Conteúdos práticos e úteis para simplificar a gestão empresarial.

Qualquer tipo de empresa precisa possuir um capital de giro, afinal de contas, sem recursos simplesmente não é possível quitar pagamentos, fazer investimentos ou se sustentar no mercado.

Mas o que é exatamente o Capital de Giro?

O Capital de Giro nada mais é do que o valor que a empresa deve possuir em caixa para pagar as despesas operacionais do dia a dia. Este valor é a diferença entre a quantia que você possui em caixa e o valor das suas despesas.

Sendo assim, para que a empresa não enfrente problemas financeiros, é de extrema importância ter um bom planejamento e controle das suas finanças.

Não deixe dinheiro parado!

O capital de giro deve ser utilizado para gastos imediatos. Por isso, esta quantia precisa estar disponível para ser usada a qualquer momento. Mas isto não quer dizer que esta quantia deva ficar parada!

Para manter o capital de giro disponível, mas ao mesmo tempo rendendo, o ideal é colocá-lo em investimentos que tenham liquidez diária. Investir uma parte deste dinheiro no tesouro direto é uma boa dica.

Só tome cuidado, nem todo título do tesouro direto pode ser sacado a qualquer momento. Opte pelos títulos pós-fixados, que garantem que mesmo em caso de resgate antecipado, o montante do dinheiro resgatado será superior ao inicialmente investido.

Caso você não entenda do que estamos falando, pode depositar esta quantia na poupança (aquelas que permitem retirar o dinheiro a qualquer momento), que já é melhor do que nada. 😅

Pagamento à vista, só se for com um bom desconto!

Negocie os prazos de pagamento com seus fornecedores e só pague à vista caso o valor do desconto for maior do que o custo do seu capital de giro ou dos juros de parcelamento. Assim, você se mantém preparado para gastos inesperados e aproveita promoções mais atrativas.

Converse primeiro com seus fornecedores mais antigos, pois priorizar aqueles em quem você já confia é uma via de mão dupla. Da mesma forma que a sua empresa precisa deles, eles precisam da sua e podem conseguir oportunidades melhores de negociação.

Realize um bom planejamento financeiro

É importante acompanhar diariamente as receitas e despesas da empresa, quanto maior for o controle das variáveis que atingem a sua saúde financeira, menor é a chance de fracasso.

Assim, o capital de giro não corre risco de ser afetado por qualquer imprevisto e sobra mais tempo para elaborar estratégias e investir com inteligência. Lembre-se que um bom planejamento financeiro requer diversificação. Distribua seus recursos em diferentes tipos de investimentos para garantir sua tranquilidade.

Evite dívidas altas baseadas apenas na sua carteira de recebíveis, pois mesmo com um bom controle de cobranças, a inadimplência pode vir a ocorrer. Dividas grandes podem prejudicar diretamente o capital de giro da sua empresa e ninguém gosta de ter um caixa no negativo. Não é mesmo?

Então, esteja atento aos prazos e valores dos seus credores e evite surpresas desagradáveis no fim do mês.

Está procurando uma planilha para controle de finanças?

Atualmente existem diversos recursos que são muito melhores que planilhas. Não acredita? Então eu vou dar um exemplo.

Um sistema de gestão, além de ajudar a automatizar todo o processo de controle do capital de giro, permite centralizar todas as informações da sua empresa em um só lugar. Desde suas vendas, cadastro de produtos e clientes, notas fiscais emitidas, até seu controle de estoque. 😉

Portanto, para otimizar o tempo e diminuir expressivamente o seu risco de falência, utilize um bom sistema de gestão. Assim fica muito mais fácil identificar gargalos e organizar suas finanças.

Mas não se preocupe. Um sistema de gestão não precisa ser mais uma despesa em seu caixa! O SIGE Lite é um sistema de gestão que permite ter controle de todas as contas a pagar e a receber com poucos cliques e o melhor de tudo: Ele é totalmente gratuito! Isso mesmo, GRATUITO. 🤑

Baixe o Sige Lite e comece a controlar o que entra e sai de dinheiro na sua empresa agora mesmo!

>> Baixar o SIGE Lite AGORA! <<

Show Full Content
Anterior Instagram: Como anunciar sua empresa nesta Rede Social
Próximo Novidades da versão 2.0.38 do SIGE Cloud
Fechar

Próximo conteúdo

Fechar

Entenda qual a diferença entre as notas NF-e e NFS-e

11 de dezembro de 2015
Fechar