Conteúdos práticos e úteis para simplificar a gestão empresarial.

Ter informações precisas para planejar o quê, quando e como produzir é imprescindível para uma boa Gestão de Produção. Não é mesmo?

Por isso, no artigo de hoje, vamos falar sobre alguns tópicos que ajudarão você a ter uma performance muito melhor, elevando sua produtividade e, claro, seus rendimentos.

Siga lendo e confira nossas dias!

Alie Fator Humano e a Ferramenta Tecnológica Certa:

1) Reduza Custos

Certamente, você já deve saber que reduzir custos é regra de ouro em qualquer ramo. Por isso, esta é nossa primeira dica: economize com consciência.

Inicialmente, entenda o que compõe o cálculo de custo na produção, monitore e analise em quê está sendo investido e busque formar de reduzir ou até eliminar desperdícios. Sem dúvida, um gestor preparado pode fazer isso. Porém, a forma mais ágil, eficiente e fundamenta é analisar considerando dados históricos de:

Para que os gestores possam acessar esses dados de forma estruturada e alcancem informações precisas, contar com uma Sistema de Gestão Empresarial que integre todas as áreas da empresa é primordial.

2) Analise e otimize fluxos

Não só é essencial reduzir gastos, como também é preciso identificar problemas na rotina prática. Nesse sentido, compreender e intervir nos sistemas de produção proporciona maior fluidez ao dia-a-dia na indústria.

Pode parecer exagero, mas é bom estar sempre “de olho” em tudo o que acontece. Ou seja, acompanhe as chegadas e saídas de matérias-primas. Monitore as operações de preparação do produto final. Estabeleça procedimentos claros e regrados que compreendam também o transporte e a entrega.

Uma vez que você atenda a estes requisitos, poderá tomar decisões mais assertivas e gerenciar seu negócio de maneira muito mais inteligente. Visto que tem conhecimento e propriedade para lidar com os sistemas, técnicas e atividades de produção.

3) Desenvolva novos Processos

Por mais que você tenha uma excelente equipe e trabalhe com os melhores insumos, nem sempre os resultados são satisfatórios. Assim, desenvolver processos mais adequados permite que você e sua equipe atinjam as metas estabelecidas. Garantindo não apenas maior qualidade no produto final, como também agilidade e produtividade na realização das tarefas.

Para tanto, é necessário delegar funções e delinear os caminhos a serem percorridos. O que isso quer dizer?

Digamos que você tenha uma marcenaria. Quando um cliente aprova um orçamento e ele passa a ser um pedido, o que acontece? Você tem materiais em estoque? Sua equipe tem autonomia para iniciar a produção? Quais as medidas de qualidade? Como é estabelecido o prazo de entrega? Com base em quê foi calculado o produto?

Diante dessas questões, projetar etapas e funções para todos os envolvidos nos processos de produção é sinal de Gestão de Produção inteligente. E cabe aos gestores conhecer e distinguir os principais processos e de que forma eles podem ser melhor distribuídos para aumentar a produtividade e a rentabilidade.

No SIGE Cloud você encontra um completo módulo de Gestão de Produção. Através de menus de carregamento rápido, oferecemos:

Além diversos outros módulos, como Gestão Financeira, Gestão de Vendas, Gestão Fiscal e mais.

Ferramentas automatizadas e com preço acessível para TODOS os tamanhos de empresas, com SIGE Cloud você tem. Quer transformar seu negócio hoje mesmo?

 

FAÇA UM TESTE GRÁTIS

 

Show Full Content
Anterior IRPJ 2019: Guia Definitivo
Próximo eSocial 2019: Guia Completo
Fechar

Próximo conteúdo

Fechar

Gerente: quais as funções e diferenças entre os gestores

3 de abril de 2017
Fechar