Black Friday: como sua empresa pode lucrar nesta promoção

Black Friday: como sua empresa pode lucrar nesta promoção

Prepare-se para lucrar com a Black Friday!

O mês de Novembro está chegando e como ele a Black Friday. É o momento de oferecer promoções aos seus clientes, para limpar o estoque antes das vendas de Natal.

Mas para que você realmente possa aproveitar este dia para lucrar, a palavra de ordem é planejamento. Para que tudo ocorra bem, sem contratempos indesejados, preparamos este artigo. Confira abaixo algumas dicas para você colocar em prática hoje mesmo e aproveitar as vantagens que a Black Friday pode trazer para o seu negócio.

Ficha Técnica

O que é: é considerada o dia do ano em que são oferecidas as maiores ofertas, com promoções de vendas que oferecem grandes descontos em todos os tipos de produtos.

Quando ocorre: normalmente na quarta e última sexta-feira do mês de novembro, um dia após o Dia de Ação de Graças americano. Em 2016, a Black Friday ocorrerá em 25/11.

Como surgiu: a Black Friday foi criada nos Estados Unidos, para que os comerciantes pudessem aproveitar a sexta-feira após o feriado do Dia de Ação de Graças para lucrar e dar início às compras de fim de ano.

Se você é consumidor e quer aproveitar as promoções da Black Friday, confira nosso artigo “Black Friday: o que é e como evitar fraudesclicando aqui.

Como preparar sua empresa

Não são apenas os consumidores que podem se aproveitar da Black Friday, mas também as empresas podem obter grandes vantagens com este dia. Mas para isso, é preciso atenção e planejamento, além de seguir as dicas abaixo:

1) Calcule bem sua margem de lucro

Acabar com seu estoque inteiro com uma margem de lucro muito baixa não é bom para a empresa e pode tornar sua Black Friday um fracasso. Por isso, faça bem suas contas para saber quanto desconto que consegue oferecer. Lembre-se que você ainda precisará manter as contas da empresa em dia.

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2) Negocie com fornecedores

Se você está preparando sua Black Friday com antecedência, converse com seus fornecedores para negociar valores e formas de pagamento especiais para suas compras. Essa conversa será essencial no momento de definir o desconto oferecido ao seu cliente final.

3) Prepare seu estoque

Para que você possa vender, precisa ter o produto em estoque. Para isso, vale conhecer o giro de produtos da empresa, buscando assim manter em estoque os produtos que tem maior saída nesta época do ano.

Além disso, o espaço físico deve estar organizado. Quando o vendedor faz uma venda, deve encontrar o produto facilmente no estoque para entregar ao cliente em poucos minutos.

Em caso de loja virtual, cuidado com o prazo de entrega de cada pedido. Se o produto não estiver em estoque, o prazo de entrega deve ser maior. Este é um ponto de grandes reclamações nas edições anteriores da Black Friday.

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4) Faça ofertas reais

Para realmente atrair clientes para sua empresa, você deve criar promoções verdadeiras. Por isso, nada de aumentar o preço antes e diminuir no dia da promoção, pois isso não é dar desconto.

Os clientes já estão atentos a este tipo de fraude, o que poderá causar mais transtorno do que lucros para sua empresa. Por isso, a regra é bem simples: ou você oferece desconto ou não aproveita este dia para vender mais.

5) Criatividade para chamar a atenção do cliente

Prepare bem sua campanha publicitária que anunciará os descontos e produtos oferecidos na sua Black Friday. Para isso, você deve conhecer sua base de clientes e saber como surpreendê-lo.

Explore todas as oportunidades para vender mais e melhor, reforçando as promoções em sua comunicação. Você pode utilizar a internet (e-mail, redes sociais e o seu site) além de materiais impressos (folder, panfleto, adesivos na loja) e até mesmo produtos auditivos (anúncio em rádio, jingles e carros de som).

Chame a atenção do seu cliente com antecedência, para que ele já esteja preparado para realizar compras no dia específico.

6) Prepare sua loja

Nesta ocasião, a maioria das pessoas já sabe o que irá comprar, por isso, precisa saber onde encontrar o item desejado. Além disso, a circulação de pessoas no dia da Black Friday é grande, por isso esteja preparado.

Comece pela vitrine, informando os descontos e produtos oferecidos. Ela deve ser convidativa, para que a pessoa sinta o desejo de conhecer seus itens. Para isso, conte com uma boa iluminação, utilize adesivos e cartazes, conforme o caso.

Fique atento aos corredores e espaço de circulação de pessoas dentro da loja. Se possível, deixe espaço para que até 3 pessoas possam circular simultaneamente em cada corredor. Crie também setores de mercadorias, ou espaços com produtos semelhantes, com cartazes e indicadores para cada seção da loja.

Além disso, faça uma boa sonorização do ambiente, que propicie momento de compra. Se a loja tiver pouco espaço para decoração, vale apostar em itens suspensos.

Já se a sua loja for virtual, ela deve estar bem atualizada, com as promoções em destaque. Utilize banners para mostrar os produtos em promoção e aumentar a chance de cliques na promoção.

7) O atendimento como diferencial

Depois de definir os produtos e descontos oferecidos na Black Friday, informe sua equipe. Ela deve estar bem preparada, com todas as informações necessárias para responder as principais duvidas dos clientes.

8) Prepare seu pós-venda

Este é o momento em que muitos clientes tem o primeiro contato com sua empresa. Por isso, todos os itens citados anteriormente buscam criar uma identificação entre a empresa e novos clientes.

Sempre que puder, armazene os dados destes clientes para um contato posterior para conhecer sua satisfação e oferecer novas promoções. Lembre-se que logo depois da Black Friday são as festas de final de ano, e este cliente pode realizar uma nova compra na sua empresa ainda este ano.

Confira mais detalhes em nosso artigo “Pós-venda: melhore seu atendimento com estas 7 dicasclicando aqui.

Concluindo

A Black Friday é uma boa oportunidade para as empresas aumentarem suas vendas e fidelizarem clientes. Mas para que isso realmente ocorra, o empreendedor deve planejar seus descontos e controlar todos os processos para que não ocorram imprevistos. Depois é só colher os frutos!

Sua empresa já fez promoções na Black Friday? O resultado foi proveitoso? Compartilhe suas impressões e experiências conosco através dos comentários!

tiago@sigecloud.com.br

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