Conteúdos práticos e úteis para simplificar a gestão empresarial.

No início do mês, um ciberataque preocupou o mundo. Este acontecimento deixou em alerta diversos empresários, que mantém seus dados em uma rede local, ao invés de utilizar um negócio SaaS.

Preparamos este artigo para que você entenda como os modelos de negócio SaaS podem ajudar a proteger as informações da sua empresa. Vamos lhe explicar com age o vírus num ataque cibernético e como usar um sistema SaaS pode salvar sua empresa destas situações.

Como funciona um ciberataque

O caso mais recente de ciberataque ocorreu no dia 12/05, onde empresas de 74 países foram prejudicadas. Na ocasião, foram detectados mais de 78 mil ações de hackers, que sequestram dados e pediram resgate em bitcoins, que é um dinheiro digital.

Esse tipo de crime é chamado de ransomware e segundo investigações, o ataque foi uma variação do malware WannaCry. Esse tipo de vírus possui a capacidade de criptografar os arquivos de uma máquina e então pedir resgate para liberar o sistema. Este vírus é espalhado por outras máquinas Windows que estejam na mesma rede, e ao entrar no computador, troca a proteção de tela para informar que arquivos foram bloqueados.

Isso significa que se um computador de uma empresa está ligado aos outros através de uma rede, todos os demais computadores podem ser infectados. Por isso, a preocupação é maior em empresas que trabalham em rede local, guardando seus arquivos nos computadores ou servidor próprio.

Como um negócio SaaS pode ajudar

Para começar, é necessário entender o que significa a sigla SaaS. Esta sigla surgiu da expressão Software as a Service, que são os modelos de negócio sem instalação em nenhum computador. Ou seja, eles são acessados através da nuvem e são utilizados como um serviço.

No caso de um ciberataque, se a empresa utilizasse os negócios SaaS para gerenciar seus dados, não haveria preocupação. Seus colaboradores poderiam gerenciar seu trabalho através de ferramentas na nuvem, e a perda produtiva da empresa seria mínima.

Em outras palavras, se a sua empresa fosse atacada pelo WannaCry e utilizasse um negócio SaaS para gerenciar seus dados, poderia liberar sua equipe para trabalhar de casa, sem prejudicar as informações e o esforço já investidos anteriormente.

Vantagens dos negócios SaaS

Como citamos, um sistema SaaS é aquele que está na nuvem e por isso podem ser acessados de qualquer navegador com acesso a internet. Por isso, ele traz muitas vantagens quando comparado aos sistemas instalados, como:

  • Custo: o sistema SaaS é muito mais barato que os softwares tradicionais, pois dispensa investimentos com licenças e instalação de servidores próprios.
  • Manutenção: utilizando o sistema através do navegador, você não tem necessidade de manutenção e reparos de hardware regulares.
  • Servidores: para utilizar um sistema instalado, você precisa de salas especificas para os servidores e para sua equipe interna de TI. Você terá altos custos com espaço, folha de pagamento e energia elétrica.
  • Atualização: toda a atualização de um sistema SaaS é feita automaticamente, sem custos nem a necessidade de instalar novas versões.
  • Performance: um software na nuvem é muito mais rápido, mesmo que esteja sendo utilizado em vários lugares. Você não vai perder tempo com infraestrutura e VPN.

Sistema em nuvem

O SIGE Cloud é um sistema online baseado na modalidade SaaS. Ele foi criado para garantir maior controle e gestão para sua empresa, e assim auxiliar no seu crescimento.

Nossas ferramentas, como fluxo de caixa, controle de compras e vendas, gestão de estoque, emissão de notas fiscais e muitas outras, são inteligentes e harmoniosas. Elas foram pensadas para garantir um gerenciamento prático e completo sobre todos os seus processos.

Nosso ERP online permite que você mantenha integrados todos os setores da empresa. Assim você terá mais praticidade para gerir seu negócio e maior segurança para tomar decisões.

Concluindo

Utilizar ferramentas em nuvem permite que você garanta maior segurança para seus dados, prevenindo prejuízos de um possível ataque cibernético. Um sistema SaaS permitirá que você mantenha sua empresa funcionando de qualquer ligar, a qualquer momento.

Show Full Content
Anterior Pesquisa de Satisfação para Clientes: modelo em Word
Próximo Cloud Computing, ERP e SaaS: como estes termos estão interligados

Comentários

Deixe um comentário

Fechar

Próximo conteúdo

Fechar

Importância de um Sistema de gestão para empresas

24 de janeiro de 2019
Fechar