando que não dificultem a leitura do seu conteúdo;
  • No verso do DANFE pode ter informações adicionais do interesse do emitente;
  • É autorizado o deslocamento do canhoto do DANFE assinado pelo cliente, da extremidade inferior para a lateral direita ou para a extremidade superior do documento. Lembre-se que o canhoto assinado é a prova de que a mercadoria foi recebida pelo cliente. No caso de uma auditoria, o fisco pode solicitar que a empresa o apresente. Por isso, é importante guarda-lo. Lembre-se de que o canhoto não possui finalidade fiscal e, sim, comercial.

Simplifique a emissão da DANFE online com o Sige Lite

Todo empreendedor busca automatizar seus processos e simplificar a emissão de notas fiscais. E isto é possível com o emissor de NF-e do Sige Lite. Basta acessar uma venda faturada e selecionar a opção de “Emitir NF-e”. O próximo passo é conferir os dados e então finalizar a emissão. A nota será enviada a Secretária da Fazenda e em poucos segundos você terá o retorno.

Agora você pode baixar o arquivo XML e o DANFE online para seu computador, e realizar a impressão da nota fiscal no padrão exigido pela Secretária da Fazenda. Tudo isso mesmo sem conexão com a internet e sem nenhum custo, pois o Sige Lite é totalmente gratuito!

>> Baixar o Sige Lite GRÁTIS <<

Ainda tem dúvidas?

Esperamos ter esclarecido as principais questões relacionadas ao DANFE online. Porém, caso ainda haja dúvidas, recomendamos que consulte a sessão de perguntas mais frequentes no Portal da Nota Fiscal Eletrônica clicando aqui.

Show Full Content
Anterior Entenda qual a diferença entre DANFE e XML de uma NF-e
Próximo Modelo de DANFE em Excel: simule a impressão de sua NF-e

Comentários

Deixe uma resposta

Fechar

Próximo conteúdo

Fechar

Controle de Vendas: Planilha para Baixar Grátis

14 de março de 2019
Fechar