Conteúdos práticos e úteis para simplificar a gestão empresarial.

Um atendimento pós-venda eficiente pode ser determinante para sua empresa se diferenciar da concorrência e conquistar de uma vez por todas a fidelização dos clientes. Mas por mais que essa seja uma realidade, a maioria das empresas ainda se mantém focada na etapa pré-venda, esquecendo-se de que o atendimento definitivamente não termina após o fechamento da venda de um produto ou serviço. Que tal alcançar uma nova fatia do mercado com um bom pós-venda? Então confira já algumas dicas pra lá de valiosas:

Enfatize a importância da postura

É importante sempre ter em mente que o cliente merece o melhor também depois de já ter realizado a compra com você. Por isso, sua equipe de atendimento ao consumidor deve se esforçar ao máximo para ter a melhor postura diante dos eventuais problemas, assim como o time de vendas teve ao propor o negócio. Boa educação e proatividade são fundamentais também nessa fase!

Agilize a resolução do problema

A agilidade no atendimento fica bastante comprometida se o colaborador passar seus atendimentos adiante, delegando a outros setores ou profissionais diversos a resolução do problema. A insatisfação ainda é ampliada se o cliente precisa ficar esperando por tempo demais. Assim, dê autonomia a seus funcionários para que busquem resolver trocas, devoluções e estornos de dinheiro o mais rapidamente possível.

Forneça as informações pedidas

Se o cliente tem dúvidas ou solicita informações, nunca o deixe sem retorno. O ideal é procurar respondê-lo prontamente, mesmo que a questão já tenha sido respondida antes. Já imaginou que a pessoa pode muito bem não ter entendido direito a explicação ou que o funcionário não tenha sido suficientemente claro?

Demonstre interesse pelo cliente

O consumidor confiará muito mais na promessa de que a empresa de fato resolverá seu problema se o atendente se mostrar interessado no que o motivou a chegar até ali. Assim o cliente indiretamente cria um laço muito mais forte com a organização e com o que ela oferece. Nesse momento é preciso ser objetivo e focado na resolução do inconveniente.

Crie padrões de atendimento

Obviamente é impossível pensar em todas as possibilidades de transtornos ou questões que podem chegar a seu atendimento de pós-venda. Entretanto, se sua equipe de atendentes já tiver sido treinada para lidar com os mais prováveis e básicos problemas que podem aparecer, as operações serão muito mais ágeis. Lembre-se de que, além de almejar ter seu problema resolvido, o cliente geralmente busca uma certa agilidade no processo.

Cumpra o que foi prometido

Se a equipe combinou determinado prazo para entrar em contato ou fazer uma troca, por exemplo, o ideal é que esse acordo seja cumprido à risca ou, de preferência, em tempo menor do que foi combinado. Melhor surpreender positivamente o consumidor, não acha? Se o cliente chegou a entrar em contato com seu serviço de atendimento pós-venda é porque provavelmente já está um pouco insatisfeito. E você não quer piorar a situação, certo?

Verifique a satisfação do cliente

Depois de alguns dias ou até mesmo de uma semana do atendimento, entre em contato com o cliente para perguntar sobre suas impressões. Isso pode ser feito por telefone, SMS ou e-mail, por exemplo. Se o comprador ainda não estiver convencido de seu bom serviço, essa será a chance de coletar informações para melhorar cada vez mais seu atendimento. De toda forma, você poderá nesse contato reforçar o que vem dando certo e conquistar o consumidor com mais esse gesto de atenção.

O pós-venda se torna estratégico justamente porque seu foco é a nutrição do relacionamento com os clientes, com a ideia de alcançar sua máxima satisfação. Afinal, reforçar a confiança na empresa e assegurar as chances de concretizar novos negócios no futuro é sempre uma boa ideia!

Então agora nos conte: como você tem cuidado do atendimento pós-venda em seu negócio? Qual das nossas dicas será mais útil para melhorar esse processo em sua empresa? Compartilhe suas experiências e impressões conosco!

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30 de outubro de 2017
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