Conteúdos práticos e úteis para simplificar a gestão empresarial.

Independente de qual é o setor e o porte da empresa, a crise econômica afeta a todas as organizações e faz com que elas tenham que se adaptar a um novo cenário. Para amenizar os impactos que a crise causa nas empresas, é necessário que elas estejam em constante processo de análise do mercado e de adaptação para não sucumbir em meio aos problemas e dificuldades econômicas.

Pensando nisso, resolvemos dar algumas dicas de como a sua empresa deve se comportar diante de uma crise e não ficar no sufoco. Quer saber mais? Então confira o post de hoje:

Analise o orçamento

Faça o orçamento da empresa e procure identificar quais são as maiores despesas. Procure alternativas que ajudem a reduzir alguns custos. Analise também o faturamento, assim é possível saber se a receita é compatível com todos os custos, como por exemplo, folha de pagamento, custos com fornecedores e impostos.

Crie uma lista de prioridades

Listar as principais prioridades e focar em apenas algumas de cada vez contribui para que o resultado das ações surja em curto prazo. Ao mesmo tempo em que isso mostra que ações estão sendo tomadas e sendo efetivas, ajuda a acalmar os ânimos dos colaboradores e manter a confiança na organização.

Corte as despesas mais adequadas

Cortar despesas é algo extremamente importante em tempos de crise. Mas o gestor não pode se apressar e querer cortar todas as despesas possíveis. É necessário fazer uma análise estratégica para conseguir diferenciar despesas que podem ser cortadas, nas áreas certas, e despesas que são necessárias para o crescimento da empresa. Isso porque, quando o corte de despesas é feito indiscriminadamente, pode gerar problemas para a empresa no futuro.

Busque ideias novas na equipe

Boas ideias surgem o tempo todo e podem vir por meio de diferentes pessoas. Reúna sua equipe e solicite que sugiram ideias que podem contribuir para o crescimento da organização. Seja receptivo a todas as ideias que forem colocadas. A princípio, pode ser que a maioria não faça sentido algum, mas elas podem ser o ponto de partida para uma ideia melhor. Pode ser que, em uma dessas reuniões, surja uma ideia inovadora que ajudará a empresa a alavancar os negócios.

Procure se adaptar

Em tempos de crise, é necessário saber que algumas circunstâncias serão diferentes, que mudanças ocorrerão e que é necessário se adaptar. Aquele que reconhece a necessidade de mudança e se adapta a elas é capaz de fornecer um tempo de resposta mais rápido às situações ou problemas que vão surgindo.

Concluindo

A crise vem para todos, mas não são todos que conseguem lidar com ela. Um bom gestor consegue analisar qual é a real situação, avaliar as alternativas e colocar em prática ideias que contribuam para que a empresa consiga superar esses momentos ruins. Estar engajado e transmitir confiança para a equipe também são atitudes típicas de um líder e que ajudam a empresa a se manter firme no mercado.

Gostou do artigo de hoje? Tem alguma dica de como o gestor deve agir em momentos de crise? Deixe seu comentário e compartilhe sua opinião conosco!

Show Full Content
Anterior Como aumentar e melhorar o fluxo de caixa da sua empresa
Próximo 5 lições básicas de contabilidade para toda empresa

Comentários

Deixe uma resposta

Fechar

Próximo conteúdo

Fechar

Quais são os benefícios em ter um ERP na sua empresa?

23 de abril de 2015
Fechar