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O termo endomarketing tem aparecido cada vez mais em ambientes acadêmicos e empresariais, e tem gerado muitas dúvidas em empreendedores e funcionários. Por isso preparamos este artigo, para que você tire suas dúvidas sobre o que é o endomarketing e como ele pode se tornar um aliado da sua empresa.

O que é endomarketing?

O endomarketing, ou marketing interno, é um novo conceito que vem mudando a gestão de pessoas dentro das empresas. Trata-se de adaptações de elementos e estratégias do marketing tradicional, para que sejam utilizadas internamente dentro da empresa, ou seja, com o público interno. O endomarketing pode ser entendido e utilizado como uma forma de unir o colaborador e a empresa, tornando o funcionário um aliado da sua marca, também preocupado com o sucesso da equipe e da corporação.

Diferenças e semelhanças entre endomarketing e comunicação interna

Para muitas pessoas, endomarketing e comunicação interna são a mesma coisa, pois o público que se busca atingir é o mesmo: o público interno. Porém, estas duas ferramentas tem objetivos e práticas diferentes, mas podem ser utilizadas como complementares entre si. A principal diferença é que a comunicação interna esta envolvida com processos de informação, enquanto o endomarketing busca trabalhar o incentivo e interação entre os colaboradores e a empresa.

O endomarketing possui suas ações desenvolvidas para trabalhar o relacionamento com o funcionário. O objetivo principal é fidelizar este colaborador, como se ele fosse um cliente interno, para que ele trabalhe buscando o melhor para a organização e assim melhorem o atendimento com o cliente externo da empresa. O endomarketing utiliza-se da persuasão e do convencimento, para mostrar ao colaborador como é importante agir da maneira correta.

Já a comunicação interna esta baseada somente na transmissão de informações, ou seja, trata-se de uma ferramenta de comunicação que somente transmite informações da instituição por meio de canais internos e lideranças para seus funcionários. Na comunicação interna o engajamento do funcionário ocorre através do autoconvencimento, pois a equipe consome a informação que foi transmitida e toma atitudes a partir delas.

A semelhança entre estes dois processos esta, além do foco, que sempre será a relação entre a empresa e o colaborador, é a buscar o aumento da lucratividade da empresa. Mesmo que de formas diferentes, ambos buscam obter lucros e expandir o mercado da empresa, mantendo seu foco nas pessoas, que são responsáveis por colocar em práticas as ações desejadas. Por isso, utilizar as duas ferramentas como complementares, ou seja, manter uma boa estratégia de comunicação interna contando com um programa de endomarketing pode tornar seus resultados ainda maiores.

Quais os benefícios do endomarketing para a empresa?

Adotar as estratégias de endomarketing dentro da empresa traz muitos benefícios, para a corporação, para o colaborador e toda a equipe. Estes benefícios podem variar conforme a estrutura de cada empresa, mas em sua maioria, o resultado aparece da seguinte forma:

  • Alinhamento dos objetivos da empresa e do colaborador, aumentando assim a conexão entre pessoa e marca;
  • Consciência da importância de cada um dentro da empresa, desta forma também melhorando a motivação da equipe;
  • Diminuição da rotatividade de funcionários e maior retenção de talentos;
  • Melhoria na comunicação interna, agilizando o fluxo de informações entre a equipe;
  • Aumento de vendas e faturamento da empresa.

Como o endomarketing ajuda a aumentar suas vendas?

Quando seus vendedores estão alinhados com o posicionamento da empresa, o aumento das vendas logo aparece. São eles que farão o atendimento ao cliente externo e são agentes propagadores da sua marca e seus produtos, e com as informações certas eles podem melhorar a imagem da empresa e o engajamento de todos.

O endomarketing utiliza ações estratégicas para revolucionar a forma de pensar de seus colaboradores. Deixa-se claro a importância de prestar um bom atendimento ao cliente, forma-se o colaborador para que ele tenha capacidade de responder a qualquer dúvida, entre outras ações desempenhadas para promover o envolvimento, comprometimento e valorização do colaborador, e que será o porta voz das suas vendas. Em resumo, o endomarketing busca motivar e engajar o funcionário, que são fatores essenciais para aumentar o nível da sua equipe de vendas.

A sua empresa já conta com ações de endomarketing? Elas trazem resultados satisfatórios para a empresa? Divida suas experiências conosco nos comentários!

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29 de março de 2016
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