Conteúdos práticos e úteis para simplificar a gestão empresarial.

Realizar um bom plano de vendas é essencial para prever os resultados da empresas e definir o plano de ação para curto e médio prazo.

Ao utilizar um plano de vendas, este processo torna-se ainda mais simples e seus resultados podem ser percebidos mais facilmente. Foi pensando nisso que preparamos o artigo de hoje.

Você poderá baixar uma planilha de plano de vendas, além de acompanhar quais indicativos devem ser analisados na montagem do seu planejamento.

Planilha para plano de vendas

Para lhe auxiliar no acompanhamento de seus dados comerciais e na montagem do seu plano de vendas, desenvolvemos esta planilha Excel. Ela considera diversos fatores para o cálculo de previsão de vendas, como os dados das vendas anteriores, vendedores que integram sua equipe, sazonalidade, entre outros dados.

 

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Criando o plano de vendas

Para que você possa criar seu plano de vendas com eficiência, confira abaixo alguns dados importantes para a análise. Assim, você poderá utilizar a planilha Excel com maior eficiência.

Histórico de vendas anteriores

O primeiro passo para projetar seu plano de vendas é conhecer sua situação atual. Para isso, você deve conhecer e acompanhar os indicativos de vendas dos meses anteriores.

Acompanhando esses números, que incluem a quantidade de vendas realizadas e o montante em reais, será mais simples montar seu plano de vendas. Eles vão ser úteis para determinar uma tendência de como e quanto a empresa normalmente vende.

Previsão de crescimento

Esta é a parte mais importante do seu plano de vendas, embora seja uma das tarefas mais complicadas deste processo. Basicamente você deve definir uma meta de crescimento para suas vendas, normalmente em porcentagem.

Para isso você deve estar atento as condições econômicas a projeções de crescimento do PIB nacional, acompanhar as pesquisas e estatísticas do seu ramo de atuação, conversar com a sua equipe ou outros empresários, entre outras ações.

Ao definir seu percentual de crescimento esperado, tenha em mente que você precisa de recursos para atingir suas metas, além de manter ou aumentar os lucros da empresa. Por isso, seja o mais realista possível!

Influência da sazonalidade

Este é outro ponto importante para seu plano de vendas, pois muitas empresas têm seus resultados comerciais diretamente impactados pela sazonalidade.

Para definir a sazonalidade do seu negócio, você deve considerar a experiência de vendas nos últimos meses. Conhecendo os números das suas vendas, você poderá definir quais são os meses de demanda padrão, quais possuem demanda ampliada e quais possuem demanda reduzida.

Leve em contato esses dados no seu planejamento de vendas, pois isso permitirá uma análise mais confiável das informações.

Equipe comercial

Além dos dados das vendas, você também deve considerar a produtividade da sua equipe quando montar seu plano de vendas. Quantos telefonemas e visitas seus vendedores conseguem fazer por mês é uma estatística que você deve conhecer e considerar no seu planejamento.

Porém, neste ponto você também deve considerar que está lidando com pessoas. Isso significa que cada vendedor terá seu próprio desempenho, que será diferente entre a equipe. Por isso, o ideal é determinar uma quantidade média de ligações e visitas, para analisar um planejamento mais consistente.

 

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Concluindo

O plano de vendas é essencial para projetar seus resultados e assim definir as ações da empresa para os meses seguintes. Mas lembre-se que o planejamento só é eficiente quando as ideias são colocadas em prática!

Já montou o plano de vendas da sua empresa alguma vez? O que achou dos resultados? Compartilhe suas experiências conosco através dos comentários!

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