Conteúdos práticos e úteis para simplificar a gestão empresarial.

O gerenciamento de uma empresa é composto por diversos procedimentos que trarão ao gestor uma ampla e precisa visão sobre o andamento da empresa. No que se refere aos demonstrativos financeiros e contábeis, um muito utilizado é o Balanço Patrimonial.

Para auxiliar na montagem e cálculo do Balanço Patrimonial, preparamos este artigo. Você entenderá o que é o Balanço Patrimonial e poderá baixar nossa planilha em Excel para realizar este cálculo.

O que é Balanço Patrimonial?

O Balanço Patrimonial é um importante demonstrativo financeiro e contábil, que tem a finalidade de apresentar a evolução do patrimônio da empresa em um período. Ou seja, com ele é possível ter a visão clara de todos os ativos e passivos da empresa, junto ao patrimônio, para verificar sua ascensão ou declínio.

 

Estrutura do Balanço Patrimonial

O balanço patrimonial é dividido por três categorias principais, que possuem subdivisões que facilitam os cálculos. Logo, temos a seguinte categorização:

1. Ativo: registro de tudo que a empresa possui e que pode gerar benefícios econômicos futuramente.

  • Ativo circulante: bens e recursos aplicados e que, em pouco tempo, podem tornar-se dinheiro no caixa.
  • Ativo não circulante: são recursos de permanência duradoura.

2. Passivo: refere-se a dívidas e obrigações financeiras da empresa.

  • Passivo circulante: são as despesas ou obrigações que devem ser pagas durante o ano.
  • Exigível a longo prazo: segue a mesma linha do passivo circulante, mas neste caso são obrigações com prazo maior que um ano.

3. Patrimônio Líquido: trata da diferença entre os ativos e os passivos, ou seja, o capital que a empresa possui em caixa.

Por que acompanhar o Balanço Patrimonial

O Balanço Patrimonial deve estar sempre atualizado para que o gestor possa acompanhar o andamento da empresa. Esta ferramenta pode ser sua importante aliada, tanto para medir a evolução do patrimônio quanto para a tomada de decisões.

Planilha para download

Preparamos uma planilha especialmente para facilitar o cálculo do seu Balanço Patrimonial. Conforme você for informando os valores das contas, as somas e diminuições serão realizadas automaticamente.

Para facilitar o entendimento e preenchimento das informações, sugerimos que você leia a aba Apresentação. Além disso, mantenha sua planilha salva sempre um local seguro e de fácil acesso.

 

BAIXAR A PLANILHA GRATUITA

 

Concluindo

O Balanço Patrimonial é um demonstrativo contábil que facilita o acompanhamento do patrimônio e dos resultados da empresa. Por isso, ele pode ser uma importante ferramenta estratégica na sua tomada de decisão.

Agora nos conte, você já faz o controle do seu balanço patrimonial? Compartilhe suas impressões e experiências conosco através dos comentários!

Show Full Content
Anterior Endomarketing: como ele pode ajudar a aumentar suas vendas
Próximo Saiba como melhorar a gestão de vendas do seu negócio

Comentários

Deixe um comentário

Fechar

Próximo conteúdo

Fechar

Conheça a integração do SIGE Cloud com a Plataforma E-commerce Moovin

19 de setembro de 2019
Fechar