Conteúdos práticos e úteis para simplificar a gestão empresarial.

Atingindo mais de 144 bilhões de reais em 2018, o IRPJ tem sido um dos impostos mais importantes para os cofres públicos. Em contrapartida, é o que mais gera dúvidas e dores de cabeça na rotina de muitos empresários.

Por isso, nós, da equipe SIGE Cloud, criamos uma série de artigos para ajudar você nessa árdua tarefa. Serão diversos textos, planilhas para download e informações seguras, para que empreendedores possam desvendar, de uma vez por todas, os elementos que compõem esse tributo.

Imposto de Renda Pessoa Jurídica

O IRPJ é um imposto federal calculado com base no lucro das pessoas jurídicas. Abrangendo todas as empresas no pais, inclusive as públicas e as sociedades de economia mista.

Via de regra, o cálculo desse tributo compreende todas as receitas da empresa ao longo de um período. Isso inclui os ganhos provenientes de operações comerciais e até mesmo o rendimento de capital. Ademais, a base de cálculo para o IRPJ dependerá do regime tributário ao qual a empresa é optante. Por exemplo: Simples Nacional, Lucro Real, Lucro Presumido ou Lucro Arbitrado.

Informações básicas sobre o IRPJ

Provavelmente você já ouviu falar no temido “Leão” ou na “Malha Fina” da Receita. Ambos termos dizem respeito ao processo de declaração do imposto renda.

E para estar com a sua empresa fiscalmente em dia, cabe observar algumas informações dispostas no Decreto nº 9.580, de 22 de novembro de 2018:

  • O IRPJ não está relacionado diretamente com o faturamento. Lembre-se, ele é calculado com base no lucro;
  • Mesmo que você seja um empreendedor individual, também estará obrigado realizar sua declaração;
  • Deve o contribuinte declarar e efetuar o pagamento do IRPJ no último dia do mês, a cada trimestre.
  •  O imposto sobre a renda apurado deverá ser pago na data da ocorrência do fato gerador. Por exemplo, nos casos de fusão ou falência. 

Como um Software de Gestão Empresarial pode contribuir nesse processo?

Conforme mencionamos anteriormente, o cálculo do IRPJ depende do regime tributário ao qual sua empresa é optante.  É aí que entram os Softwares de Gestão Empresarial – ERP.

Com esse tipo de ferramenta, você poderá controlar seu financeiro, compras, estoque e vendas de forma integrada e sistematizada. Nesse sentido, o ERP fornece um panorama de informações de todos os processos realizados em sua empresa. Permitindo que você avalie os sistemas tributários e defina qual o mais adequado ao seu tipo de negócio.

O SIGE Cloud oferece essas e muitas outras funcionalidades de gestão, fornecendo informações em tempo real, de forma integrada, rápida e segura. Tornando as tarefas de armazenamento de documentos fiscais e realização de cálculos, algo muito mais prático e barato. Poupando seu tempo e evitando dores de cabeça.

Ainda não conhece o Sistema ERP mais completo do Brasil?

Não perca mais tempo. Experimente grátis por 15 dias!

Show Full Content
Anterior Ordem de Serviço: Modelo para Baixar Grátis
Próximo IRPJ: Quem precisa declarar?
Fechar

Próximo conteúdo

Fechar

Treinamentos: como melhorar os rendimentos e preparar a equipe

22 de março de 2017
Fechar