Conteúdos práticos e úteis para simplificar a gestão empresarial.

Compreender e monitorar o mercado deve ser uma tarefa constante no ambiente empresarial. Por isso, acompanhar e coletar dados sobre os concorrentes através de uma análise da concorrência é essencial para alavancar ainda mais os negócios.

Preparamos este artigo especialmente para lhe ajudar nesta análise da concorrência. Você entenderá a importância desta análise para a empresa, além de baixar uma planilha para a execução da análise.

Importância da análise da concorrência

Uma análise da concorrência permite identificar os pontos fortes e fracos do seu negócio e também dos seus concorrentes. Conhecendo as ações de cada um, será mais simples identificar como posicionar sua empresa e direcioná-la para o sucesso.

Com as mudanças de cenário acontecendo tão rapidamente em nossa economia atual, é importante que este processo seja contínuo. Você sempre deve buscar novas informações e rever as considerações anteriores, para aperfeiçoar ainda mais seu entendimento sobre o mercado.

 

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Como realizar uma análise da concorrência

Cada ramo de atuação é diferente entre si, o que pode modificar a forma como as análises de concorrência são realizadas. Porém, alguns passos básicos sempre devem ser observados, como veremos a seguir.

1º: Identifique seus concorrentes

Toda a empresa tem concorrentes, isso é a fato. Por isso, o primeiro passo é considerar quem realmente pode ser outra escolha para o seu cliente. Pense em todas as empresas que podem oferecer ao seu cliente as mesmas vantagens e produtos que você.

Comece observando seus principais concorrentes, que são as empresas do mesmo segmento que o seu. Depois, identifique concorrentes indiretos, que são as empresas que almejam o mesmo mercado geral que você. Por fim, observe também os potenciais concorrentes, que são as empresas que estão se preparando para entrar no mercado.

2º: Analise pontos fortes e fracos

Sabendo quais são seus concorrentes, determine os pontos fortes e fracos de cada um. Para isso, você pode eleger as categorias mais importantes no seu ramo de atuação e depois classificar seu concorrente em cada categoria.
Além disso, você um comentário claro e detalhado sobre a razão de cada classificação, em cada concorrente. Desta forma, quando for realizar uma nova análise, você já sabe quais pontos lhe preocupam e pode ficar mais atento a eles.

3º: Determine a sua posição

Depois de conhecer os pontos fortes e fracos de seus concorrentes, você deve analisar a sua empresa nas mesmas categorias e posicionar-se diante da concorrência. Com isso você poderá ter uma visão ainda mais ampla e clara sobre onde sua empresa está inserida e como o mercado está funcionando a sua volta.

Assim você saberá em quais áreas precisa melhorar e quais características da sua empresa são um grande atrativo para os clientes. Lembre-se que está análise deve servir para buscar formas de aperfeiçoar o seu negócio, e trabalhar os seus pontos fortes e fracos perante seus concorrentes.

Planilha de análise da concorrência

Para auxiliar na sua análise da concorrência, desenvolvemos uma planilha Excel. Ela está dividida por categorias, para facilitar ainda mais a comparação da sua situação em relação a seus concorrentes. Isso permitirá ter uma maior visão do mercado e seu ramo de atuação.

 

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Concluindo

O cenário em que a empresa está inserida é determinante no resultado que será obtido. Por isso, analisar seus concorrentes é essencial para corrigir falhas e melhorar processos para trarão mais clientes para o seu negócio, além de trabalhar ainda mais seus pontos fortes.

Agora nos conte: sua empresa já fez uma análise da concorrência? Como foi a experiência? Compartilhe conosco através dos comentários!

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