Conteúdos práticos e úteis para simplificar a gestão empresarial.

Para que um negócio tenha sucesso ele precisa ser baseado em um bom planejamento estratégico. Mas não basta apenas colocar as ideias no papel, elas devem ser desenvolvidas e monitoradas para chegar ao objetivo proposto.

Por isso preparamos este artigo, onde você poderá aprender a montar seu planejamento estratégico com eficiência, além de baixar uma planilha que vai lhe ajudar neste processo.

O que é um planejamento estratégico?

O planejamento estratégico é um processo que analisa a empresa de diferentes ângulos e defina quais medidas serão adotadas para estabelecer novos rumos ao negócio.

Quando os objetivos definidos, eles devem ser concretizado. Para isso, defina as ações que serão adotadas e monitoradas. Para isso utiliza-se o plano estratégico, que você conhecerá mais abaixo.

 

BAIXAR A PLANILHA GRATUITA

Definindo o planejamento estratégico

O planejamento estratégico será definido com base em três perguntas principais:

  • Onde estamos?
  • Para onde vamos?
  • Como vamos chegar lá?

Para que estas perguntas possam ser respondidas e facilitem a elaboração do seu planejamento estratégico, você pode seguir os passos abaixo, que estarão disponíveis em nossa planilha.

Análise do cenário

Esta análise é realizada para responder a primeira pergunta, e assim você entender o atual momento da empresa. Para isso, você deve analisar o cenário sob duas óticas diferenciadas: ambiente interno e ambiente externo.

  • Ambiente interno: analisando a empresa sob este ângulo você deve perceber quais processos são seus pontos fortes e podem ser utilizados a seu favor. Além disso, você deve entender qual aspecto interno atrapalha o crescimento do negócio e como estas limitações podem ser corrigidas.
  • Ambiente externo: nesta análise você deve buscar quais aspectos macros podem significar ameaças e oportunidades para o seu negócio. De maneira geral, é entender como os fatores externos ajudam e atrapalham o desenvolvimento da empresa.

Para realizar esta análise de ambientes distintos, você pode se aproveitar da matriz SWOT. Conheça mais clicando aqui.

Defina objetivos

Este é o momento de entender como o cenário influencia sua empresa, examinar os dados históricos e projetar o futuro. Ou seja, você deve responder a segunda pergunta: “para onde queremos ir?”.

Lembre-se de definir objetivos que podem ser atingidos e mensurados. Para facilitar, você pode definir metas para curto, médio e longo prazo, utilizando a passagem de tempo para qualificar seus objetivos.

Traçando as estratégias

As estratégias são a forma como você vai atingir seus objetivos.  De maneira geral, ela responde a terceira pergunta e define como a empresa caminhará em direção às metas.

Para facilitar a criação das estratégias, você pode estabelecer uma para cada objetivo. Além disso, você pode manter uma margem para revisão das estratégias, conforme ocorreram mudanças no cenário analisado no início do planejamento estratégico.

Criando o plano de ação

Por fim, você deve criar um plano de ações, que irá definir de que forma cada estratégia será realizada. As ações devem ser detalhadas, considerando quando e como cada ação será realizada, quem a executará, entre outros dados.

Não se esqueça de criar ações que podem ser executadas pela empresa de forma efetiva. Além disso, estas ações devem ser monitoradas constantemente, para que o seu planejamento estratégico não seja perdido.

Uma forma simples de criar um plano de ação é através da ferramenta 5W2H. Saiba mais aqui.

Planilha para planejamento estratégico

Para lhe auxiliar na criação do seu planejamento estratégico e na execução de suas ações, desenvolvemos esta planilha Excel. Ela permitirá que você análise cada parte do processo e com isso defina as ações de acordo com a realidade da sua empresa.

 

BAIXAR A PLANILHA GRATUITA

 

Concluindo

Realizar um planejamento estratégico exige esforço e dedicação, mas pode trazer grandes resultados para qualquer negócio. Tirando suas ideias do papel e colocando-as em prática, sua empresa chegará cada vez mais longe!

Agora compartilhe suas experiências: quais resultados você conseguiu com o planejamento estratégico da sua empresa? Comente abaixo!

Show Full Content
Anterior Como inovar e empreender dentro de uma empresa familiar
Próximo Black Friday: como sua empresa pode lucrar nesta promoção

Comentários

Deixe um comentário

Fechar

Próximo conteúdo

Fechar

Como a organização do seu estoque reflete nas suas vendas

13 de abril de 2016
Fechar