Decidir o momento certo para expandir o seu negócio é uma tarefa muito mais delicada do que apresenta ser. É necessário escolher o momento certo para colocar esta ideia em ação.
Pensando nisto, resolvemos compartilhar com você algumas dicas que irão te ajudar nesta difícil decisão.
Qual a hora certa de expandir o seu negócio?
Uma expansão na hora errada pode desmoronar tudo aquilo que estava dando certo até agora. Se antes você dava conta da demanda, agora você tem tantas possibilidades à frente que já não da a atenção necessária para determinadas operações.
Vamos visualizar isto de maneira mais clara?
Imagine que você possui um pequeno restaurante que faz tanto sucesso com sua comida caseira que o pessoal faz fila para conseguir uma mesa. Todos elogiam seus molhos especiais. Então um de seus consumidores lhe sugere que venda os molhos engarrafados de forma online.
Você observa uma oportunidade de expansão, pois poderia continuar trabalhando normalmente com seu pequeno restaurante e ainda ganhar uma renda extra com a venda dos molhos.
Parece uma escolha simples e você embarca de cabeça neste novo negócio. Porém, logo percebe que este é um mercado superlotado e não consegue se destacar de seus concorrentes.
Além disto, perdeu tanto tempo tentando aprender sobre o novo tipo de negócio, que acabou deixando de lado o seu negócio principal que era o pequeno restaurante com uma comida caseira deliciosa.
Seus clientes já não fazem filas e você se encontra endividado por conta do novo investimento. Com o tempo, se tornará inevitável o fechamento das suas portas.
Se você é um empresário, com certeza deseja evitar este triste fim à todo custo, não é mesmo? Calma que temos algumas dicas que irão te ajudar a contornar este tipo de situação! 💕
Não dê um passo maior que a perna
Quando colocamos uma ideia em nossa cabeça, muitas vezes não pensamos à respeito e colocamos logo em prática com medo que o concorrente à execute primeiro. Porém, no mundo dos negócios nem sempre trata-se apenas de quem sai na frente.
É importante ter ideias originais sim. Porém, de nada adianta uma ideia de ouro mal executada. Sendo assim, antes de sair implementando a sua ideia, certifique-se que é realmente uma ideia sensacional e identifique suas possíveis falhas.
Analise as respostas para as seguintes questões:
- Se a sua ideia de expansão não der certo como a sua empresa irá se recuperar?
- Que efeito este novo projeto irá influenciar o seu fluxo de caixa?
- Quanto esta expansão irá lhe custar? Você tem este dinheiro disponível?
- Você está subestimando a concorrência?
Realize um bom planejamento
Verifique todos os prontos importantes do seu atual negócio para garantir que as operações continuem fluindo mesmo com os novos projetos. Além disto, é necessário verificar qual o seu maior diferencial no momento.
A qualidade do seu atendimento é importante para que ele continue fazendo sucesso? Se sim, será necessário verificar os impactos que estes novos projetos terão em seu atendimento. Seus funcionários poderão continuar dedicando um tempo especial para cada cliente atendido?
Expandir o seu negócio é um processo complexo. A pressa neste caso, pode não ser sua melhor aliada. Se planeje e esteja preparado para possíveis fracassos.
Faça o que você sabe
Se o projeto que você tem em mente trata-se de algo totalmente novo e desconhecido, pare por um momento e analise as seguintes questões:
As vezes focar em fazer aquilo que você já sabe fazer é muito mais vantajoso que passar por todo o processo de aprendizagem que um novo negócio requer.
Expandir o seu negócio é uma escolha. Então, se após considerar os pontos destacados neste artigo você decidir que ainda não está pronto para uma expansão, é melhor deixar esta ideia de lado por um tempo e avaliá-la em um momento mais favorável.
Lembre-se que de nada adianta uma ideia boa com uma execução falha. 😉
Realize um bom gerenciamento do seu negócio
Um sistema de gestão, ermitindo centralizar todas as informações da sua empresa em um só lugar. Desde os dados dos serviços prestados, informações financeiras, até o seu cadastro e controle de clientes.
Portanto, para otimizar o tempo e alavancar suas vendas, utilize um bom sistema de gestão. Assim fica muito mais fácil identificar gargalos e organizar suas operações para uma possível expansão.
Mas não se preocupe. Um sistema de gestão não precisa ser mais uma despesa em seu fluxo de caixa! O SIGE Lite é um sistema de gestão que permite ter controle de todas as vendas e informações financeiras com poucos cliques e o melhor de tudo: Ele é totalmente gratuito! Isso mesmo, GRATUITO. 🤑
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