26 de outubro de 2020
Modelos de planilhas e conteúdos sobre gestão empresarial

Independente de qual é o setor e o porte da empresa, a crise econômica afeta a todas as organizações e faz com que elas tenham que se adaptar a um novo cenário. Para amenizar os impactos que a crise causa nas empresas, é necessário que elas estejam em constante processo de análise do mercado e de adaptação para não sucumbir em meio aos problemas e dificuldades econômicas.

Pensando nisso, resolvemos dar algumas dicas de como a sua empresa deve se comportar diante de uma crise e não ficar no sufoco. Quer saber mais? Então confira o post de hoje:

Analise o orçamento

Faça o orçamento da empresa e procure identificar quais são as maiores despesas. Procure alternativas que ajudem a reduzir alguns custos. Analise também o faturamento, assim é possível saber se a receita é compatível com todos os custos, como por exemplo, folha de pagamento, custos com fornecedores e impostos.

Crie uma lista de prioridades

Listar as principais prioridades e focar em apenas algumas de cada vez contribui para que o resultado das ações surja em curto prazo. Ao mesmo tempo em que isso mostra que ações estão sendo tomadas e sendo efetivas, ajuda a acalmar os ânimos dos colaboradores e manter a confiança na organização.

Corte as despesas mais adequadas

Cortar despesas é algo extremamente importante em tempos de crise. Mas o gestor não pode se apressar e querer cortar todas as despesas possíveis. É necessário fazer uma análise estratégica para conseguir diferenciar despesas que podem ser cortadas, nas áreas certas, e despesas que são necessárias para o crescimento da empresa. Isso porque, quando o corte de despesas é feito indiscriminadamente, pode gerar problemas para a empresa no futuro.

Busque ideias novas na equipe

Boas ideias surgem o tempo todo e podem vir por meio de diferentes pessoas. Reúna sua equipe e solicite que sugiram ideias que podem contribuir para o crescimento da organização. Seja receptivo a todas as ideias que forem colocadas. A princípio, pode ser que a maioria não faça sentido algum, mas elas podem ser o ponto de partida para uma ideia melhor. Pode ser que, em uma dessas reuniões, surja uma ideia inovadora que ajudará a empresa a alavancar os negócios.

Procure se adaptar

Em tempos de crise, é necessário saber que algumas circunstâncias serão diferentes, que mudanças ocorrerão e que é necessário se adaptar. Aquele que reconhece a necessidade de mudança e se adapta a elas é capaz de fornecer um tempo de resposta mais rápido às situações ou problemas que vão surgindo.

Concluindo

A crise vem para todos, mas não são todos que conseguem lidar com ela. Um bom gestor consegue analisar qual é a real situação, avaliar as alternativas e colocar em prática ideias que contribuam para que a empresa consiga superar esses momentos ruins. Estar engajado e transmitir confiança para a equipe também são atitudes típicas de um líder e que ajudam a empresa a se manter firme no mercado.

Gostou do artigo de hoje? Tem alguma dica de como o gestor deve agir em momentos de crise? Deixe seu comentário e compartilhe sua opinião conosco!

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