Conteúdos práticos e úteis para simplificar a gestão empresarial.

Um dos maiores desafios de todo empreendedor é vender. Com diversas mudanças no cenário e no mercado nacional, torna-se necessário contar com uma boa estratégia de vendas. É fundamental entender que as vendas são um processo, que o gestor e sua equipe devem entender e aperfeiçoar continuamente. Por isso, trouxemos algumas dicas que irão lhe auxiliar na gestão de vendas e aumento do faturamento:

Defina seu processo de venda

Definir um processo de vendas eficiente, e que seja aperfeiçoado constantemente é o primeiro passo para manter a gestão sobre suas vendas. Este processo de vendas deve permitir que seus vendedores fechem uma venda no menor tempo possível. Além disso, com o processo bem definido para toda a equipe, seus vendedores podem fornecer rápidas respostas para todas as dúvidas de vendas dos clientes, aumentando assim a confiança do cliente com sua marca, bem como melhorar o trabalho de sua equipe de vendas.

Também é importante observar possíveis falhas neste processo de vendas, pois isto pode influenciar na perda de clientes. Sempre que notar algum procedimento com problemas dentro do processo de vendas, converse com sua equipe comercial e juntos verifiquem o que pode ser melhorado. Com o engajamento de todos, é possível realizar as alterações necessárias para que não se perca mais vendas.

Mantenha sua equipe de vendas confiante

O resultado de suas vendas somente será possível contando com uma boa equipe comercial. E para que sua equipe mantenha sempre motivada, ela precisa estar confiante quanto a seu trabalho. A confiança que o gestor transmite a sua equipe será responsável por aumentar sua produtividade. Quando vendedores estão mais confiantes, seu desempenho melhora, influenciando diretamente sua produtividade e eficiência nas vendas.

Esta confiança será alimentada por diversos fatores, que envolvem desde a comunicação até a motivação da equipe. Por isso, mantenha-se ao lado de seu vendedor, seja em negociações difíceis, simplificando o processo de vendas, fornecendo o maior número de informações sobre os produtos e serviços da empresa bem como sobre o cliente, forneça feedbacks, trate todos com cordialidade e profissionalismo, estimule sempre o trabalho em equipe, entre outros fatores que melhorarão o ambiente de trabalho e a confiança de todos.

Mantenha o foco no diferencial da empresa

Para manter o bom desempenho da empresa, principalmente da equipe comercial, é necessário decidir qual será o foco dos esforços de todos. Ao invés de buscar apresentar diferentes produtos para diferentes perfis de clientes, busque identificar qual é o principal diferencial competitivo da empresa. Este diferencial pode ser o preço, a qualidade, a história da marca, entre outros, que após definido pode se tornar a principal aposta de abordagem do seu time de vendas.

Nesta analise, devem ser incluídos tanto fatores internos quanto externos, bem como entender o cliente da empresa, seus concorrentes, entre outros. Por isso, para aumentar o desempenho das vendas, acompanhe o mercado, a economia, a política, a sua cidade, enfim, o que esta acontecendo ao redor da sua empresa. Esta analise permite identificar qual o fator favorável a sua empresa no mercado, para capacitar sua equipe da melhor forma possível.

Conte com ferramentas de gestão de vendas

Ter acesso a todas as informações seja dos produtos, clientes ou acompanhamento de vendas, permite que o atendimento de sua equipe melhore cada vez mais. Utilizar um sistema de gestão como o Sige Lite melhora a produtividade do vendedor, que passa a acessar os dados de maneira simples e prática. Além disso, a aplicação funciona mesmo sem internet e é totalmente gratuita”

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Como está a gestão de vendas na sua empresa? O que você tem feito para melhorar? Compartilhe conosco suas experiências e dicas!

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