22 de março de 2019
Modelos de planilhas e conteúdos sobre gestão empresarial

Baixe nossa planilha para calcular o IRPF e INSS!

Existem diversos tributos calculados sobre a renda da pessoa física, alguns destacados na folha de pagamento salarial e outros não. Muitas vezes, o calculo destes valores gera dúvidas, como no caso do IRPF e INSS.

Por isso, preparamos um artigo para auxiliar nesta questão. Você vai entender o que estes impostos – IRPF e INSS, além de baixar nossa planilha Excel para realizar estes cálculos.

IRPF – Imposto de Renda de Pessoa Física

A sigla IRPF refere-se ao Imposto de Renda de Pessoa Física. Trata-se de um imposto federal, incidente para pessoas que tenham obtido um ganho acima do valor determinado pela Receita Federal.

Quando o valor recebido pelo contribuinte for maior que o mínimo estipulado pela legislação, este imposto pode ser destacado na folha de pagamento. Nestes casos, o valor retido na fonte é repassado pelo empregador ao governo. Em outros casos, a declaração do IRPF deve ser realizada anualmente pelo contribuinte, seguindo as normas da Receita.

Veja mais informações sobre as regras do Imposto de Renda em 2017 clicando aqui.

Cálculo do IRPF e INSS: planilha Excel para download gratuito

INSS – Instituto Nacional do Seguro Social

Já a sigla INSS é mais conhecida como Previdência Social, e representa o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), uma entidade do Governo do Brasil vinculada ao Ministério do Trabalho.

Normalmente este imposto é destacado diretamente na folha de pagamento do funcionário, caracterizado como “valor retido na fonte”. Nestes casos, o valor será repassado pela empresa ao governo através da Guia da Previdência Social (GPS).

Planilha para download

Para facilitar o cálculo dos valores do IRPF e INSS, preparamos uma planilha em Excel simples e dinamiza. Você informará o salário de cada funcionário e seus dependentes, então a planilha fará todos os cálculos de imposto automaticamente.

Para facilitar, sugerimos que você realize a leitura da aba Apresentação, que oferece um breve manual para preenchimento dos dados. Alem disso, mantenha sua planilha salva sempre em um local seguro e de fácil acesso.

 

BAIXAR A PLANILHA GRATUITA

 

Concluindo

Os impostos incidentes sobre a renda da pessoa física e sobre a folha salarial costumam gerar muitas dúvidas. Por isso, utilizar uma planilha que facilite os cálculos irá lhe ajudar a evitar contratempos e valores incorretos.

Você já calculava o valor de IRPF e INSS dos funcionários? Compartilhe suas dicas e experiências através dos comentários!

Show Full Content
Anterior IRPJ 2017: informações essenciais sobre o imposto para empresas
Próximo Chefe pela primeira vez: o que você precisa saber para ter sucesso

Comentários

Deixe uma resposta

Fechar

Próximo conteúdo

Fechar

Projeção de Vendas: planilha Excel para download

13 de abril de 2017
Fechar