Conteúdos práticos e úteis para simplificar a gestão empresarial.

Baixe nossa planilha para calcular o IRPF e INSS!

Existem diversos tributos calculados sobre a renda da pessoa física, alguns destacados na folha de pagamento salarial e outros não. Muitas vezes, o calculo destes valores gera dúvidas, como no caso do IRPF e INSS.

Por isso, preparamos um artigo para auxiliar nesta questão. Você vai entender o que estes impostos – IRPF e INSS, além de baixar nossa planilha Excel para realizar estes cálculos.

IRPF – Imposto de Renda de Pessoa Física

A sigla IRPF refere-se ao Imposto de Renda de Pessoa Física. Trata-se de um imposto federal, incidente para pessoas que tenham obtido um ganho acima do valor determinado pela Receita Federal.

Quando o valor recebido pelo contribuinte for maior que o mínimo estipulado pela legislação, este imposto pode ser destacado na folha de pagamento. Nestes casos, o valor retido na fonte é repassado pelo empregador ao governo. Em outros casos, a declaração do IRPF deve ser realizada anualmente pelo contribuinte, seguindo as normas da Receita.

Veja mais informações sobre as regras do Imposto de Renda em 2017 clicando aqui.

 

BAIXAR A PLANILHA GRATUITA

INSS – Instituto Nacional do Seguro Social

Já a sigla INSS é mais conhecida como Previdência Social, e representa o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), uma entidade do Governo do Brasil vinculada ao Ministério do Trabalho.

Normalmente este imposto é destacado diretamente na folha de pagamento do funcionário, caracterizado como “valor retido na fonte”. Nestes casos, o valor será repassado pela empresa ao governo através da Guia da Previdência Social (GPS).

Planilha para download

Para facilitar o cálculo dos valores do IRPF e INSS, preparamos uma planilha em Excel simples e dinamiza. Você informará o salário de cada funcionário e seus dependentes, então a planilha fará todos os cálculos de imposto automaticamente.

Para facilitar, sugerimos que você realize a leitura da aba Apresentação, que oferece um breve manual para preenchimento dos dados. Alem disso, mantenha sua planilha salva sempre em um local seguro e de fácil acesso.

 

BAIXAR A PLANILHA GRATUITA

 

Concluindo

Os impostos incidentes sobre a renda da pessoa física e sobre a folha salarial costumam gerar muitas dúvidas. Por isso, utilizar uma planilha que facilite os cálculos irá lhe ajudar a evitar contratempos e valores incorretos.

Você já calculava o valor de IRPF e INSS dos funcionários? Compartilhe suas dicas e experiências através dos comentários!

 

Show Full Content
Anterior IRPJ 2017: informações essenciais sobre o imposto para empresas
Próximo Chefe pela primeira vez: o que você precisa saber para ter sucesso

Comentários

Deixe um comentário

Fechar

Próximo conteúdo

Fechar

Certificado Digital para Emissão de NFe: Por que escolher o SIGE Cloud?

10 de maio de 2023
Fechar